Contextualização
Aprender um novo idioma é uma jornada desafiadora e gratificante. E o ponto inicial dessa jornada muitas vezes envolve aprender como se apresentar e como cumprimentar as pessoas nesse novo idioma. O inglês, como uma língua global, é amplamente usado em várias situações, desde ambientes profissionais até encontros casuais com amigos.
Assim, saber como se apresentar adequadamente e usar as saudações corretas em inglês pode abrir portas para novas oportunidades e experiências. Além disso, é um aspecto importante da linguagem que nos ajuda a estabelecer relações pessoais e profissionais com pessoas de diferentes culturas.
Introdução ao Tema
Saudações são uma parte importante de qualquer cultura, pois são uma das primeiras coisas que aprendemos quando estamos aprendendo um novo idioma. Eles desempenham um papel chave em estabelecer a atmosfera para a conversação e dar uma primeira impressão positiva.
No inglês, as saudações podem variar dependendo do contexto, o grau de formalidade e a hora do dia. Além disso, a apresentação pessoal é outro aspecto que os alunos devem compreender. Isso inclui aprender como perguntar e responder sobre o próprio nome e condição de bem-estar.
Finalmente, ao aprender saudações e apresentações, os alunos também estarão aprendendo sobre a cultura dos países de língua inglesa, o que é fundamental para entender a língua como um todo.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Hello, My Name Is...: Um Jogo de Apresentações e Saudações em Inglês"
Objetivo do Projeto:
O objetivo deste projeto é criar um jogo de tabuleiro educativo onde os jogadores devem utilizar saudações e apresentações em inglês para avançar no jogo. O jogo tem como objetivo não apenas ensinar os alunos a se apresentarem e saudarem uns aos outros em inglês, mas também incentivar a colaboração em equipe e a comunicação eficaz.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por criar um jogo de tabuleiro que integre o tema "Nome e Saudações" na disciplina de Inglês. O jogo deve ser projetado de forma a incentivar os jogadores a usar o inglês corretamente para se apresentar, perguntar nomes, como estão e usar saudações adequadas.
Materiais Necessários:
- Papelão ou papel cartão para o tabuleiro do jogo
- Cartolinas coloridas para as cartas do jogo
- Canetas ou marcadores coloridos
- Dados
- Peças de jogo (podem ser feitas pelos alunos ou reutilizadas de outros jogos)
- Cola e tesoura
Passo a Passo Detalhado da Atividade:
-
Planejamento do Jogo: Cada grupo deve primeiro planejar seu jogo. Deve decidir as regras, o objetivo do jogo, como as saudações e apresentações se integram ao jogo, etc.
-
Criação do Tabuleiro: Para criar o tabuleiro, os estudantes devem desenhar um caminho no papelão ou papel cartão e adicionar espaços ao longo deste caminho. Esses espaços deverão ter ações ou perguntas relacionadas ao tema estudado.
-
Criação dos Cartões de Jogo: Em seguida, os alunos devem criar cartas de jogo que contêm perguntas ou ações relacionadas à apresentação e saudações em inglês. Por exemplo, um cartão pode exigir que o jogador se apresente ao grupo, pergunte a outro jogador como ele está, ou use uma saudação específica.
-
Jogar o Jogo: Depois que o jogo estiver pronto, o grupo deve jogar para testar a funcionalidade e a aplicação prática do jogo. Eles devem ajustar as regras, se necessário, com base na experiência em jogo.
Entregas do Projeto:
Após concluírem a parte prática do projeto, cada grupo escreverá um documento de projeto em forma de relatório que inclua os seguintes tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
-
Introdução: Os alunos devem contextualizar o tema, explicar sua importância e relevância no mundo real, e, mais importante, a importância e os objetivos do projeto.
-
Desenvolvimento: Os alunos devem descrever a teoria por trás do tópico central do projeto, explicar a atividade prática em detalhes, discutir a metodologia usada para criar o jogo e discutir os resultados obtidos (por exemplo, como o jogo ajudou os alunos a praticar saudações e apresentações em inglês).
-
Conclusão: Os alunos devem resumir os pontos principais do projeto, destacar o que aprenderam sobre saudações e apresentações em inglês e discutir suas conclusões sobre o projeto.
-
Bibliografia: Os alunos devem citar todas as fontes que utilizaram para criar o projeto, incluindo livros, websites, vídeos, etc.
O relatório deve ser escrito de forma clara, concisa e organizada. Espera-se que, ao finalizar esse projeto, os alunos sejam capazes de apresentar-se em inglês, perguntar e responder em inglês: "Qual é o seu nome?" e "Como você vai?", e usar as principais saudações.