Entrar

Projeto: Explorando Área e Perímetro

Matemática

Original Teachy

''EF05MA20''

Área e Perímetro: Comparação

Contextualização

O perímetro e a área são dois conceitos fundamentais na geometria e na matemática em geral. Entender esses conceitos permitirá que você explore e resolva problemas do mundo real que envolvem espaços e formas.

Introdução

Em matemática, o perímetro de uma figura plana é a soma dos comprimentos de seus lados, ou seja, é a medida do contorno da figura. Se imaginarmos uma figura como um campo, o perímetro seria a medida da cerca que o circunda. No caso de um quadrado ou retângulo, por exemplo, o perímetro pode ser encontrado somando os comprimentos de todos os seus quatro lados.

A área, por outro lado, é a medida da extensão de uma superfície. Se continuarmos com a analogia do campo, a área seria o espaço dentro da cerca. Em um quadrado ou retângulo, a área pode ser calculada multiplicando o comprimento de uma de suas bases pela altura.

Por que é importante?

A compreensão dos conceitos de área e perímetro é fundamental em uma variedade de campos, incluindo engenharia, arquitetura, planejamento urbano e até mesmo agricultura. Por exemplo, um arquiteto precisa saber a área de um cômodo para planejar seu design e o perímetro para calcular a quantidade de material necessário para os acabamentos de pisos e tetos. Da mesma forma, um agricultor precisa saber a área de seu terreno para estimar a quantidade de sementes ou fertilizantes de que precisará, enquanto o perímetro pode ser importante para planejar cercas ou caminhos de acesso.

Além disso, entender a relação entre área e perímetro permite compreender que duas formas podem ter a mesma área, mas perimetros diferentes, e vice-versa. Essa descoberta pode ser surpreendente e emocionante, e abrirá portas para a exploração de novos conceitos matemáticos.

Atividade Prática: "Explorando Área e Perímetro"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é explorar os conceitos de área e perímetro por meio da criação e análise de formas geométricas. Os alunos aprenderão a calcular a área e o perímetro de várias figuras e a entender a relação entre essas duas medidas.

Descrição do Projeto

Neste projeto, os alunos trabalharão em grupos de três a cinco membros para criar uma variedade de formas geométricas usando cordas e pinos. Eles calcularão o perímetro e a área de cada forma e registrarão seus resultados. Em seguida, eles compararão os dados coletados e discutirão suas descobertas.

Materiais Necessários

  • Corda de diferentes comprimentos
  • Pinos
  • Fita métrica
  • Folha de papel e lápis para anotações
  • Calculadora (opcional)

Passo a Passo

  1. Formação dos Grupos: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes.
  2. Definição das Figuras: Cada grupo deve escolher pelo menos três formas geométricas diferentes para criar: um quadrado, um retângulo e um triângulo.
  3. Criação das Figuras: Usando a corda e os pinos, os alunos criarão suas formas geométricas em uma superfície plana.
  4. Medição: Os alunos medirão os lados de suas formas usando a fita métrica e calcularão o perímetro de cada forma.
  5. Cálculo da Área: Os alunos calcularão a área de cada forma e registrarão seus resultados.
  6. Análise: Os alunos compararão e discutirão seus resultados, tentando encontrar relações entre a área e o perímetro das formas.
  7. Documentação: Cada grupo deve preparar um relatório documentando suas descobertas.

Entrega do Projeto

Após a conclusão da parte prática do projeto, os grupos de alunos devem redigir um relatório documentando suas descobertas e aprendizados. O relatório deve incluir as seguintes seções:

  1. Introdução: Os alunos devem contextualizar o problema que estavam tentando resolver, a relevância e aplicação dos conceitos de área e perímetro no mundo real, e o objetivo deste projeto.
  2. Desenvolvimento: Os alunos devem descrever em detalhes as formas que criaram, como mediram os lados e calcularam o perímetro e a área de cada forma. Eles devem apresentar os resultados obtidos e discuti-los, observando qualquer relação ou padrão observado entre a área e o perímetro das formas.
  3. Conclusões: Os alunos devem concluir o projeto retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes de informações que foram utilizadas para a realização do projeto, sejam elas livros, páginas da web, vídeos, etc.

Os relatórios devem ser entregues uma semana após a realização da atividade prática, permitindo aos alunos tempo suficiente para refletir sobre suas descobertas, elaborar seu relatório e colaborar efetivamente como um grupo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies