Entrar

Projeto: Explorando o Patrimônio Cultural: Material e Imaterial

Artes

Original Teachy

''EF15AR25''

Patrimônio Cultural, Material e Imaterial

Contextualização

Neste projeto, exploraremos o conceito e a importância do Patrimônio Cultural, Material e Imaterial. Patrimônio Cultural é um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade, a ação e a memória dos diferentes grupos sociais, seja ele uma festa popular, um sítio arqueológico, obras de arte ou cidades históricas.

Dentro do Patrimônio Cultural, temos o Patrimônio Material, que se refere a algo tangível, que pode ser tocado, como monumentos, edificações, objetos e documentos. Já o Patrimônio Imaterial é intangível e se refere a expressões que se manifestam em práticas, celebrações, ofícios e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades, como danças folclóricas, culinária tradicional e rituais religiosos.

O Patrimônio Cultural é crucial para manter vivas as histórias e tradições de uma região e de seu povo. Ele combina o legado físico, como obras de arte, prédios históricos, e monumentos, com o intangível, que inclui rituais, músicas, danças, crenças, tradições, entre outros. Juntos, eles ajudam a preservar a história e a identidade cultural de um povo.

No mundo em que vivemos, o patrimônio cultural tem um papel fundamental. Ele ajuda a preservar a diversidade cultural, promove o respeito pela história e tradições dos outros e fortalece o senso de pertencimento. Além disso, o patrimônio cultural também tem um impacto econômico, uma vez que é um grande atrativo para o turismo.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Explorando o Patrimônio Cultural: Material e Imaterial"

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda do Patrimônio Cultural, Material e Imaterial, e valorizar a rica diversidade da cultura brasileira.

Descrição Detalhada do Projeto

Neste projeto, os grupos de 3 a 5 alunos irão pesquisar e reportar sobre um aspecto específico do Patrimônio Cultural brasileiro. Cada grupo escolherá um Patrimônio Material e um Imaterial para explorar. Os alunos aprenderão sobre a importância desse patrimônio e como ele contribui para a cultura nacional.

Materiais Necessários

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de arte (papéis coloridos, lápis, tintas, etc.)
  • Computador com processador de texto
  • Materiais para apresentação (pôsteres, slides digitais, etc.)

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formação dos grupos: Os grupos devem ter de 3 a 5 alunos.

  2. Escolha do Patrimônio: Cada grupo escolherá um Patrimônio Material e um Imaterial para estudar. As escolhas podem ser feitas a partir das listas oficiais da UNESCO ou do IPHAN.

  3. Pesquisa: Os alunos irão pesquisar informações sobre os patrimônios escolhidos, como seu significado, sua importância cultural e histórica, seus impactos na comunidade local e seu estado de conservação.

  4. Criação Artística: Cada grupo criará uma representação artística dos patrimônios escolhidos. Para o Patrimônio Material, os alunos devem criar uma réplica ou interpretação do patrimônio com materiais de arte. Para o Patrimônio Imaterial, os alunos podem criar uma apresentação ou performance que represente a tradição, o ofício ou a prática.

  5. Relatório: O último passo é a elaboração do relatório. Este documento deve incluir uma introdução sobre o patrimônio cultural e a importância dos patrimônios escolhidos, um desenvolvimento descrevendo o processo de pesquisa e de criação das representações artísticas, e uma conclusão que apresente os aprendizados obtidos. A bibliografia das fontes usadas também deve ser incluída.

  6. Apresentação: Cada grupo apresentará seu trabalho para a classe, exibindo suas criações artísticas e discutindo o que aprenderam sobre seus patrimônios.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar:

  • As representações artísticas dos patrimônios escolhidos.
  • O relatório detalhado do projeto, contendo Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

A sua representação artística e o relatório devem mostrar um entendimento profundo do patrimônio escolhido e sua importância cultural. O relatório deve ser bem escrito, claramente organizado e livre de erros gramaticais. Além disso, as fontes usadas na pesquisa devem ser devidamente citadas na Bibliografia.

Os alunos devem redigir o relatório de forma a complementar a representação artística - os dois componentes juntos devem fornecer um retrato abrangente do Patrimônio Cultural material e imaterial que escolheram.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies