Objetivos
- Compreender o significado de dobro, metade, triplo e terça parte.
- Aplicar os conceitos de dobro, metade, triplo e terça parte em cálculos com diferentes números.
- Desenvolver o raciocínio lógico ao identificar padrões matemáticos.
- Colaborar em equipe para criar projetos digitais e interativos.
- Utilizar ferramentas digitais para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível.
Você Sabia?
1. 勞 Você sabia? A NASA costuma fazer cálculos de combustível para foguetes, utilizando conceitos matemáticos como triplo e terça parte! Sem isso, astronautas ficariam... pelo caminho!
2. No mundo culinário, se você dobra a quantidade de chocolate numa receita de bolo, ganha um delicioso bolo triple-chocolatudo!
3. Michael Jordan, o do basquete! Você sabia que ele treinava mais de 10 horas por dia? Sem isso, não teríamos reis das cestas!
Contextualizando
Vocês estão prestes a embarcar em uma jornada matemática super divertida! E para começar, quero que vocês pensem em como usamos esses conceitos todos os dias, sem notar! Já pararam para pensar como o conceito de dobro pode te ajudar a dobrar os pontos em algum jogo e vencer seus amigos? Ou como calcular a metade do troco pode te salvar nas compras e evitar aquele troco cheio de moedas? ✌️
Vamos para um exemplo prático: imaginem que você tem 3 balas e precisa repartir igualmente com seus dois amigos. O que você faz? Divide! E, sem querer, você já está aplicando o conceito de terça parte. Vejam como a matemática está presente em nossas vidas de forma divertidamente camuflada!
Agora, pensem em como essas operações matemáticas são essenciais em profissões como engenharia, finanças e até nas artes! Afinal, para criar um grande espetáculo de música ou cinema, é preciso triplicar as ideias até o espetáculo sair redondinho. Vamos embarcar juntos nessa viagem, explorando a matemática em todas as suas formas e tornando nosso aprendizado uma experiência interativa, cheia de descobertas e diversão! 易
Atividade 1: Máquina de Dobro, Metade, Triplo e Terça Parte ✖️➗
Descrição
Prepare-se para construir uma Máquina do Tempo (ok, pode ser só um projetinho com papelão e lego ️) que te levará ao passado, presente e futuro desses cálculos mágicos! 勞 Nesta jornada, vamos transformar nossa sala de aula em um laboratório matemático onde vocês descobrirão os segredos do dobro, metade, triplo e terça parte. Para isso, cada grupo será responsável por uma parte da máquina, desde a construção física com elementos de Lego até a programação e narração das etapas da viagem com vídeos interativos!
Materiais Necessários
- Material didático de Lego e/ou materiais recicláveis (como caixas de papelão, garrafas de plástico, rolhas, etc.)
- Papéis coloridos e canetinhas
- Tesoura e cola
- Câmeras de celulares para gravação
- Computador com acesso à internet
- Aplicativos de edição de vídeo e som (recomendado: VivaVideo ou Filmora)
- Fichas de anotação e lápis
Passo a Passo
- Dividam-se em equipes responsáveis: Dividam o trabalho entre os grupos responsáveis pela parte física da máquina (Legos e recicláveis), roteiro e narração do vídeo. Cada grupo terá um papel essencial no projeto.
- Construa a máquina de Lego: Utilize os materiais didáticos de Lego e/ou recicláveis para montar a estrutura física da máquina do tempo, que deve ser divertida e criativa!
- Desenvolva o roteiro da viagem: Preparem um roteiro detalhado da viagem no tempo, incluindo as etapas do dobro, metade, triplo e terça parte. Pensem em como explicar cada etapa de forma clara e interessante.
- Coletar exemplos práticos: Pesquisem e coletem exemplos práticos de como aplicar dobro, metade, triplo e terça parte no dia a dia. Isso inclui situações na culinária, esportes, e até no videogame!
- Gravação dos vídeos: Utilize celulares ou câmeras para gravar as cenas e narrações conforme o roteiro. Adicionem efeitos visuais e sons para tornar o vídeo interativo e cativante. ️️
- Edição e Montagem: Utilizem aplicativos de edição de vídeo para combinar todas as cenas gravadas, adicionar animações, efeitos sonoros e músicas. ️✨
- Compartilhamento e Feedback: Uma vez finalizado, compartilhem o vídeo com a turma para que todos possam assistir, aprender e dar feedback uns aos outros.
- Reflexão e Discussão: Reúnam-se para discutir o processo da criação do projeto, os desafios enfrentados e as lições aprendidas sobre dobro, metade, triplo e terça parte. 樂
O Que Você Deve Entregar?
Ao final desta atividade, vocês devem criar um vídeo interativo que conte a história da máquina do tempo do dobro, metade, triplo e terça parte. O vídeo deve ser criativo, dinâmico e explicar de forma clara e divertida como funciona cada um desses cálculos, utilizando os diálogos, animações e exemplos práticos que coletaram.
Atividade 2: Videogame dos Cálculos Mágicos 易
Descrição
Prepare-se para se transformar em desenvolvedores de videogame! Nesta atividade, vocês vão utilizar uma ferramenta super prática e divertida para criar um jogo digital interativo onde o objetivo é resolver desafios de dobro, metade, triplo e terça parte. Cada fase do jogo será um novo desafio matemático, e vocês poderão coletar pontos ao acertar as respostas de forma rápida e precisa, tornando o aprendizado uma experiência gamificada e super divertida!
Materiais Necessários
- Computadores ou tablets com acesso à internet
- Software de criação de jogos educacionais (recomendado: Scratch da MIT ou Code.org)
- Papéis, canetas e fichas de anotação
- Projetor ou TV para apresentação dos jogos
- Instrumentos de desenho (opcional, para rascunhos de designs de jogos)
- Microfone e fone de ouvido (caso queiram adicionar narrações ao jogo)
Passo a Passo
- Forme Equipes de Trabalho: Dividam-se em equipes responsáveis pela criação do jogo (desenvolvedores, design, roteiristas, etc.).
- Planejamento do Jogo: Rascunhem o design do jogo, definindo o estilo (plataforma, quiz, aventura), as fases e os desafios matemáticos para cada uma delas.
- Desenvolvimento das Etapas: Com a ferramenta escolhida (Scratch da MIT ou Code.org), comecem a programar as diferentes fases do jogo. Lembrem-se de incluir desafios de dobro, metade, triplo e terça parte!
- Criação das Perguntas e Respostas: Elaborem perguntas matemáticas variadas e as respostas possíveis para cada uma. Podem ser textuais, gráficos, escolha múltipla, etc.
- Adição de Elementos Multimídia: Acrescentem imagens, sons e animações para tornar o jogo mais visualmente atrativo e dinâmico.
- Gravação de Narrações (Opcional): Se escolherem, gravem áudios com narrações que expliquem os desafios e orientações do jogo.
- Testes e Feedback: Testem o jogo várias vezes, identifiquem possíveis falhas ou melhorias e façam os ajustes necessários. ️
- Apresentação e Compartilhamento: Cada grupo deve apresentar o jogo para a turma após finalizar, explicando seu funcionamento e os conceitos matemáticos abordados. 欄
O Que Você Deve Entregar?
Ao final desta atividade, cada grupo deve ter desenvolvido um jogo educacional interativo que aborde os conceitos de dobro, metade, triplo e terça parte através de desafios e questões matemáticas. O jogo deve ser criativo, dinâmico e capaz de engajar outros alunos. Além disso, será importante que cada grupo apresente e explique o funcionamento do seu jogo, abordando as decisões tomadas no design e como os conceitos matemáticos são aplicados de forma prática.
Atividade 3: Experimento Matemático Show de Ciência
Descrição
Chegou a hora de se transformar em verdadeiros cientistas e realizar um Show de Ciência Matemática no estilo Mythbusters! Nesta atividade, vamos explorar os conceitos de dobro, metade, triplo e terça parte através de experimentos práticos que podem ser realizados com materiais simples que todos têm em casa. Funciona mais ou menos assim: cada um de vocês será responsável por um experimento que deve ser filmado e montado em um vídeo show repleto de efeitos visuais e sonoros! Cada vídeo será uma apresentação única com uma explicação científica (mas bem divertida) dos conceitos matemáticos envolvidos.
Materiais Necessários
- Material didático simples: plasticina, massa de modelar, mãos na massa!
- Recipientes de medidas variadas: copos, panelas, colheres
- Celulares ou tablets com câmera para gravação
- Fitas métricas ou régua para medir as quantidades
- Papéis e canetas para anotações
- Computador ou tablet com acesso à internet para edição dos vídeos
- Aplicativos gratuitos de edição de vídeo (recomendado: iMovie, Kinemaster ou CapCut)
Passo a Passo
- Planejamento do Experimento: Em reunião virtual, cada grupo deve escolher qual experimento quer realizar e planejar o passo a passo das atividades.
- Divisão de Tarefas: Dividam-se responsabilidades: quem fará a apresentação, quem gravará, quem fará os cálculos, etc. Todo mundo vai ter sua importância!
- Realização do Experimento: Mão na massa! Sigam o planejamento e realizem os experimentos, sempre anotando detalhes importantes e tomando muitas fotos e vídeos.
- Cálculos Matemáticos: Na hora do experimento, realizem os cálculos de dobro, metade, triplo e terça parte conforme as etapas planejadas. 燐
- Gravação do Vídeo: Peguem seus celulares ou tablets e comecem a gravar. Primeiro, façam uma breve introdução, apresentando o experimento e o conceito matemático abordado.
- Edição do Vídeo: Utilizem aplicativos de edição de vídeo para adicionar narrações, gráficos, animações e efeitos sonoros que tornem a explicação mais clara e divertida.
- Finalização e Revisão: Assistam ao vídeo várias vezes para corrigir possíveis erros e garantir que todas as informações estejam claras e visíveis.
- Compartilhamento e Discussão: Carreguem o vídeo no canal compartilhado da turma e apresentem para todos em uma aula online, estimulando perguntas e discussões sobre os experimentos e os cálculos realizados. 欄
O Que Você Deve Entregar?
O entregável desta atividade é um vídeo Show de Ciências de aproximadamente 5 a 7 minutos. O vídeo deverá incluir: Apresentação clara dos experimentos realizados: Mostrar todos os passos e os cálculos matemáticos envolvidos. Criatividade e elementos visuais: Utilizar gráficos, efeitos e animações para tornar seu vídeo super atraente e educativo. Explicação detalhada e divertida dos conceitos: Descrever de forma clara e criativa o que está acontecendo nos experimentos e como eles se relacionam com os conceitos de dobro, metade, triplo e terça parte. Além disso, o grupo deve documentar todo o processo de realização dos experimentos em um diário de bordo digital compartilhado com a turma e o professor.