Objetivos
- Compreender as regras básicas dos esportes de campo e taco, como beisebol e críquete.
- Identificar a importância das atividades esportivas com rede para a saúde e bem-estar.
- Aplicar conhecimentos sobre esses esportes em atividades práticas de grupo, ressaltando a cooperação e o trabalho em equipe.
- Explorar a história e cultura dos esportes de campo e taco em diferentes sociedades.
- Desenvolver habilidades motoras básicas por meio da prática desses esportes.
Você Sabia?
1. ️♂️ Você sabia que o críquete tem origem na Inglaterra e que seus jogadores usam bastões para rebater a bola? Imagina só tentar acertar uma bola desse jeito! 勞
2. ⚾ RONALDO no beisebol? 樂 Calma, calma! No Japão, lugar onde Ronaldo Fenômeno é adorado, o beisebol é um esporte super popular! Ele é um dos países que mais curte a modalidade depois dos EUA!
3. 露 Beisebol ajuda a manter a boa forma! Um jogo de beisebol de 9 entradas dura, em média, 3 horas, então se você quiser estar em forma, junta teu time e vamos rebater umas bolas! ️
Contextualizando
Preparem-se para mergulhar no mundo dos Esportes de Campo e Taco! Se liga, criançada! Vamos conhecer os segredos e as curiosidades dos nossos amados beisebol e críquete que não são só esportes, mas verdadeiras fontes de diversão, saúde e muita, mas muita cooperação. Sabiam que esses esportes não são somente uma brincadeira divertida no final de semana, mas sim práticas sérias e incrivelmente valorizadas em diferentes partes do globo?
O beisebol é o esporte nacional dos Estados Unidos (#timehonrado) e é conhecido como "o passatempo americano". Imagina um jogo onde a cada rebatida você não só queima muitas calorias (como se precisássemos disso, né? 來), mas também melhora suas habilidades motoras e mentais! Já o críquete é super popular em lugares como a Índia e no Reino Unido. Nele, você precisa de estratégia, coordenação e uma ótima concentração para ser um jogador fenomenal. ✨
Como crianças super ativas que vocês são, esses esportes de campo e taco não só oferecem uma maneira divertida de se exercitar, mas também ensinam importantes valores como trabalho em equipe, estratégia e resistência. E, claro, com uma pitada digital , vamos explorar como esses esportes se conectam com o nosso mundo moderno. Prontos para o desafio? Vamos nessa!
Atividade 1: Desafio Digital dos Esportes de Campo e Taco
Descrição
Prepare-se para mergulhar no universo dos esportes de campo e taco de uma maneira que você nunca imaginou! O objetivo deste desafio é criar um jornal digital interativo e multimídia sobre beisebol e críquete, no qual toda a turma atuará como uma equipe de repórteres, editores, designers e apresentadores. A ideia é misturar o fascínio histórico, as regras e a prática desses esportes com um toque do mundo digital. Vocês vão pesquisar, experimentar e transformar todo esse conhecimento em uma experiência interativa sensacional que poderá ser compartilhada com toda a escola e além!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Aplicativos de edição de vídeo (Kinemaster, iMovie, InShot)
- Aplicativos de edição de imagem e design gráfico (Canva, Adobe Spark)
- Google Docs ou plataforma de compartilhamento de documentos online
- Microfones e/ou fones de ouvido
- Espaço para apresentações
- Contato de profissionais ou especialistas locais, se possível
Passo a Passo
- ️♂️ Semana 1: Pesquisa e Planejamento: Toda a turma vai se reunir para escolher suas funções, dividir tarefas e montar um plano detalhado. Pesquisem sobre a história e as regras dos esportes de campo e taco. Que tal entrevistar um pai, tia ou vizinho que já jogou esses esportes? ⚾
- **Semana 2: Coleta de Dados e Criação de Conteúdo: Com base nas pesquisas, comecem a criar o conteúdo. Cada subgrupo ficará responsável por uma seção diferente do jornal (por exemplo, reportagens, entrevistas, quizzes, análises de jogos), sempre inserindo conteúdo multimídia. Utilizem ferramentas de edição para criar vídeos e imagens incríveis.
- **Semana 3: Produção e Edição: Hora de juntar tudo! Monitorem o progresso com reuniões rápidas. Utilizem plataformas colaborativas digitais para que todos possam trabalhar juntos, mesmo à distância. Editem os vídeos, imagens e textos. ✂️
- **Semana 4: Lançamento e Compartilhamento: Chegada a hora de mostrar o trabalho para toda a comunidade escolar! Criem um evento especial de apresentação e enviem convites. No dia, assistam aos vídeos, joguem os quizzes, e divirtam-se com os conteúdos criados. 拾
- **Semana 5+: Reflexão e Feedback: Após a apresentação, tirem um tempo para refletir sobre todo o processo. O que aprenderam, quais foram os maiores desafios e como superaram? Realizem um feedback 360° entre os integrantes do grupo, destacando o que funcionou bem e como podem melhorar para futuros projetos. 類
O Que Você Deve Entregar?
Ao longo das semanas seguintes, cada subgrupo será responsável por diferentes seções do jornal digital. Essas seções podem incluir: artigos de reportagem (com texto, imagem e vídeo), análises de jogos (com destaque para estratégias), entrevistas fictícias ou reais com jogadores lendários ou técnicos, quizzes interativos sobre as regras do beisebol e do críquete, e muito mais! O jornal deve ser entregue como um site ou um documento digital, organizado com um menu interativo, links internos e externos para vídeos, imagens e outros recursos. Todos os links e arquivos devem ser compartilhados em uma plataforma digital como o Google Classroom. ️
Atividade 2: Podcast dos Esportes de Campo e Taco
Descrição
Preparem-se para um desafio incrível: criar um podcast interativo que vai fascinar a todos com informações sobre beisebol e críquete! ️ Neste projeto, vocês irão se dividir em subgrupos e cada um será responsável por episódios que abordarão diferentes lados desses esportes: histórias, regras, curiosidades, entrevistas e até narrações de jogos. Vamos unir pesquisa, criatividade e tecnologia para produzir episódios recheados de conteúdo interessante e informação de qualidade. Imaginem criar um podcast tão bacana que poderíamos até mandar para o Spotify!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Aplicativos de gravação de áudio (Anchor, Audacity, Voice Memos)
- Fones de ouvido com microfone ou microfones específicos (se possível)
- Google Docs para roteirização
- Espaço silencioso para gravação
- Plataforma de hospedagem de podcast (se decidirem publicar online)
- Contato de profissionais ou especialistas locais (opcional, se possível)
Passo a Passo
- **Semana 1: Pesquisa: Cada subgrupo vai começar pesquisando sobre um aspecto específico dos esportes de campo e taco. Podem escolher o lado histórico, as regras, curiosidades, dicas de jogo, ou narrações de eventos reais ou fictícios. Lembrem-se de utilizar ferramentas online, livros e, se possível, contatar especialistas.
- **Semana 2: Roteirização: Redijam o roteiro do seu episódio no Google Docs, descrevendo a estrutura do áudio: introdução, desenvolvimento e conclusão. Incluam diálogos, entrevistas, narração e efeitos sonoros, se quiserem.
- **Semana 3: Gravação: Gravem os episódios utilizando os aplicativos escolhidos. Lembrem-se de escolher um local silencioso para evitar ruídos de fundo, e utilizem fones de ouvido com microfone para melhor qualidade sonora. Se for o caso e possível, convoque um membro do grupo para ser o anfitrião ou narrador principal. ️
- ️ **Semana 4: Produção e Edição: Utilizem aplicativos de edição de áudio para aprimorar a qualidade dos episódios. Adicionem trilhas sonoras, efeitos especiais e parênteses no roteiro para dar dicas de efeitos sonoros desejados. Usem a criatividade para deixar o podcast o mais profissional e interessante possível. Edição é a chave para um bom podcast! ️✂️
- **Semana 5: Lançamento e Divulgação: Reúnam todos os episódios no Google Classroom ou outra plataforma de compartilhamento usada pela escola. Se for possível, criem um canal fictício no Spotify ou outra plataforma para lançar o podcast. Divulguem o link com colegas, professores e familiares para que todos possam ouvir o incrível trabalho feito!
- **Semana 5+: Reflexão e Feedback: Depois de ouvir os episódios, discutam em grupo o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Façam um exercício de feedback 360°, destacando os pontos positivos e sugerindo melhorias futuras. Isso ajudará a vocês crescerem ainda mais! ️♂️
O Que Você Deve Entregar?
️️ Durante as próximas semanas, cada subgrupo será responsável pela produção de um ou mais episódios do podcast, cobrindo diferentes aspectos dos esportes de campo e taco. Os episódios devem ser disponibilizados em uma plataforma como Google Classroom ou outra plataforma de compartilhamento utilizada pela escola, garantindo que todos tenham acesso. Cada episódio deve ser gravado em alta qualidade, com uma duração entre 5 e 10 minutos. Uma vez publicado, os episódios devem ser reunidos em um único canal fictício de podcast no Spotify ou outra plataforma, simulando a divulgação desse conteúdo para além da sala de aula.
Atividade 3: Torneio Virtual dos Esportes de Campo e Taco
Descrição
É hora de colocar todo o conhecimento em prática participando de um grandioso Torneio Virtual dos Esportes de Campo e Taco! ⚾ Neste desafio, os alunos vão unir forças e formar uma intrépida liga esportiva digital para competir online em partidas de jogos recreativos que simulem o beisebol e o críquete. A proposta é combinar o trabalho em equipe com a tecnologia de maneira super emocionante! Vocês irão realizar partidas, registrar estratégias, montar álbuns digitais de figurinhas das lendas do esporte e, claro, se divertirem muito!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Computadores com acesso à internet (opcional, mas recomendado)
- Jogos online gratuitos que simulem esportes de campo e taco (ex: RBI Baseball, World Cricket Championship)
- Contas em plataformas de jogos online (se necessário)
- Plataforma Google Classroom ou outra plataforma de compartilhamento disponível na escola
- Contas em aplicativos de design gráfico (ex: Canva, Adobe Spark)
Passo a Passo
- **Semana 1: Planejamento Estratégico: Reúnam-se para definir os detalhes do torneio e distribuir funções. Definam um cronograma para os jogos, escolham os jogos online a serem utilizados e criem uma conta em uma plataforma de jogos se necessário. Dividam-se em pequenos subgrupos para diferentes tarefas (ex: organização dos jogos, design gráfico, produção de conteúdo digital).
- **Semana 2: Preparação Digital das Figurinhas: Utilizem ferramentas como Canva ou Adobe Spark para criar um álbum virtual de figurinhas das lendas do beisebol e críquete. Cada subgrupo ficará responsável por uma determinada lenda e usará a criatividade para ilustrar e escrever textos informativos e curiosidades. ️
- **Semana 3: Realização do Torneio: Comecem as partidas da liga, registrando pontuações e estratégias utilizadas. Utilizem ferramentas de gravação (se estiverem disponíveis) para capturar momentos marcantes das partidas. Esta é a hora de mostrar o que aprenderam!
- **Semana 4: Produção do Relatório e Edição: Com base nas partidas e no conteúdo coletado, cada subgrupo deverá criar um documento colaborativo no Google Docs com análises e estratégias. Utilizem aplicativos de edição de vídeo como Kinemaster para criar pequenos vídeos de destaque.
- **Semana 5: Finalização e Apresentação: Unam todos os materiais e produzam um áudio podcast resumindo a experiência do torneio, com entrevistas fictícias, narrações e análise de desempenho. Preparem uma apresentação para mostrar à escola, compartilhando os vídeos, o álbum de figurinhas e o relatório em uma plataforma acessível. ️
- **Semana 6+: Feedback e Reflexão: Após a apresentação, façam um feedback 360°, destacando o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Incentivem a autoavaliação e a comunicação construtiva, garantindo que todos se sintam valorizados pelo empenho e pela colaboração. 類
O Que Você Deve Entregar?
Ao longo das semanas seguintes, a turma unida como um único grupo irá desenvolver uma liga de esporte virtual. A entrega final consiste em: 1) Um álbum digital interativo das figurinhas das lendas dos esportes, criado no Canva ou Adobe Spark, 2) Um relatório detalhado das partidas jogadas, estratégias utilizadas e análise de desempenho, em formato de documento colaborativo no Google Docs, 3) Vídeos curtos de destaques de momentos especiais durante os jogos, editados com Kinemaster ou InShot; e 4) Um áudio podcast resumindo a experiência do torneio, gravado e editado pelo grupo. Tudo isso deverá ser compartilhado na plataforma Google Classroom ou na rede social compartilhada da escola.