Entrar

Projeto: Dobro, Metade, Triplo e Terça Parte | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

'EF02MA08'

Dobro, Metade, Triplo e Terça Parte

Objetivos

- Compreender o significado de dobro, metade, triplo e terça parte.

- Aplicar os conceitos de dobro, metade, triplo e terça parte em cálculos com diferentes números.

- Desenvolver o raciocínio lógico ao identificar padrões matemáticos.

- Colaborar em equipe para criar projetos digitais e interativos.

- Utilizar ferramentas digitais para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível.

Você Sabia?

1.Você sabia? A NASA costuma fazer cálculos de combustível para foguetes, utilizando conceitos matemáticos como triplo e terça parte! Sem isso, astronautas ficariam... pelo caminho! 

2.  No mundo culinário, se você dobra a quantidade de chocolate numa receita de bolo, ganha um delicioso bolo triple-chocolatudo! 

3.Michael Jordan, o  do basquete! Você sabia que ele treinava mais de 10 horas por dia? Sem isso, não teríamos reis das cestas!

Contextualizando

Vocês estão prestes a embarcar em uma jornada matemática super divertida!  E para começar, quero que vocês pensem em como usamos esses conceitos todos os dias, sem notar! Já pararam para pensar como o conceito de dobro pode te ajudar a dobrar os pontos em algum jogo e vencer seus amigos? Ou como calcular a metade do troco pode te salvar nas compras e evitar aquele troco cheio de moedas? ✌️

Vamos para um exemplo prático: imaginem que você tem 3 balas e precisa repartir igualmente com seus dois amigos. O que você faz? Divide! E, sem querer, você já está aplicando o conceito de terça parte. Vejam como a matemática está presente em nossas vidas de forma divertidamente camuflada! 

Agora, pensem em como essas operações matemáticas são essenciais em profissões como engenharia, finanças e até nas artes! Afinal, para criar um grande espetáculo de música ou cinema, é preciso triplicar as ideias até o espetáculo sair redondinho.  Vamos embarcar juntos nessa viagem, explorando a matemática em todas as suas formas e tornando nosso aprendizado uma experiência interativa, cheia de descobertas e diversão! 易

Atividade 1: Máquina de Dobro, Metade, Triplo e Terça Parte ✖️➗

Descrição

Prepare-se para construir uma Máquina do Tempo (ok, pode ser só um projetinho com papelão e lego ️) que te levará ao passado, presente e futuro desses cálculos mágicos! 勞 Nesta jornada, vamos transformar nossa sala de aula em um laboratório matemático onde vocês descobrirão os segredos do dobro, metade, triplo e terça parte. Para isso, cada grupo será responsável por uma parte da máquina, desde a construção física com elementos de Lego até a programação e narração das etapas da viagem com vídeos interativos! 

Materiais Necessários

- Material didático de Lego e/ou materiais recicláveis (como caixas de papelão, garrafas de plástico, rolhas, etc.)

- Papéis coloridos e canetinhas

- Tesoura e cola

- Câmeras de celulares para gravação

- Computador com acesso à internet

- Aplicativos de edição de vídeo e som (recomendado: VivaVideo ou Filmora)

- Fichas de anotação e lápis

Passo a Passo

  • Dividam-se em equipes responsáveis: Dividam o trabalho entre os grupos responsáveis pela parte física da máquina (Legos e recicláveis), roteiro e narração do vídeo. Cada grupo terá um papel essencial no projeto.
  • Construa a máquina de Lego: Utilize os materiais didáticos de Lego e/ou recicláveis para montar a estrutura física da máquina do tempo, que deve ser divertida e criativa! 
  • Desenvolva o roteiro da viagem: Preparem um roteiro detalhado da viagem no tempo, incluindo as etapas do dobro, metade, triplo e terça parte. Pensem em como explicar cada etapa de forma clara e interessante.
  • Coletar exemplos práticos: Pesquisem e coletem exemplos práticos de como aplicar dobro, metade, triplo e terça parte no dia a dia. Isso inclui situações na culinária, esportes, e até no videogame!
  • Gravação dos vídeos: Utilize celulares ou câmeras para gravar as cenas e narrações conforme o roteiro. Adicionem efeitos visuais e sons para tornar o vídeo interativo e cativante. ️️
  • Edição e Montagem: Utilizem aplicativos de edição de vídeo para combinar todas as cenas gravadas, adicionar animações, efeitos sonoros e músicas. ️✨
  • Compartilhamento e Feedback: Uma vez finalizado, compartilhem o vídeo com a turma para que todos possam assistir, aprender e dar feedback uns aos outros. 
  • Reflexão e Discussão: Reúnam-se para discutir o processo da criação do projeto, os desafios enfrentados e as lições aprendidas sobre dobro, metade, triplo e terça parte. 樂

O Que Você Deve Entregar?

Ao final desta atividade, vocês devem criar um vídeo interativo que conte a história da máquina do tempo do dobro, metade, triplo e terça parte. O vídeo deve ser criativo, dinâmico e explicar de forma clara e divertida como funciona cada um desses cálculos, utilizando os diálogos, animações e exemplos práticos que coletaram. 

Atividade 2: Videogame dos Cálculos Mágicos 易

Descrição

Prepare-se para se transformar em desenvolvedores de videogame!  Nesta atividade, vocês vão utilizar uma ferramenta super prática e divertida para criar um jogo digital interativo onde o objetivo é resolver desafios de dobro, metade, triplo e terça parte. Cada fase do jogo será um novo desafio matemático, e vocês poderão coletar pontos ao acertar as respostas de forma rápida e precisa, tornando o aprendizado uma experiência gamificada e super divertida! 

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Software de criação de jogos educacionais (recomendado: Scratch da MIT ou Code.org)

- Papéis, canetas e fichas de anotação

- Projetor ou TV para apresentação dos jogos

- Instrumentos de desenho (opcional, para rascunhos de designs de jogos)

- Microfone e fone de ouvido (caso queiram adicionar narrações ao jogo)

Passo a Passo

  1. Forme Equipes de Trabalho: Dividam-se em equipes responsáveis pela criação do jogo (desenvolvedores, design, roteiristas, etc.).
  2. Planejamento do Jogo: Rascunhem o design do jogo, definindo o estilo (plataforma, quiz, aventura), as fases e os desafios matemáticos para cada uma delas.
  3. Desenvolvimento das Etapas: Com a ferramenta escolhida (Scratch da MIT ou Code.org), comecem a programar as diferentes fases do jogo. Lembrem-se de incluir desafios de dobro, metade, triplo e terça parte!
  4. Criação das Perguntas e Respostas: Elaborem perguntas matemáticas variadas e as respostas possíveis para cada uma. Podem ser textuais, gráficos, escolha múltipla, etc. 
  5. Adição de Elementos Multimídia: Acrescentem imagens, sons e animações para tornar o jogo mais visualmente atrativo e dinâmico. 
  6. Gravação de Narrações (Opcional): Se escolherem, gravem áudios com narrações que expliquem os desafios e orientações do jogo.
  7. Testes e Feedback: Testem o jogo várias vezes, identifiquem possíveis falhas ou melhorias e façam os ajustes necessários. ️
  8. Apresentação e Compartilhamento: Cada grupo deve apresentar o jogo para a turma após finalizar, explicando seu funcionamento e os conceitos matemáticos abordados. 欄

O Que Você Deve Entregar?

Ao final desta atividade, cada grupo deve ter desenvolvido um jogo educacional interativo que aborde os conceitos de dobro, metade, triplo e terça parte através de desafios e questões matemáticas. O jogo deve ser criativo, dinâmico e capaz de engajar outros alunos. Além disso, será importante que cada grupo apresente e explique o funcionamento do seu jogo, abordando as decisões tomadas no design e como os conceitos matemáticos são aplicados de forma prática. 

Atividade 3: Experimento Matemático Show de Ciência ‍‍

Descrição

Chegou a hora de se transformar em verdadeiros cientistas e realizar um Show de Ciência Matemática no estilo Mythbusters!  Nesta atividade, vamos explorar os conceitos de dobro, metade, triplo e terça parte através de experimentos práticos que podem ser realizados com materiais simples que todos têm em casa. Funciona mais ou menos assim: cada um de vocês será responsável por um experimento que deve ser filmado e montado em um vídeo show repleto de efeitos visuais e sonoros!  Cada vídeo será uma apresentação única com uma explicação científica (mas bem divertida) dos conceitos matemáticos envolvidos. 

Materiais Necessários

- Material didático simples: plasticina, massa de modelar, mãos na massa!

- Recipientes de medidas variadas: copos, panelas, colheres

- Celulares ou tablets com câmera para gravação

- Fitas métricas ou régua para medir as quantidades

- Papéis e canetas para anotações

- Computador ou tablet com acesso à internet para edição dos vídeos

- Aplicativos gratuitos de edição de vídeo (recomendado: iMovie, Kinemaster ou CapCut)

Passo a Passo

  1. Planejamento do Experimento: Em reunião virtual, cada grupo deve escolher qual experimento quer realizar e planejar o passo a passo das atividades. 
  2. Divisão de Tarefas: Dividam-se responsabilidades: quem fará a apresentação, quem gravará, quem fará os cálculos, etc. Todo mundo vai ter sua importância! 
  3. Realização do Experimento: Mão na massa! Sigam o planejamento e realizem os experimentos, sempre anotando detalhes importantes e tomando muitas fotos e vídeos. 
  4. Cálculos Matemáticos: Na hora do experimento, realizem os cálculos de dobro, metade, triplo e terça parte conforme as etapas planejadas. 燐
  5. Gravação do Vídeo: Peguem seus celulares ou tablets e comecem a gravar.  Primeiro, façam uma breve introdução, apresentando o experimento e o conceito matemático abordado.
  6. Edição do Vídeo: Utilizem aplicativos de edição de vídeo para adicionar narrações, gráficos, animações e efeitos sonoros que tornem a explicação mais clara e divertida. 
  7. Finalização e Revisão: Assistam ao vídeo várias vezes para corrigir possíveis erros e garantir que todas as informações estejam claras e visíveis. 
  8. Compartilhamento e Discussão: Carreguem o vídeo no canal compartilhado da turma e apresentem para todos em uma aula online, estimulando perguntas e discussões sobre os experimentos e os cálculos realizados. 欄

O Que Você Deve Entregar?

O entregável desta atividade é um vídeo Show de Ciências de aproximadamente 5 a 7 minutos. O vídeo deverá incluir: Apresentação clara dos experimentos realizados: Mostrar todos os passos e os cálculos matemáticos envolvidos. Criatividade e elementos visuais: Utilizar gráficos, efeitos e animações para tornar seu vídeo super atraente e educativo. Explicação detalhada e divertida dos conceitos: Descrever de forma clara e criativa o que está acontecendo nos experimentos e como eles se relacionam com os conceitos de dobro, metade, triplo e terça parte. Além disso, o grupo deve documentar todo o processo de realização dos experimentos em um diário de bordo digital compartilhado com a turma e o professor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies