Entrar

Projeto: A Loja do Dinheiro: Descobrindo a Equivalência de Valores das Moedas e Cédulas

Matemática

Original Teachy

'EF02MA20'

Equivalência de Valores: Moedas e Cédulas

Contextualização

Nesse projeto, embarcaremos em uma emocionante jornada de aprendizado matemático e descoberta sobre as moedas e cédulas que usamos no nosso dia a dia para comprar e vender coisas. Vamos nos tornar verdadeiros detetives do dinheiro, aprendendo a equilibrar os valores das diferentes moedas e cédulas, a fazer trocas inteligentes e a planejar nossas compras.

Antes de começar, vamos relembrar: vocês sabem que cada país tem a sua própria moeda, certo? No Brasil, usamos o Real (R$). E o Real é dividido em moedas (centavos) e em cédulas (reais). As moedas são: 1 centavo, 5 centavos, 10 centavos, 25 centavos, 50 centavos e 1 real. Já as cédulas são: 2 reais, 5 reais, 10 reais, 20 reais, 50 reais e 100 reais.

Introdução

Agora, vamos entender um conceito matemático chamado "Equivalência de Valores". Quando dizemos que duas coisas são equivalentes, significa que elas têm o mesmo valor. E é assim com as moedas e cédulas também. Por exemplo, uma cédula de 2 reais tem o mesmo valor que duas moedas de 1 real.

Além disso, a ideia de "equivalência" também se aplica quando pensamos em trocas. Quando vamos ao mercado, muitas vezes precisamos trocar uma cédula de valor maior por moedas, para pagar um valor exato. E para fazer essa troca, precisamos entender as equivalências de valor entre as moedas e cédulas.

Mas por que é importante conhecer as equivalências de valor das moedas e cédulas? Porque isso nos ajuda a tomar decisões inteligentes quando vamos fazer compras. Por exemplo, se queremos comprar um brinquedo que custa 3 reais, podemos pagar com uma cédula de 5 reais e receber 2 reais de troco. Ou podemos pagar com uma moeda de 1 real, uma moeda de 50 centavos e duas moedas de 25 centavos.

Entender as equivalências de valor das moedas e cédulas nos ajuda a ser mais eficientes com o nosso dinheiro e a desenvolver habilidades matemáticas muito importantes, como a adição, a subtração e a multiplicação, que vamos usar muito nesse projeto. Vamos embarcar nessa aventura juntos?

Atividade Prática

Título da atividade: A Loja do Dinheiro

Objetivo do Projeto

O objetivo do nosso projeto é criar uma lojinha de brinquedos dentro da sala de aula, onde vocês, divididos em grupos, irão simular a compra e venda de brinquedos utilizando as moedas e cédulas do Real, desenvolvendo habilidades de equivalência de valor, contagem, adição e subtração de maneira prática e divertida.

Descrição Detalhada

Cada grupo será responsável por gerenciar sua própria lojinha. Vocês irão criar um catálogo de brinquedos com preços variados e, durante a semana, irão atender a "clientes" (outros grupos) que irão comprar os brinquedos usando as moedas e cédulas.

Além de praticar a equivalência de valor entre as moedas e cédulas, os alunos irão desenvolver habilidades sociais, como comunicação, negociação e trabalho em equipe, já que a "venda" e a "compra" dos brinquedos serão feitas através de interações entre os grupos.

Materiais Necessários

  • Papel e caneta para cada grupo (para criar o catálogo de brinquedos e anotar as compras e vendas)
  • Moedas e cédulas do Real (para fazer as transações)
  • Brinquedos (podem ser brinquedos de plástico, de madeira, bonecos, bolas, etc.)

Passo a Passo

  1. Formação dos grupos: Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo será uma lojinha.

  2. Criação do catálogo: Cada grupo deve criar um catálogo de brinquedos com pelo menos 5 opções, atribuindo um preço em reais para cada um. Por exemplo, o grupo pode ter um carrinho de R$ 2, um ursinho de R$ 5, uma bola de R$ 1, etc.

  3. Distribuição do dinheiro: Cada grupo receberá uma quantia de dinheiro em moedas e cédulas do Real. O professor pode decidir a quantia de acordo com a disponibilidade de materiais.

  4. Abertura da lojinha: Cada grupo irá montar sua lojinha na sala de aula, expondo os brinquedos e preços.

  5. Simulação de compras: Os grupos agora irão interagir como compradores e vendedores. Cada grupo terá a chance de visitar as lojinhas dos outros grupos para fazer compras, sempre pensando em como fazer as trocas de maneira eficiente.

  6. Registro das transações: Cada grupo deve anotar todas as compras e vendas feitas no seu catálogo. Isso irá ajudar a praticar a escrita dos números e a adição e subtração.

  7. Fechamento da lojinha: No final da semana, a lojinha de cada grupo será fechada. Os alunos devem contar o dinheiro que sobrou e anotar no catálogo. Essa é uma ótima oportunidade para praticar a subtração.

  8. Apresentação dos resultados: Cada grupo irá apresentar para a classe como foi a experiência de gerenciar a lojinha, quais estratégias usaram para vender e comprar, e o que aprenderam sobre as equivalências de valor do dinheiro.

Lembre-se, o mais importante é se divertir e aprender juntos. Boa sorte, detetives do dinheiro!

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies