Entrar

Projeto: Construindo Compreensão sobre Volume com Cubos Unitários

Matemática

Original Teachy

''EF05MA21''

Volume: Relações com Cubos

Contextualização

Introdução Teórica

O volume é uma medida que nos permite quantificar o espaço ocupado por um corpo tridimensional, essencialmente quando falamos de sólidos geométricos. Neste projeto, vamos explorar a dimensão do volume e sua relação com cubos para entender melhor esses conceitos.

Um cubo é um sólido geométrico que possui todas as faces em formato quadrado e com os mesmos tamanhos. Portanto, a medida do volume de um cubo é determinada multiplicando-se o comprimento de um lado três vezes, pois temos três dimensões a considerar: altura, largura e profundidade. Essa ideia de repetir uma medida tridimensional nos ajuda a entender o que significa o volume.

Outro conceito importante é o de cubos de volume unitário. São cubos que têm cada lado medindo uma unidade de comprimento. Quando temos figuras espaciais de volumes desconhecidos, podemos tentar estimar seus volumes contando quantos cubos de volume unitário caberiam dentro dessas figuras, estabelecendo uma relação entre o volume de um cubo e de outros sólidos.

Contextualização

O entendimento do conceito de volume é extremamente importante em diversas áreas do conhecimento, seja em Matemática, Física, Engenharia, Arquitetura, entre outras. É essencial para a resolução de problemas práticos, como determinar a quantidade de líquido que uma garrafa pode comportar ou a quantidade de terra necessária para preencher um jardim.

Além disso, ao conectar o conceito de volume com cubos, os alunos poderão entender melhor a relação do volume de um sólido com seu formato e dimensões. Por exemplo, um arquiteto pode usar blocos de construção (que são em formato de paralelepípedos/cubos) para estimar o volume de um edifício, ou um engenheiro pode usar cubos para calcular a quantidade de material necessário para construir uma estrutura.

Atividade Prática

Título da Atividade: Construindo Compreensão sobre Volume com Cubos Unitários

Objetivo do Projeto

O propósito deste projeto é proporcionar uma experiência prática e colaborativa para os alunos compreenderem o conceito de volume, em particular a relação entre o volume de um cubo e o de outros sólidos. Além disso, o projeto visa desenvolver habilidades de trabalho em equipe, gestão do tempo, comunicação, resolução de problemas e pensamento criativo.

Descrição do Projeto

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, irão criar um sólido cujo volume será calculado com o uso de cubos unitários. Eles então construirão o mesmo sólido usando cubos unitários para verificar seu cálculo. Por fim, os alunos escreverão um relatório descrevendo toda a atividade, o que aprenderam e as conclusões que tiraram desta.

Materiais Necessários

  • Fita métrica
  • Papelão
  • Tesoura
  • Canetas coloridas
  • Cubos unitários (podem ser construídos com papelão)

Passo a passo

  1. Cada grupo escolherá ou designará uma figura tridimensional a ser criada, como um cubo, um paralelepípedo, uma pirâmide, entre outros.
  2. Medirão as dimensões da figura utilizando a fita métrica.
  3. Calcularão o volume teórico do sólido utilizando a fórmula adequada.
  4. Recortarão o papelão de acordo com as dimensões da figura escolhida e montarão o sólido.
  5. Utilizarão os cubos unitários para preencher o sólido e contarão quantos cubos foram necessários.
  6. Compararão o número de cubos unitários utilizados com o volume teórico calculado.
  7. Prepararão uma apresentação visual da atividade, com fotos do processo e explicações a respeito.
  8. Escreverão um relatório descrevendo a atividade, explicando a teoria por trás do volume e dos cubos, a metodologia utilizada, os resultados obtidos e as conclusões tiradas do projeto.

Entregas do Projeto

Os alunos irão entregar a figura tridimensional criada, a apresentação visual, e o relatório escrito. O relatório deve ser estruturado da seguinte forma:

  1. Introdução: O aluno deverá contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real. Além disso, deverão identificar o objetivo deste projeto.

  2. Desenvolvimento: O aluno deverá explicitar a teoria do volume e dos cubos, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada, e apresentar e discutir os resultados obtidos. Este deve ser o maior tópico do relatório.

  3. Conclusão: O aluno deverá concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

  4. Bibliografia: O aluno deverá indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Ao final do projeto, espera-se que os alunos tenham adquirido habilidades técnicas para reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e para calcular o volume de figuras espaciais por meio de cubos de volume unitário. Além disso, espera-se que tenham fortalecido habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problema, pensamento criativo, proatividade, entre outras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies