Contextualização
Olá aventureiros do tempo! Vocês já pararam para pensar no que é o tempo? Ele é algo que podemos ver, tocar, ouvir ou cheirar? Não, não é mesmo? O tempo é algo que sentimos passar, mas que não conseguimos segurá-lo em nossas mãos. Ele é tão importante que usamos para marcar o início e o fim de nossas atividades diárias, para programar nossas tarefas e até mesmo para nos programar para o futuro.
Nossa viagem pelo tempo vai nos ajudar a entender melhor como vivemos e por que o tempo é tão importante. Vocês sabiam que o tempo é dividido em passado, presente e futuro? O passado é tudo que já aconteceu, o presente é o que está acontecendo agora e o futuro é o que ainda vai acontecer. Nossa vida é uma grande história que estamos escrevendo com o tempo. Cada dia, cada hora, cada minuto e cada segundo são como palavras e frases que escrevemos nessa história.
Introdução
Neste projeto, vamos explorar a maneira como vivenciamos o tempo em nosso dia a dia e como ele afeta nossas vidas. Vamos descobrir como o tempo influencia o lugar onde moramos, o clima, as estações do ano, nossas atividades diárias e até mesmo nossos sentimentos. E para isso, vamos usar uma ferramenta muito importante: O nosso calendário.
O calendário é uma forma de organizar o tempo. Ele divide o ano em meses, semanas e dias. Cada dia no calendário é marcado pelo nascer e o pôr do sol. Vocês já notaram como a duração do dia e da noite muda durante o ano? Essa mudança é causada pelo movimento da Terra ao redor do Sol e é o que chamamos de estações do ano.
Além das estações do ano, o calendário também nos ajuda a organizar nossas atividades diárias. Nele, marcamos datas especiais, como aniversários, feriados e datas comemorativas. E cada uma dessas datas tem um significado especial para nós, não é mesmo?
Então, preparem-se para uma incrível viagem através do tempo e do espaço. Vamos juntos explorar como o tempo e a vivência estão relacionados e como eles influenciam nossas vidas e o mundo ao nosso redor. Vamos nessa?
Atividade Prática: "Meu Calendário Pessoal"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é explorar o conceito de tempo e vivência através da criação de um calendário personalizado. Os alunos irão aprender sobre as diferentes divisões de tempo (dia, semana, mês) e como eles se relacionam com suas próprias experiências e rotinas diárias. Além disso, irão desenvolver habilidades de gerenciamento de tempo, planejamento e trabalho em equipe.
Descrição do Projeto
Cada grupo de alunos irá criar um "Calendário Pessoal" que reflita a rotina diária e as experiências de seu grupo. O calendário deve incluir os dias da semana, os meses do ano e datas especiais (como aniversários, feriados, eventos escolares etc.). Os alunos também devem incluir desenhos, fotos ou palavras que representem as atividades que realizam em diferentes momentos do dia.
Materiais Necessários
- Folhas de papel A3 ou cartolina
- Canetas coloridas, lápis de cor, giz de cera
- Revistas velhas
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Régua
Passo a Passo
-
Introdução: Inicie a atividade explicando o conceito de tempo, como ele é medido e como usamos o calendário para organizar nossas vidas. Mostre aos alunos um calendário e discuta as diferentes partes (dias da semana, meses do ano, datas especiais).
-
Formação dos Grupos: Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo será responsável por criar seu próprio "Calendário Pessoal".
-
Planejamento: Os alunos devem discutir e planejar juntos as atividades que realizam durante a semana e durante o mês. Eles devem pensar em coisas como: a que horas acordam, vão para a escola, têm aula de música, brincam, fazem lição de casa, têm atividades extracurriculares, entre outros.
-
Criação do Calendário: Usando o papel A3 ou a cartolina, os alunos devem desenhar ou colar imagens que representem as atividades de sua rotina diária e mensal. Eles devem organizar as imagens em ordem cronológica, começando com os dias da semana e seguindo com os meses do ano.
-
Apresentação: Cada grupo deve apresentar seu "Calendário Pessoal" para a turma. Eles devem explicar as atividades que escolheram representar e por que essas atividades são importantes para eles.
Formato de Entrega
O "Calendário Pessoal" deve ser entregue na forma física (papel A3 ou cartolina). Além disso, cada grupo deve preparar uma apresentação oral (de 3 a 5 minutos) para compartilhar com a turma as descobertas e aprendizados que tiveram durante a criação do calendário.
Lembrem-se, a viagem pelo tempo e pela vivência começa agora! Divirtam-se e aprendam muito!