Contextualização
A vida se move através do tempo. À medida que crescemos e aprendemos, percebemos que o tempo é um elemento crucial, que molda tanto a nossa história pessoal quanto a História da humanidade. Nosso mundo é construído em histórias, e essas histórias são moldadas pelo tempo.
O tempo é uma entidade complexa que molda nossas vidas e o mundo ao nosso redor. Ele tem sido uma parte fundamental da civilização humana, afetando tudo, desde nossas rotinas diárias até nossa compreensão geral da História. A passagem do tempo é uma experiência universal, mas cada sociedade e cultura a interpreta de seu próprio modo.
A História é a ciência que estuda as mudanças e continuidades ocorridas no tempo. É a área do conhecimento humano que mais se interessa pelo tempo e sua passagem, pois através dela é possível entender os processos de transformação e continuidade dos mais diversos aspectos da vida humana (sociais, políticos, econômicos, culturais, entre outros). Por isso, a análise do tempo é fundamental para o estudo da História.
Os calendários são formas humanas de organizar a passagem do tempo. Todos usamos os calendários para medir e organizar o tempo, e eles têm sido uma parte fundamental da civilização humana desde os tempos mais antigos. Porém, cada sociedade desenvolveu sua própria maneira de marcar a passagem do tempo, de acordo com suas necessidades e percepções sobre o mundo.
Importância do Tema
Entender o conceito de tempo e como ele influencia a história é fundamental para a compreensão de como sociedades e culturas evoluem. A passagem do tempo não é simplesmente uma contagem de dias, meses e anos, mas uma entidade complexa que afeta todos os aspectos da vida humana. Assim, estudar este tópico nos ajuda a entender a nós mesmos, nossas culturas, nossas tecnologias e nosso lugar no mundo.
Como alunos de história, vocês serão desafiados a entender e considerar diferentes perspectivas sobre o tempo. Isso ajudará vocês a desenvolverem habilidades de pensamento crítico, resolverem problemas e trabalharem efetivamente em equipe. O desafio, portanto, não será apenas entender os conceitos, mas também aplicá-los a novas situações e criar seu próprio entendimento.
Atividade Prática
Título da Atividade: “O Tempo Através dos Séculos”
Objetivo Aprendizagem
Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos explorem e compreendam como diferentes culturas e sociedades ao longo da história definiram e entenderam o tempo e como isso influenciou suas vidas e decisões.
Descrição da Atividade
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo selecionará uma sociedade diferente (por exemplo, os egípcios, os maias, os gregos, os povos indígenas brasileiros, etc.) e estudará como essa sociedade entendia e marcava a passagem do tempo e como essa compreensão influenciou sua história.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisas;
- Livros de história/biblioteca;
- Papel, lápis e marcadores para criação de pôsteres;
- Material para gravação de vídeo: celular ou câmera.
Passo a Passo da Atividade
- Divisão dos grupos e escolha da sociedade a ser pesquisada.
- Pesquisa teórica: Os alunos deverão pesquisar como essa sociedade entendia o tempo, que tipo de calendário (se tinham) utilizavam, que marcos temporais consideravam relevantes, etc.
- Conexão com a vida da sociedade: Os alunos devem pesquisar como essa compreensão do tempo influenciava a vida dessa sociedade (rituais, agricultura, organização social, etc.).
- Elaboração de um pôster: A partir dos estudos realizados, cada grupo deverá criar um pôster ilustrativo que conte a “história do tempo” da sociedade escolhida.
- Gravação de um vídeo: Os alunos deverão gravar um vídeo curto (2-3 minutos) onde apresentam seu pôster e compartilham o que aprenderam sobre como a passagem do tempo era entendida por sua sociedade e como isso afetou sua história.
Entregas do Projeto
Os alunos deverão entregar o pôster criado e o vídeo gravado. Adicionalmente, deverão entregar um relatório escrito que responda às seguintes questões:
- Introdução: Qual sociedade foi estudada e por que foi escolhida? Qual a relevância de compreender como essa sociedade entendia a passagem do tempo?
- Desenvolvimento: Como essa sociedade entendia e marcava a passagem do tempo? Quais as fontes utilizadas para a pesquisa? Como essa marcação do tempo influenciou a vida dessa sociedade?
- Conclusão: O que aprendemos com esse estudo? Como essa compreensão do tempo se encaixa ou contrasta com a nossa? Que conexões podemos fazer entre a passagem do tempo na sociedade estudada e a nossa?
- Bibliografia: Listar as fontes utilizadas na pesquisa.
Essa atividade prática se conecta com a teoria ao pedir aos alunos que aplicam seus conhecimentos sobre a passagem do tempo na pesquisa sobre uma sociedade específica. O relatório escrito permite que os alunos pratiquem a escrita acadêmica, combinando suas descobertas práticas com teoria e análise.
Os alunos terão uma semana para concluir o projeto, incluindo a pesquisa, a criação do pôster e do vídeo e a escrita do relatório.