Entrar

Projeto: Aventura no Tempo - Leitura de Relógios

Matemática

Original Teachy

'EF03MA22'

Leitura de Relógios

Contextualização

Olá, aventureiros do tempo! 🕰️ Vocês já pararam para pensar em como a nossa vida é marcada pelo tempo? Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, estamos sempre nos guiando pelos ponteiros do relógio. Mas vocês sabem como ler corretamente o tempo em um relógio? É isso que vamos descobrir neste incrível projeto!

Para começar, precisamos entender que um relógio é uma ferramenta que nos ajuda a medir o tempo. Ele é composto por várias partes, mas as mais importantes para nós agora são os ponteiros: o ponteiro das horas, o ponteiro dos minutos e o ponteiro dos segundos. Cada um deles tem um tamanho e uma velocidade diferente, e juntos eles formam um sistema que nos mostra as horas, os minutos e os segundos.

Introdução

O Ponteiro das Horas

O ponteiro das horas é o mais curto de todos e se move mais devagar. Ele faz uma volta completa no relógio em 12 horas. Por exemplo, quando o ponteiro das horas está apontando para o número 12, isso significa que são 12 horas do dia. Já quando ele está apontando para o número 6, isso significa que são 6 horas.

O Ponteiro dos Minutos

O ponteiro dos minutos é mais longo que o das horas e se move mais rápido. Ele faz uma volta completa no relógio em 60 minutos. Quando esse ponteiro está apontando para o número 12, isso significa que são 0 minutos (ou seja, quando uma hora começa). Quando ele está apontando para o número 6, isso significa que já passaram 30 minutos dentro daquela hora.

O Ponteiro dos Segundos

O ponteiro dos segundos é o mais comprido de todos e se move ainda mais rápido. Ele faz uma volta completa no relógio em 60 segundos. Por ser muito rápido, é difícil acompanhar o movimento desse ponteiro, por isso geralmente nos concentramos no ponteiro dos minutos.

Agora que já sabemos como cada ponteiro se comporta no relógio, podemos ler as horas corretamente. A leitura de um relógio é uma habilidade muito importante e útil que usamos no nosso dia a dia. E é isso que vamos aprimorar neste projeto. Preparados para a viagem no tempo? Vamos lá!

Atividade Prática: "Aventura no Tempo"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é desenvolver a habilidade de leitura de relógios analógicos, promovendo o trabalho em equipe, o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de gerenciamento do tempo.

Descrição do Projeto

Vocês, pequenos viajantes do tempo, serão encarregados de criar um grande relógio analógico no chão do pátio da escola! Mas não é só isso, vocês também terão a tarefa de ler corretamente as horas que o relógio estiver marcando.

Cada grupo será responsável por desenhar e pintar um relógio gigante no chão, e durante a semana, todos os dias, o relógio terá uma nova posição dos ponteiros, e vocês terão que anotar a hora que o relógio está marcando em um caderninho.

No final da semana, cada grupo terá que apresentar para a classe todas as leituras que fizeram durante os dias. A classe toda será o júri e vai decidir qual grupo fez o melhor trabalho!

Materiais Necessários

  • Giz colorido
  • Fita adesiva
  • Régua
  • Trena
  • Lápis e borracha
  • Caderno para anotações

Passo a Passo

  1. Formação dos grupos: Forme grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo terá a sua própria "Aventura no Tempo"!

  2. Planejamento do Relógio: Discutam em grupo como será o desenho do relógio gigante no chão. Lembrem-se que deve ter o número 12 no topo, o número 6 na metade e assim por diante. Usem a fita adesiva e a trena para desenhar um círculo bem grande e, dentro dele, desenhem os números.

  3. Criação dos Ponteiros: Agora é hora de criar os ponteiros. Usem a trena para medir o tamanho de cada um e a régua para desenhar linhas retas. Lembrem-se que o ponteiro das horas é o menor, o dos minutos é o médio e o dos segundos é o maior.

  4. Jogos de Tempo: Todos os dias durante a semana, o professor vai mudar a posição dos ponteiros do relógio e vocês terão que anotar a hora que o relógio está marcando no caderninho.

  5. Gerenciamento do Tempo: Além da leitura do relógio, vocês terão que anotar o tempo que gastaram em cada atividade. Assim, vão poder perceber como o tempo foi passando e o que fizeram durante a semana.

  6. Apresentação Final: No final da semana, cada grupo vai apresentar para a classe as anotações que fizeram no caderninho. Vocês vão explicar como leram as horas em cada dia e o que aprenderam com essa "Aventura no Tempo".

Lembrem-se, a atividade é uma aventura divertida, então usem a criatividade e se divirtam muito! Bom trabalho, viajantes do tempo! 🚀

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies