Contextualização
Os pronomes pessoais retos são fundamentais para a compreensão e uso correto da língua inglesa. Em inglês, temos pronouns como 'I', 'You', 'He', 'She', 'It', 'We' , 'They'. Esses pronomes são utilizados para substituir nomes em frases e seu uso correto é crucial para os alunos que estão aprendendo o idioma, pois eles constituem a base das sentenças em inglês.
Esses pronomes são usados em diversas situações, como quando estamos falando sobre nós mesmos (I), quando queremos nos referir a outra pessoa (you, he, she, it) ou quando estamos falando sobre um grupo de pessoas (we, they). Portanto, entender o papel e a função desses pronomes na língua inglesa é essencial para a fluência no idioma.
O uso dos pronomes pessoais retos pode ser observado no nosso dia a dia, em situações cotidianas, em textos literários, em jornais, nas redes sociais, e muito mais. Eles são essenciais para a língua inglesa e saber utilizá-los corretamente fará uma grande diferença na hora de se comunicar em inglês. Além disso, o entendimento desses pronomes é uma base importante para a compreensão de outras estruturas gramaticais do idioma.
Aprender a língua inglesa é uma habilidade muito valorizada no mundo globalizado em que vivemos. Além disso, o domínio do inglês pode abrir portas para novas oportunidades, como vagas de emprego, estudos internacionais e viagens para países que falam inglês. Aprender os pronomes pessoais retos é uma parte importante nessa jornada de aprendizado.
Os seguintes recursos podem ser utilizados para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema:
- EnglishClub: Pronouns
- British Council: Pronouns
- BBC Learning English: Pronouns
- Cambridge Dictionary: Pronouns
Atividade Prática: "Personify the Pronouns"
Objetivo do Projeto
- Ampliar a compreensão e o uso adequado dos pronomes pessoais retos da língua inglesa por meio da criação de personagens e narrativas.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas, pensamento criativo e comunicação.
Descrição detalhada do projeto
Os grupos deverão criar um jogo teatral, onde cada membro do grupo representará um pronome pessoal reto ('I', 'You', 'He', 'She', 'It', 'We', 'They') e vão construir uma narrativa que demonstre os contextos corretos para usar cada um desses pronomes.
Materiais necessários
- Lista de pronomes pessoais retos
- Papel e caneta para escrever o roteiro e as falas dos personagens
- Câmera/filmadora/celular para gravação da apresentação
- Criatividade para criar os personagens e a narrativa
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Forme grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo deve escolher um pronome pessoal reto para cada membro do grupo.
- Os grupos deverão criar uma história envolvendo todos os pronomes pessoais retos, um para cada personagem. A história deve mostrar claramente as diferentes situações e contextos em que cada um desses pronomes é usado.
- O grupo deve, então, escrever um roteiro para sua apresentação, detalhando a história, as falas de cada personagem e como eles vão mostrar o uso correto de cada pronome escolhido.
- Os grupos devem ensaiar sua apresentação e gravá-la em vídeo.
- Finalmente, cada grupo deve apresentar seu vídeo para a turma e fazer um relatório explicando a teoria por trás dos pronomes que eles representaram, a metodologia que usaram para criar a história e os personagens, e discutir como o projeto ajudou a melhorar seu entendimento e uso dos pronomes pessoais retos em inglês.
Entregas do projeto
Cada grupo de alunos deve entregar os seguintes itens:
-
Vídeo da apresentação da peça teatral.
-
Roteiro usado para a apresentação.
-
Relatório que discute o seguinte:
- Introdução: Descrever o tema do projeto, sua relevância no mundo real e o objetivo da atividade.
- Desenvolvimento: Explicar a teoria dos pronomes pessoais retos, a metodologia usada para criar a história e os personagens, detalhar como foram realizadas as atividades e os resultados obtidos. Incluir exemplos do script e do vídeo para ilustrar.
- Conclusão: Retomar os pontos principais, detalhar os insights e aprendizados obtidos e concluir como o projeto ajudou em seu entendimento do uso de pronomes pessoais retos.
- Bibliografia: Citar todas as fontes consultadas durante a elaboração do projeto, sejam elas livros, sites, vídeos, entre outros.