Contextualização
O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, é um dos fenômenos naturais mais fascinantes e importantes para a vida na Terra. É por meio desse processo que a água circula constantemente entre a atmosfera, a superfície terrestre e o subsolo. Este ciclo é composto por várias etapas, incluindo a evaporação, a transpiração das plantas, a condensação, a precipitação (como chuva ou neve) e o escoamento superficial e subterrâneo de volta aos rios e oceanos.
O ciclo da água não é apenas uma interessante aventura natural, mas também uma história incrível cheia de várias transformações físicas. A mesma água pode começar como um pequeno pedaço de gelo nas montanhas, transformar-se em vapor através da evaporação e, depois de voar por toda a atmosfera na forma de nuvem, pode voltar a se tornar líquida e cair na forma de chuva para ser absorvida pelo solo e, finalmente, regressar ao oceano.
A água é um componente crucial de todos os ecossistemas do nosso planeta. Sem ela, a vida como a conhecemos não seria possível. As florestas, animais e até mesmo nós, seres humanos, somos profundamente dependentes do ciclo da água. Ele permite que a água potável chegue aos nossos lares, que os agricultores irriguem suas lavouras e que tenhamos energia elétrica, pois a água é usada na geração de energia hidrelétrica. Além disso, o ciclo da água tem impacto direto no clima e em eventos climáticos, como chuvas e secas.
Para se aprofundar mais no tema e entender melhor a importância do ciclo da água, os alunos podem se basear nos seguintes recursos:
Atividade Prática: "A Dança da Água: Simulando o Ciclo Hidrológico"
Objetivo
O objetivo deste projeto é simular o ciclo da água na forma de um modelo tridimensional que vocês, alunos, vão criar em grupos de 3 a 5. Além disso, vocês terão que explicar o ciclo da água em forma de uma história.
Descrição
Cada grupo vai criar uma representação tridimensional do ciclo da água. Vocês podem usar os materiais que preferirem para criar o modelo 3D, como massinha de modelar, papelão, algodão, etc. O importante é que o ciclo da água seja representado em suas diversas etapas: evaporação, condensação, precipitação e o escoamento superficial e subterrâneo.
Além do modelo, vocês terão que criar uma história que descreva o ciclo da água. Essa história deve ser feita em forma de um roteiro de teatro e representada em uma apresentação de no máximo 10 minutos.
Materiais Necessários
- Massinha de modelar de várias cores
- Papelão
- Algodão
- Palitos de dente
- Tintas e pincéis
- Papel e canetas coloridas
- Materiais recicláveis
- Notebook ou tablet para pesquisa
Passo a Passo
- Pesquisem sobre o ciclo da água e discutam como vocês podem representá-lo em um modelo 3D.
- Decidam quais materiais vocês vão usar para construir o modelo.
- Desenhem um esboço do modelo antes de começar a construí-lo.
- Comecem a construir o modelo 3D do ciclo da água.
- Enquanto constroem o modelo, discutam como vocês podem criar uma história que represente o ciclo da água.
- Escrevam o roteiro da história.
- Pratiquem a apresentação da história usando o modelo 3D.
- Revisem o trabalho e façam as melhorias necessárias.
Entregas do Projeto
- Modelo 3D do ciclo da água.
- Roteiro da história.
- Apresentação da história.
Após a conclusão das atividades práticas, cada grupo deve escrever um relatório no qual explicam o ciclo da água e como o representaram em seu modelo 3D e na história. O relatório deve ser dividido em quatro seções:
- Introdução: Onde vocês contextualizam o ciclo da água e o seu papel na vida na Terra.
- Desenvolvimento: Onde explicam como construíram o modelo 3D, o roteiro da história, e como esses representam o ciclo da água. Aqui vocês também devem discutir o que aprenderam com este projeto.
- Conclusões: Aqui vocês devem discutir o que concluíram a partir deste projeto.
- Bibliografia: Indicar as principais fontes de informação que utilizaram para realizar o trabalho.