Entrar

Projeto: Meu Lugar no Mundo: Um Mapa dos Lugares

Geografia

Original Teachy

'EF01GE01'

Lugar no Mundo do Sujeito

Contextualização

Olá, pequenos exploradores! Vamos embarcar juntos numa grande aventura pelo universo da Geografia? Nossa viagem será para um lugar muito especial, um lugar que todos nós conhecemos muito bem: o nosso mundo! Mas vocês já pararam para pensar o que esse "mundo" realmente significa?

O mundo não é apenas a terra em que vivemos e pisamos. Ele é, na verdade, uma coleção de muitos lugares diferentes, cada um com suas próprias características, culturas e belezas. E o mais incrível é que cada um de nós tem um lugar especial nesse grande mosaico chamado mundo. Sabe por quê? Porque cada um de nós é um "Sujeito no Mundo"!

Introdução

Agora, vocês devem estar se perguntando: "O que é esse tal de sujeito no mundo e como eu me encaixo nisso?". Bem, isso se refere à nossa capacidade de perceber e interagir com o mundo ao nosso redor. Cada um de nós, com nossas experiências, sentimentos, pensamentos e ações, molda o mundo de uma maneira única e especial. E é isso que nos torna "sujetos" - indivíduos ativos que participam da construção do lugar em que vivemos.

E como nós, pequenos exploradores, podemos entender melhor o nosso lugar no mundo? Uma maneira é olhar para os diferentes lugares que existem e como cada um deles é diferente e, ao mesmo tempo, semelhante ao nosso. Para isso, a Geografia utiliza um conceito muito importante: o de "Lugar". Lugar é uma porção do espaço que tem significado para nós, seres humanos. É onde vivemos, onde brincamos, onde aprendemos, onde construímos nossas memórias.

A Importância do Projeto

Agora, vocês devem estar se perguntando: "O que esse assunto tem a ver com a minha vida?". Bem, a Geografia é uma disciplina que nos ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos, a valorizá-lo e a cuidar dele. Além disso, ela nos ajuda a entender a nós mesmos e o nosso lugar nesse mundo.

Compreender a noção de "lugar no mundo do sujeito" nos ajuda a desenvolver habilidades importantes, como a empatia (colocar-se no lugar do outro), a tolerância (aceitar as diferenças) e o respeito (valorizar o que é diferente). E é exatamente isso que iremos explorar neste projeto: juntos, vamos aprender a valorizar e respeitar os diferentes lugares do mundo e as pessoas que vivem neles. Preparados para a nossa grande aventura? Vamos lá!

Atividade Prática: "Meu Lugar no Mundo"

Objetivo do Projeto

Nesta atividade, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um "Mapa dos Lugares", explorando o conceito de Lugar, e ao mesmo tempo, refletir sobre o seu lugar no mundo. O objetivo é promover a compreensão das diferenças geográficas e culturais entre os lugares, e desenvolver habilidades socioemocionais como a empatia, a colaboração e a comunicação.

Descrição do Projeto

Cada grupo irá criar um "Mapa dos Lugares", representando diferentes lugares do mundo. Para isso, os alunos devem pesquisar sobre o clima, a fauna, a flora, a cultura e os pontos turísticos de cada lugar escolhido. Além disso, os alunos deverão representar o seu lugar no mundo, descrevendo suas próprias características e o que eles consideram importante em seu espaço.

Materiais Necessários

  • Papel grande para a criação do mapa
  • Lápis de cor, canetinhas e giz de cera
  • Revistas e jornais para recortes
  • Cola
  • Tesoura sem ponta
  • Livros ou acesso à internet para pesquisa

Passo a Passo

  1. Formação dos Grupos: Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Escolha dos Lugares: Cada grupo deve escolher 3 lugares diferentes no mundo. Pode ser um país, uma cidade ou até mesmo um bairro.

  3. Pesquisa: Os alunos devem pesquisar sobre os lugares escolhidos. Eles podem utilizar livros, a internet ou pedir ajuda dos pais. Devem buscar informações sobre o clima, a fauna, a flora, a cultura e os pontos turísticos de cada lugar.

  4. Criação do Mapa dos Lugares: Com as informações coletadas, os alunos devem criar o "Mapa dos Lugares". Cada lugar deve ser representado com desenhos, recortes, cores, etc. Os alunos também devem escrever uma pequena descrição de cada lugar no mapa.

  5. Reflexão sobre "Meu Lugar no Mundo": No canto do mapa, cada aluno deve desenhar e escrever sobre o seu "Lugar no Mundo". Eles devem pensar sobre as características do lugar onde vivem, o que eles gostam nesse lugar, o que acham importante e o que eles desejariam mudar.

  6. Apresentação: Ao final do projeto, cada grupo deverá apresentar o "Mapa dos Lugares" para a turma, explicando o que aprenderam sobre cada lugar e sobre o seu "Lugar no Mundo".

Formato de Entrega

O "Mapa dos Lugares" deverá ser entregue ao professor ao final do projeto. Os alunos também deverão fazer uma apresentação para a turma, compartilhando o que aprenderam durante a pesquisa e a experiência de criação do mapa.

Lembrem-se, a viagem é longa, mas juntos chegamos mais longe!

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies