Contextualização
Introdução
O perímetro de uma figura geométrica é fundamentalmente a medida do contorno dessa figura. Por exemplo, se quisermos cercar um jardim que tem a forma de um retângulo ou fazer a borda de uma toalha de mesa quadrada, a quantidade de material necessária será o perímetro dessas formas. Matematicamente falando, para polígonos (figuras geométricas com lados retos) como triângulos, quadrados e pentágonos, o perímetro é a soma dos comprimentos de todos os seus lados. Para outros tipos de figuras, como círculos, o perímetro é às vezes chamado de circunferência e pode ser calculado através da fórmula específica.
Assim como muitos outros conceitos matemáticos, o perímetro tem não só relevância teórica, mas também inúmeras aplicações práticas. Podemos usar o conceito de perímetro para determinar a quantidade de tinta necessária para pintar a borda de uma porta, o comprimento da cerca necessária para cercar um parque ou até mesmo o comprimento da linha que separa um campo de futebol.
Contextualização
Entender como calcular e aplicar o conceito de perímetro é uma habilidade útil em muitos campos e carreiras diferentes. Arquitetos podem precisar calcular o perímetro de uma sala para determinar o comprimento do rodapé necessário. Engenheiros podem usar o perímetro para calcular a quantidade de material necessário para construir uma estrutura. Até mesmo no dia a dia, o perímetro tem suas aplicações. Se quisermos colocar uma moldura em torno de um quadro de fotos, precisamos calcular o perímetro do quadro para saber o comprimento da moldura que precisaremos.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos as seguintes fontes para estudo:
- Livro: "Matemática Elementar: geometria plana" de Elon Lages Lima. Disponível em bibliotecas e livrarias.
- Portal Brasil Escola: Perímetro.
- Canal do Youtube "Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio": Playlist de Geometria Plana.
Atividade Prática
Título: Construindo e Calculando Perímetros em Maquetes
Objetivo do Projeto:
Este projeto visa aprimorar a compreensão do cálculo de perímetros ao aplicá-lo em um contexto real. Os alunos aprenderão a calcular o perímetro de diversas figuras geométricas e aplicarão esses conceitos criando maquetes de parques. Além disso, eles trabalharão habilidades de colaboração, gerenciamento de tempo, resolução de problemas e pensamento criativo.
Descrição do Projeto:
Em grupos de 3 a 5 alunos, cada equipe irá projetar e construir uma maquete de um parque. O parque deve conter ao menos três figuras geométricas diferentes (por exemplo, triângulo, quadrado, pentágono, etc.) que os estudantes deverão fazer o cálculo de perímetro. Cada espaço do parque (representado pelas figuras geométricas) deve ser cercado por um material à escolha do grupo, representando a cerca do perímetro. Além disso, os alunos calcularão o custo do material necessário para cercar cada figura, com base em um preço fictício por unidade de medida que será fornecido pelo professor.
Materiais necessários:
- Papel cartão para a base da maquete
- Massa de modelar ou papel colorido para criar as formas geométricas
- Materiais diversos para representar a cerca (lã, arame, fita crepe, etc.)
- Régua ou fita métrica
- Calculadora
- Materiais para decoração da maquete (opcional)
Passo a passo:
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Em seu grupo, discuta e desenhe um esboço do parque. Determine quais figuras geométricas serão usadas e onde estarão localizadas.
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Utilize a massa de modelar ou o papel colorido para criar as figuras geométricas na base de papel cartão.
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Meça os lados de cada figura e registre as medidas. Utilize essas medidas para calcular o perímetro de cada figura. Lembre-se, o perímetro é a soma dos lados de uma figura!
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Com base no preço por unidade de medida fornecido pelo professor, calcule o custo dos materiais necessário para cercar cada figura.
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Use os materiais escolhidos para criar as cercas ao redor de cada figura na maquete.
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Decore a maquete como desejarem, representando um parque.
Entrega do Projeto:
A apresentação do projeto será em duas partes:
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A Maquete: Cada grupo apresentará sua maquete, explicando as escolhas das figuras geométricas, mostrando cálculos de perímetro, e explicando o cálculo do custo dos materiais.
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O Relatório: Cada grupo escreverá um relatório, que deve incluir:
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Introdução: O relatório deve começar com um parágrafo apresentando o projeto, discutindo a importância e aplicação do conceito de perímetro no mundo real e descrevendo o objetivo do trabalho realizado.
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Desenvolvimento: Nesta parte, o grupo deve explicar em detalhe como o projeto foi feito, incluindo a escolha e criação das figuras, a medição dos lados, o cálculo do perímetro, e o cálculo dos custos dos materiais. O grupo também deve discutir quaisquer desafios que encontrou e como os superou.
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Conclusão: Aqui, o grupo deve reunir os principais pontos do projeto, enunciar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas a partir do trabalho realizado.
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Bibliografia: Por fim, o grupo deve indicar as fontes que consultaram para fazer a atividade prática.
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