Entrar

Projeto: O Desafio do Relógio - Aprendendo a Ler as Horas com Diversão e Criatividade

Matemática

Original Teachy

'EF03MA22'

Leitura de Relógios

Contextualização

Introdução

Vocês já pararam para pensar sobre o quão incríveis são os relógios? Esses pequenos aparelhos nos ajudam a organizar nossos dias, a chegar na hora certa para a escola, a ter tempo para brincar, estudar, comer e dormir. E vocês sabiam que a leitura de relógios também é uma habilidade matemática muito importante?

Leitura de relógio é uma habilidade que todos nós precisamos aprender. Afinal, já imaginou se não soubéssemos a hora certa de acordar, de ir para a escola, de almoçar, de fazer os deveres e de dormir? Seria um verdadeiro caos, não é mesmo?

Aplicação prática

A leitura de relógios é uma habilidade que usamos todos os dias, mas nem sempre percebemos isso. Quando jogamos um jogo de tabuleiro, por exemplo, precisamos saber a hora para saber se já está na hora de começar o jogo ou se ainda temos tempo para fazer outras coisas antes. Quando assistimos a um programa de televisão, precisamos saber a hora para não perder o início do nosso programa favorito. E quando saímos para brincar ou fazer alguma atividade, também precisamos saber a hora para não chegar atrasados.

Agora, vocês podem imaginar como seria se não soubéssemos ler a hora em um relógio? Seria muito difícil se organizar, não é mesmo? Por isso, é tão importante aprendermos sobre a leitura de relógios. Ela nos ajuda a organizar nosso tempo, a chegar na hora certa para as coisas e também a entender melhor o mundo ao nosso redor.

Atividade Prática

Título da atividade: "O Desafio do Relógio"

Objetivo do projeto

  1. Desenvolver a habilidade de leitura de relógios analógicos.
  2. Praticar a resolução de problemas matemáticos envolvendo operações básicas (adição e subtração).
  3. Estimular o trabalho em equipe, a criatividade e a comunicação.

Descrição do projeto

Neste projeto, vocês irão criar um jogo de tabuleiro baseado na leitura de relógios. O objetivo do jogo é avançar pelo tabuleiro respondendo corretamente perguntas sobre a hora mostrada em relógios analógicos. Vocês vão precisar usar o que aprenderam sobre leitura de relógios e também sobre adição e subtração.

Materiais necessários

  1. Cartolina ou papelão para criar o tabuleiro de jogo;
  2. Canetas coloridas, lápis de cor ou giz de cera para decorar o tabuleiro;
  3. Tesoura sem ponta;
  4. Dados (vocês podem fazer um dado de papel se não tiverem um);
  5. Papel e caneta para anotar as respostas;
  6. Relógios analógicos (pode ser desenhado em papel e com ponteiros móveis).

Passo a passo

  1. Formação dos grupos: Dividam-se em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo irá criar o seu próprio jogo de tabuleiro.

  2. Criação do tabuleiro: Desenhem um tabuleiro de jogo na cartolina ou papelão. Usem a criatividade para escolher o tema do jogo e para decorar o tabuleiro.

  3. Definição das regras: Juntos, decidam as regras do jogo. Como os jogadores vão avançar pelo tabuleiro? O que acontece quando caem em determinadas casas? Como serão as perguntas sobre leitura de relógios?

  4. Preparação das perguntas: Cada grupo deve criar pelo menos 20 perguntas sobre leitura de relógios. As perguntas devem ser de níveis diferentes, algumas mais fáceis e outras mais difíceis. Lembrem-se de incluir perguntas que envolvam adição e subtração de horas.

  5. Montagem do relógio: Vocês irão desenhar e recortar relógios em papel. Os relógios devem ter ponteiros móveis para que possam mostrar diferentes horas. Preparem pelo menos 10 relógios.

  6. Finalização do jogo: Após criarem todas as partes do jogo, montem-no e revisem as regras para ter certeza de que todos entenderão como jogar.

  7. Teste e ajustes: Realizem um teste do jogo entre os membros do grupo. Se algo não estiver claro ou se o jogo não estiver funcionando como o esperado, façam os ajustes necessários.

  8. Apresentação do projeto: Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Durante a apresentação, expliquem as regras, mostrem como jogar e desafiem os colegas a jogarem o jogo que criaram.

Lembrem-se, a leitura de relógios é uma habilidade importante que usamos todos os dias. Por isso, divirtam-se enquanto aprendem!

Formato de entrega

O projeto será entregue através da apresentação do jogo para a turma. Os alunos deverão demonstrar como jogar, explicando as regras e desafiando os colegas a jogarem o jogo que criaram. Os alunos também devem entregar as perguntas preparadas, os relógios desenhados e o tabuleiro de jogo.

Além disso, cada grupo deve escrever um pequeno relatório descrevendo o processo de criação do jogo, as dificuldades encontradas e como foram superadas, e o que aprenderam sobre leitura de relógio e matemática durante o projeto. Este relatório deve ser entregue juntamente com os materiais do jogo.

Lembrem-se, o mais importante é se divertir enquanto aprendem!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies