Contextualização
A matemática é uma ciência abstrata que, entretanto, encontra aplicações reais em nosso dia a dia. Cada forma que vemos ao nosso redor, seja em objetos naturais ou construções humanas, pode ser compreendida através de formas geométricas básicas.
As formas básicas incluem figuras planas como o quadrado, o retângulo, o círculo, o triângulo, etc., e também figuras espaciais como o cubo, o cilindro, a esfera, o cone e muitas outras. Elas são o fundamento sobre o qual construímos nossa compreensão do espaço e a forma como os objetos se encaixam nele.
A habilidade de compreender e reconhecer essas formas nos permite descrever o mundo de uma maneira mais estruturada. Essas habilidades também auxiliam em áreas como habilidades motoras, leitura e até habilidades de pensamento mais avançadas.
O conhecimento de formas básicas não é útil apenas em matemática, mas também em disciplinas como arte, onde o uso de formas geométricas pode ajudar a criar desenhos e pinturas mais complexos. Em ciências, figuras planas e espaciais são usadas para explicar conceitos como a estrutura dos cristais ou as órbitas dos planetas.
Como tal, o entendimento das formas básicas é crucial para a formação de uma base sólida em matemática e outras disciplinas, que permitam ao aluno avançar para conceitos mais complexos no futuro.
Aqui estão algumas fontes confiáveis que podem auxiliar na exploração desse tema:
- Livro: "Descobrindo a Geometria" de David Brannan, Matthew Esplen, Jeremy Gray
- Livro: "Matemática Divertida e Delirante" de Yakov Perelman
- Vídeo: TED-Ed - A arte da Geometria
- Website: Só Matemática - Geometria Espacial e Plana
Atividade Prática
Título da Atividade: Cidade das Formas Básicas
Objetivo do Projeto:
Este projeto consiste na construção de uma cidade, utilizando as formas básicas como base para as construções. O objetivo é reforçar a compreensão e o reconhecimento de formas geométricas básicas, incentivar o uso criativo dessas formas na resolução de problemas e fomentar a colaboração efetiva em ambientes de equipe.
Com este projeto, pretende-se que os alunos introduzam os principais conceitos de geometria plana e espacial, reconheçam e distingam as principais formas geométricas, utilizem essas formas de maneira criativa e colaborativa para criar uma cidade, aplicando estes conceitos tanto em matemática quanto em disciplinas como artes e ciências.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por construir um setor da cidade. Por exemplo, um grupo pode ser encarregado de construir a parte residencial, outro grupo a parte comercial/industrial e outro o setor de recreação (parques, praças, etc.). O tempo estimado para a realização do projeto é de mais de 12 horas por aluno e deverá ser realizado ao longo de várias semanas.
Durante a realização do projeto, os alunos devem pesquisar e estudar sobre formas geométricas planas e espaciais, identificando-as na arquitetura e no design de construções reais existentes em sua cidade ou nas que eles observam em vídeos e imagens na internet.
Materiais Necessários:
- Papelão, papel colorido, cola, tesoura
- Lápis de cor, canetinhas e/ou tintas
- Régua, compasso e esquadro
- Livros e recursos online sobre formas básicas e arquitetura.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
-
Planejamento: Cada grupo, com a ajuda do professor, decide qual setor da cidade será responsável pela construção. Eles deverão fazer um brainstorming para decidir quais tipos de edifícios estão presentes em seu setor e fazer um esboço geral dos designs de seus prédios usando as formas básicas estudadas.
-
Pesquisa: Os alunos irão pesquisar e estudar as formas geométricas planas e espaciais, identificando-as na arquitetura e no design de edifícios reais.
-
Desenho: Os alunos desenham seus prédios em um papel grande, representando as formas que planejam usar. Eles devem ser o mais detalhados possível.
-
Construção: Usando os materiais fornecidos, os alunos constroem seus prédios em 3D. Eles podem usar papelão para as bases e estruturas, e papel colorido para decorar.
-
Montagem da Cidade: Depois que todos os prédios estiverem prontos, o professor e os alunos montam a cidade, conectando todos os setores. Eles podem usar papelão para construir estradas e espaços públicos.
-
Relatório: Cada grupo então escreve um relatório detalhando suas escolhas de design, as formas usadas, as dificuldades encontradas, e como essas foram superadas. Eles devem também refletir sobre o que aprenderam com o projeto, e como as habilidades de colaboração afetaram o processo e o resultado.
Entregas do Projeto:
Ao final do projeto, os alunos devem entregar:
-
A cidade construída, com todos os prédios e estruturas construídas.
-
O desenho original planejado por eles.
-
Um relatório escrito:
- Introdução: Contextualização do projeto, a importância do estudo de formas básicas e o objetivo da atividade.
- Desenvolvimento: Descrição detalhada das atividades realizadas, justificativa das escolhas das formas para construções, desafios encontrados e como foram superados, e uma discussão sobre o uso das formas espaciais e planas na construção da cidade.
- Conclusão: Reflexões sobre o que foi aprendido durante o projeto, como as formas geométricas foram aplicadas e como as habilidades de colaboração contribuíram para a realização do projeto.
- Bibliografia: Referências de livros, páginas da web e vídeos utilizados para a pesquisa e realização do projeto.
Os alunos precisam trabalhar em seus relatórios em paralelo à construção da cidade. O relatório e a cidade são partes integrantes do projeto e se complementam.