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Projeto: Figuras Planas: Lados e Vértices | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

'EF03MA15'

Figuras Planas: Lados e Vértices

Objetivos

- Dominar as características das figuras planas, como número de lados e vértices.

- Comparar e classificar figuras geométricas utilizando as suas características.

- Identificar e destacar a presença de figuras planas no nosso cotidiano.

- Utilizar ferramentas digitais para explorar as figuras geométricas de forma envolvente.

- Trabalhar em equipe para criar projetos interativos e colaborativos.

Você Sabia?

1. Você sabia que o triângulo é uma figura tão legal que tem muitos usos em arquitetura e design?  Spoiler: tem muitos 'vértices' no design!

2. Muitos jogos de videogame usam quadrados nos seus mapas, para descobrir essa figura de verdade. Quem diria que as figuras planas salvam o mundo, mesmo virtualmente! 

3. Sabia que alguns dos prédios mais famosos do mundo, como a Torre Eiffel, têm figuras geométricas escondidas no design?  A matemática está por todos os lados, inclusive nas melhores selfies de viagem!

Contextualizando

 Bem-vindos a uma aventura matemática super legal, onde vamos explorar um mundo cheio de formas incríveis: figuras planas! Essas figuras não só facilitam nossos jogos e decorações, mas também são super importantes para o nosso dia a dia, desde as estruturas das nossas casas até os jogos de futebol que tanto adoramos. ⚽ Imagine um mundo sem círculos, quadrados ou triângulos. Tudo ficaria caótico, não é mesmo?!

 Agora, vamos nos aprofundar um pouquinho mais e descobrir por que essas figuras são tão fascinantes. Vamos começar entendendo como identificamos cada uma: a quantidade de lados e de pontas de cada figura é crucial – e super divertido de aprender! Conhecendo esses detalhes, vamos poder classificar e comparar figuras de um jeito super legal e interativo.  Imagine só, unindo a matemática com as redes sociais, vídeos e até um 'Escape Room' digital! Topa esse desafio?

 Ao final, estaremos prontos para ver o mundo de uma maneira muito mais estruturada e organizada.  A geometria está presente em todos os lugares, desde o celular que você usa para acessar as redes sociais até os prédios que compõem um horizonte urbano. Preparados para essa aventura digital? Vamos nessa! 

Atividade 1: Missão Geométrica: Construindo o Mundo Digital das Figuras Planas

Descrição

Neste projeto super interativo, vamos explorar e desbravar as figuras geométricas de um jeito totalmente diferente! Vamos unir nosso conhecimento sobre os lados e vértices das figuras planas com a tecnologia para criar um jogo digital educativo e super divertido.  Nosso desafio será construir um 'mundo digital' utilizando uma plataforma de criação de jogos. Cada grupo terá tarefas específicas para desenhar, programar e adicionar conteúdo educativo sobre figuras geométricas. Ao final, juntaremos todas as partes em um único jogo onde jogadores poderão aprender brincando sobre círculos, triângulos, quadrados e muitas outras figuras planas! 

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Plataforma de criação de jogos como o Scratch ou Tynker

- Papéis e lápis para planejamento inicial

- Google Docs ou outra ferramenta para organização das tarefas

- Folhas impressas com dicas e atividades geométricas

- Ferramentas de edição gratuita para criação de imagens (como o Canva ou Piskel)

- Plataforma para compartilhamento de arquivos (Google Drive, OneDrive, etc.)

- Um espaço para colaboração online, como Google Meet ou Zoom

Passo a Passo

  • Passo 1: Planejamento e divisão de tarefas - A turma deve se reunir (virtualmente ou presencialmente) para decidir os detalhes do jogo. Dividam-se em pequenos grupos, sendo que cada grupo será responsável por um tipo específico de conteúdo do jogo (triângulos, quadrados, etc.).
  • Passo 2: Pesquisa e organização - Cada grupo deve realizar uma pesquisa online e offline sobre as figuras planas que lhes foram designadas. Reúnam informações detalhadas sobre os lados e vértices das figuras geométricas e compreendam como adaptar esses dados para o jogo.
  • Passo 3: Design dos níveis - Utilizando papel e lápis, planejem como será o visual de cada nível do jogo. Pensem em como representar as figuras geométricas de uma forma clara e educativa. Depois, utilizem ferramentas de edição de imagens para criar os elementos visuais do jogo.
  • Passo 4: Programação e implementação - Com as ideias de design em mãos, utilizem a plataforma de criação de jogos para programar as ações do game. Garanta que os jogadores possam aprender sobre lados e vértices, interagindo com as figuras geométricas durante o jogo.
  • Passo 5: Testes e feedback - Uma vez que todos os grupos tenham concluído suas partes, unam-nas para criar um protótipo inicial do jogo. Testem o jogo com colegas e familiares, coletando feedbacks para fazer ajustes e melhorias.
  • Passo 6: Edição final e ajustes - Depois dos testes, realizem alterações com base no feedback recebido. A linguagem e o design do jogo devem ser claros e envolventes, garantindo que os jogadores possam aprender de forma divertida.
  • Passo 7: Apresentação do projeto - Agora, é a hora de compartilhar! Cada grupo fará uma breve apresentação do que desenvolveu, mostrando como foi feito, o que foi aprendido e os desafios superados. Depois, joguemos todos juntos e divirtam-se!
  • Passo 8: Reflexão e feedback - Conversem sobre o que foi aprendido, o que foi desafiador e como a tecnologia ajudou (ou poderia ter ajudado mais) no projeto. Cada aluno deve escrever uma reflexão sobre a participação no projeto e sugerir melhorias para futuros projetos.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será um jogo digital educativo completo, que reúne elementos visuais e interativos sobre figuras planas. O jogo deve ser composto por ao menos cinco níveis, cada um abordando diferentes figuras geométricas. Cada grupo de alunos será responsável por criar uma parte do jogo, e todas as partes se unirão para compor um único jogo coeso e engajante. Além do jogo em si, os alunos deverão entregar um relatório digital (documento do Google Docs) com uma descrição detalhada das escolhas de design, programação e conteúdo educativo. E, claro, preparem-se para uma grande apresentação online, onde o jogo será jogado ao vivo e discutido com a turma e quem mais quiser participar!

Atividade 2: Podcast Geométrico: Explorando o Mundo Digital das Figuras Planas

Descrição

Neste projeto super inovador e interativo, vamos utilizar nossos talentos de radialistas e de matemáticos para criar uma série de podcasts sobre figuras geométricas. Cada grupo vai ser responsável por um episódio de um podcast onde irão discutir, de forma divertida e esclarecedora, tudo sobre figuras planas: suas características, curiosidades e exemplos práticos no mundo real. Vamos explorar a criatividade, a capacidade argumentativa e a paixão pela geometria! ️

Materiais Necessários

- Smartphones ou gravadores de áudio

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Headsets ou fones de ouvido com microfone

- Ferramentas de edição de áudio gratuitas (como Audacity, GarageBand ou CapCut)

- Plataformas para compartilhamento de áudio (como SoundCloud ou Anchor)

- Google Docs ou outra ferramenta de organização de tarefas

- Papéis e canetas para anotações

Passo a Passo

  1. 1. Planejamento Inicial - Reúnam-se (virtualmente ou presencialmente) para definir o formato e tema do episódio de podcast. Decidam como abordarão a discussão sobre figuras planas, quem será responsável por quais partes e como dividirão as tarefas entre vocês.
  2. 2. Pesquisa e Roteirização - Cada grupo deve realizar uma pesquisa detalhada sobre a figura geométrica que irá abordar. Reúnam informações sobre lados, vértices, exemplos práticos, etc. Depois, elaborem um roteiro para o episódio, detalhando os pontos que serão abordados e como será a conversa entre os participantes.
  3. ️ 3. Gravação do Episódio - Utilizando smartphones ou gravadores de áudio, gravem o episódio do podcast. Lembrem-se de usar um ambiente tranquilo e de boa qualidade sonora. Indiquem no roteiro quem será o apresentador, assegurem-se de que todos participem e definam um começo, meio e fim convincentes.
  4. ️ 4. Edição e Produção - Transferiram os arquivos de áudio para um computador e utilizem ferramentas de edição para aprimorar o episódio. Cortem trechos desnecessários, ajustem o áudio (volume, clareza) e adicionem trilhas sonoras ou efeitos (se desejar).
  5. 5. Publicação e Compartilhamento - Depois de completada a edição, façam o upload do podcast em uma plataforma de compartilhamento de áudio (como SoundCloud ou Anchor). Certifiquem-se de que o episódio está bem categorizado e com uma descrição clara e cativante.
  6. 6. Feedback e Ajustes - Ouçam o podcast juntos (com a turma) ou compartilhem o link para feedback dos colegas e familiares. Tomem notas sobre sugestões de ajustes e, se necessário, façam as correções de acordo.
  7. 7. Compilação da Série - Reúnam todos os episódios de podcast em uma única playlist, organizem-se para uma apresentação online (em uma plataforma como Google Meet) e preparem-se para discutir os aprendizados e desafios enfrentados no projeto.
  8. ✍️ 8. Reflexão Final - Escrevam uma reflexão detalhada sobre o processo de criação do podcast, os aprendizados, a importância da colaboração e como a tecnologia ajudou no projeto. Discutam em grupo e compartilhem essas reflexões com os professores e colegas!

O Que Você Deve Entregar?

O principal entregável deste projeto será uma série de podcasts educativos, onde cada episódio (criado por um grupo diferente) trará informações detalhadas sobre figuras planas, suas características, curiosidades e exemplos práticos. Todos os episódios devem ser compilados em uma única playlist e disponibilizados em uma plataforma de compartilhamento de áudio. Além disso, cada grupo deve entregar um roteiro digital detalhado de seu episódio, com referências e sugestões para o programa. Durante a apresentação final, a turma discutirá os aprendizados e ouvirá uma amostra dos podcasts para reflexão e feedback.

Atividade 3: Geocaching das Figuras Planas: Uma Caça ao Tesouro Virtual!

Descrição

Vamos embarcar em uma aventura digital de tirar o fôlego! Neste projeto, unindo a matemática com a tecnologia, vamos criar um GeoCache interativo com figuras planas  Embaralharemos essas figuras em diferentes pontos e cenários da cidade (ou mapearemos pontos virtuais em casa). Com a ajuda da tecnologia GPS, vocês e toda a turma terão que resolver enigmas envolvendo os lados e vértices das figuras geométricas para desvendar quebra-cabeças e localizar tesouros escondidos! ⚪

Materiais Necessários

- Smartphones ou tablets com acesso à internet e GPS

- GPS de navegação (via app ou função do dispositivo)

- Aplicativos de localização, mapas e GPS (como Google Maps ou GeoCaching)

- Papéis e canetas (opcionais, para fazer anotações durante a caça ao tesouro)

- Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisas e criação de enigmas

- Materiais de decoração para esconder e sinalizar os 'tesouros' (papel colorido, barbante, etc.)

- Fichas impressas com instruções ou dicas para a caça (caso disponível)

Passo a Passo

  1. Passo 1: Planejamento da Caça ao Tesouro - Reúnam-se (virtual ou presencialmente) para definir o escopo da caça ao tesouro. Decidam sobre o mapa ou área onde a caça ocorrerá e distribuam tarefas entre os grupos, como enigma e mapeamento de pontos.
  2. ️ Passo 2: Mapeamento dos Pontos de GeoCache - Utilizando um mapa digital (aplicativos como Google Maps ou GeoCaching), decidam os pontos exatos onde cada 'caixa' será escondida. Certifiquem-se de documentar as coordenadas corretas para cada ponto.
  3. Passo 3: Criação dos Enigmas - Dividam-se em grupos responsáveis pela criação de enigmas sobre figuras planas. Cada enigma deve ter uma solução relacionada a características específicas de lados e vértices das figuras geométricas.
  4. Passo 4: Preparação Tecnológica - Instalem e configurem os aplicativos de geolocalização e GPS nos dispositivos móveis. Certifiquem-se de que todos os membros sabem como usá-los e testem o sistema para garantir que todas as caixas possam ser encontradas.
  5. Passo 5: Decoração dos Pontos de GeoCache - Decorem as caixas ou envelopes onde os 'tesouros' estarão escondidos. Utilizem papel colorido para chamar a atenção, coloquem as coordenadas de maneira clara e instruções para resolver o enigma.
  6. Passo 6: Realização da Caça ao Tesouro - Dividam-se em grupos para iniciar a caça. Cada grupo deve seguir as coordenadas mapeadas, resolver os enigmas envolvendo as figuras geométricas e coletar os 'tesouros'. Lembrem-se de documentar a caça com fotos e vídeos!
  7. Passo 7: Compartilhamento na Plataforma - Retornem e organizem-se em uma plataforma online (como Google Meet) para discutir e compartilhar as experiências e desafios enfrentados durante a caça ao tesouro.
  8. Passo 8: Documentação Final - Compilado todo o material registrado (fotos, vídeos, descrições), criem um relatório digital em Google Docs ou um site e façam o upload dos arquivos de maneira clara e organizada.
  9. Passo 9: Apresentação e Reflexão - Apresentem o GeoCache Virtual para a turma, discutindo sobre o processo de criação e as dificuldades e aprendizados encontrados. Discutam também sobre a importância da colaboração e tecnologia nesse projeto.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será um GeoCache Virtual interativo, onde cada 'cache' (ponto de detecção) possui uma tarefa ou enigma envolvendo figuras geométricas. Cada ponto deve estar geograficamente mapeado, e a solução para os enigmas resolverá as coordenadas do próximo 'tesouro'. Além da plataforma de software utilizada para mapear os enigmas, o grupo deverá documentar o processo em um registro digital (Google Docs ou site próprio), incluindo mapas, enigmas criados, fotos e vídeos da caça ao tesouro. Durante a apresentação final, a turma compartilhará sua experiência, os desafios enfrentados e uma demonstração das coordenações mapeadas durante a caça.

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