Objetivos
- Compreender o conceito de verbo e sua função na oração.
- Identificar e diferenciar verbos nos tempos verbais de presente, passado e futuro do indicativo.
- Flexionar corretamente os verbos nos três tempos verbais.
Você Sabia?
1. Os verbos sempre estão em ação! Eles são como as estrelas do conjunto verbal, mostrando o que está acontecendo - ou vai acontecer!
2. Já percebeu que nos jogos de ‘estou, estive, estarei’, quem ‘rege’ as cenas são os verbos? São eles que contam a história do passado, presente e futuro! ✨
3. 樂 Sabia que em alguns idiomas, os verbos mudam de formas bem mais complexas do que no português? Pegue seu Google Translate e tente traduzir um verbo em alemão ou russo! Você vai ver a diferença! 藍
Contextualizando
Vamos lá, turminha! Vocês realmente sabem por que os verbos são tão importantes na nossa língua? Eles são verdadeiros artistas das palavras e podem transformar uma simples oração em uma história emocionante! Imagina só se a frase 'O João foi ao mercado' ficasse assim 'O João disse-me que iria ao mercado ontem' – pouca diferença, enorme significado! ️
Os verbos são mágicos porque são os responsáveis pelas ações em uma frase. E o coringa disso tudo: eles mudam para nos indicar o tempo em que a ação acontece! Presente, passado, futuro – assim como Super-Homem, Homem de Ferro e Hulk: cada um tem sua vez!
E não pense que eles se limitam às redações da escola! Os verbos estão em todos os lugares: desde aquelas mensagens super-rápidas no grupo do WhatsApp, passando pelos memes viralizantes no Instagram, chegando até as incríveis histórias que adoramos ler antes de dormir. Preparados para essa aventura? Vamos colocar em prática essas super habilidades!
Atividade 1: Verbos no Mundo Virtual ✨
Descrição
Nesta atividade super dinâmica e criativa, toda a turma vai embarcar em uma jornada pelo mundo virtual para explorar os verbos de uma forma totalmente inovadora e divertida! O desafio é criar um jogo digital onde os jogadores, além de se divertir, irão aprender e praticar a identificação e flexão dos verbos nos tempos verbais de presente, passado e futuro. Utilizando plataformas digitais gratuitas, vocês serão os desenvolvedores desse jogo educativo, tudo isso de maneira colaborativa, unindo as habilidades de cada um para um só propósito: aprender brincando!
Bora aí? 朗 Vamos construir pontes entre a teoria e a prática, afinal, quem disse que aprender gramática não pode ser divertido e interativo? Preparem-se para muita diversão e conhecimento!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Computadores ou notebooks
- Plataforma de criação de jogos digitais (como Scratch, Tynker, ou outra de preferência)
- Papéis e canetas para planejamento
- Ferramentas de edição de imagem (como Canva ou outra de preferência)
- Plataforma de comunicação online (como Google Meet, Zoom ou Microsoft Teams)
- Grupo privado em rede social (Facebook, Instagram ou Google Classroom) para compartilhamento e discussões
Passo a Passo
- 1. Formação de Equipe (Semana 1): Toda a turma, dividida em subgrupos, assumirá diferentes papéis, como design, programação, conteúdo e gerência do projeto. Cada subgrupo será responsável por uma etapa específica do desenvolvimento do jogo.
- 2. Planejamento Inicial (Semana 1): Cada subgrupo irá se reunir de forma remota para discutir e planejar a estrutura do jogo. Definam quais serão os tipos de desafios, os tempos verbais que serão abordados, e as dinâmicas interativas que farão parte do jogo.
- 3. Pesquisa e Conteúdo (Semana 2): Os subgrupos responsáveis pelo conteúdo devem realizar uma pesquisa aprofundada sobre verbos, tempos verbais e flexões. Coletarão exemplos ricos e variados para enriquecer o conteúdo do jogo.
- 4. Desenvolvimento (Semana 2-3): Utilizando plataformas de criação de jogos digitais, como Scratch ou Tynker, os subgrupos de programação começarão a implementar o jogo conforme o planejado. O subgrupo de design ficará responsável pela criação de imagens, animações e sons para complementar o conteúdo do jogo.
- 5. Reuniões de Acompanhamento (Semanas 2-3): Em encontros periódicos, toda a turma se reunirá para discutir o andamento do projeto, compartilhar problemas e soluções encontradas, e manter a coesão do grupo.
- 6. Testes e Ajustes (Semana 4): Após a produção do jogo na plataforma escolhida, a turma realizará sessões de testes com colegas e familiares para identificar erros e ajustar o funcionamento do jogo.
- 7. Apresentação e Feedback (Semana 4): A turma irá preparar uma apresentação final do projeto, demonstrando o jogo criado, a jornada de aprendizagem e os desafios enfrentados. Após a apresentação, haverá um momento de feedback 360°, onde cada aluno terá a oportunidade de dar e receber feedback sobre a participação e colaboração no projeto.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável desta atividade será um jogo digital interativo e educativo, desenvolvido em equipe. O jogo deverá conter uma série de desafios onde os jogadores identificarão e flexionarão os verbos nos tempos verbais de presente, passado e futuro. O jogo deve proporcionar uma experiência envolvente e educativa, utilizando recursos multimídia (imagens, vídeos e sons). Além do jogo, a turma deve preparar uma apresentação final demonstrando a lógica por trás da criação do jogo, os principais desafios e como foram superados, e uma reflexão sobre o aprendizado adquirido ao longo do projeto. A apresentação pode ser gravada em vídeo e compartilhada na plataforma de comunicação online utilizada pelo grupo.
Atividade 2: Festival de Microfilmes Verbais ️
Descrição
Preparados para uma experiência de cinema inesquecível? ✨ Nesta atividade, a turma vai se transformar em verdadeiros cineastas e criar uma série de pequenos filmes (microcurtas) focados nos verbos e nos diferentes tempos verbais. ️ Usando celulares ou câmeras, vocês serão responsáveis por roteirizar, filmar e editar microfilmes que exemplifiquem a conjugação e o uso de verbos no presente, passado e futuro. A tarefa inclui escolher cenários, encontrar atores (seus amigos de turma), e dar vida a historinhas vibrantes! A cereja do bolo: todos os curtas serão compilados em um festival online, onde família e amigos poderão assistir e votar no melhor filme!
Materiais Necessários
- Celulares ou câmeras para gravação de vídeo
- Acesso à internet
- Computadores ou notebooks para edição
- Ferramentas de edição de vídeo (como iMovie, Kinemaster, ou outra de preferência)
- Plataforma de rede social para compartilhamento e votação (YouTube, Google Classroom, etc.)
- Papéis e canetas para roteirização
Passo a Passo
- 1. Formação de Equipes e Brainstorm (Semana 1): Toda a turma é dividida em subgrupos, cada um responsável por produzir um curta-metragem sobre um tempo verbal (presente, passado e futuro). Realizem uma sessão de brainstorm para definir as histórias e os cenários de cada curta.
- 2. Roteirização (Semana 1): Cada subgrupo escreverá o roteiro completo do seu curta-metragem, descrevendo as cenas, diálogos, ações dos personagens e os verbos que serão exemplificados.
- 3. Ensaios e Preparação (Semana 2): Ensaiem as cenas com os atores voluntários (os colegas), ajustem o roteiro e definam os cenários e figurinos necessários para a filmagem.
- 4. Gravação (Semana 2-3): Com o roteiro e as cenas definidos, cada subgrupo gravará o seu curta-metragem usando celulares ou câmeras. Certifiquem-se de gravar o áudio de forma clara, pois os verbos precisam ser bem audíveis.
- 5. Edição dos Filmes (Semana 3): Utilizando ferramentas de edição de vídeo, cada subgrupo editará seu curta. Inseriremos legendas indicando os verbos e seus tempos verbais para facilitar o entendimento.
- 6. Compilação dos Filmes (Semana 3): Com todos os curtas prontos, compilaremos em um único vídeo que será postado em uma plataforma de comunicação online.
- 7. Festival Online (Semana 4): Após a postagem, será aberto um período de votação para os curtas-metragens, onde familiares e amigos poderão assistir e votar no melhor filme, incentivando a interação externa com a atividade.
- 8. Exibição Oficial (1ª semana de aulas presenciais): Na volta às aulas presenciais, exibiremos todos os curtas-metragens para a turma presencialmente, com direito a pipoca e muita diversão! Certifiquem-se de comemorar o sucesso do projeto!
O Que Você Deve Entregar?
O entregável será uma coletânea de microfilmes sobre verbos, composta por uma série de curtas-metragens explorando os tempos verbais de presente, passado e futuro. Cada filme deverá variar de 1 a 3 minutos de duração. Após a produção, os filmes devem ser editados e compilados em um único vídeo que será postado em uma plataforma de comunicação online (YouTube, Google Classroom, etc.). Finalizada a postagem, será aberto um período de votação, onde familiares e outros alunos poderão assistir aos filmes e votar no melhor. Ao retornar à escola, será feita uma exibição completa dos curtas-metragens para toda a turma, com direito a pipoca e muita diversão!
Atividade 3: Desafio do Verbograma: Conectando Verbos e Palavras ✏️
Descrição
E aí, turma! Estão prontos para um desafio criativo e super digital? Que tal transformar a nossa aula de verbos em um grande jogo de palavras e verbos? 朗 Nesta atividade, vocês criarão um mega verbograma digital cooperativo. O que é um verbograma, vocês devem estar se perguntando? 樂 Seguinte: imagine uma cruzadinha, mas em vez de cruzar palavras, vamos cruzar verbos e seus tempos verbais de uma maneira super interativa! Cada grupo ficará responsável por uma parte desse verbograma gigante. Além de trabalhar em equipe, usando suas habilidades web, vocês vão explorar vídeos, imagens, links e funções interativas em um ambiente online. ☕
O objetivo? Criar um super jogo de verbograma que seja divertido, educativo e que envolva toda a turma na sua construção! Vamos juntar forças e conhecimentos para mostrar que aprender verbos pode ser uma aventura cheia de descobertas incríveis. Vamos juntos?
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Computadores ou notebooks
- Plataforma gratuita para criação de verbogramas digitais (como Genially, Canva, Google Docs)
- Ferramentas de edição de imagem (como Canva ou outra de preferência)
- Plataforma digital para colaboração e compartilhamento (Google Classroom, WhatsApp, Discord ou outra de preferência)
- Papéis e canetas para ajudar no brainstorm e planejamento inicial
Passo a Passo
- 1. Planejamento Inicial (Semana 1): Toda a turma se reunirá (virtualmente ou presencialmente) para definir o escopo do projeto e planejar a distribuição das tarefas. Façam um brainstorm em grupo para decidir quais verbos e tempos verbais serão incluídos no verbograma.
- 2. Divisão de Tarefas (Semana 1): Dividam-se em subgrupos e deleguem responsabilidades específicas, como: pesquisa de verbos e exemplos, design visual, criação de interações, entre outros.
- 3. Pesquisa de Conteúdo (Semana 1): Cada subgrupo pesquisará verbos e exemplos práticos para incluir no verbograma. Esses verbos devem ser variados e relevantes, abrangendo diferentes contextos e categorias.
- 4. Roteirização (Semana 1-2): Utilizem papéis e canetas para esboçar o layout do verbograma, indicando onde cada verbo e exemplo será localizado no jogo. Pensem em como organizar os verbos conforme as categorias e os tempos verbais.
- 5. Desenvolvimento Digital (Semana 2-3): Cada subgrupo iniciará a criação do verbograma na plataforma escolhida, adicionando textos, imagens, links e botões interativos conforme o planejamento. Reúnam-se periodicamente para alinhar o progresso e fazer ajustes.
- 6. Testes (Semana 3): Realizem sessões de teste do verbograma com outros colegas, professores e familiares para verificar a navegação, interações e entendimento do conteúdo. Anotem feedbacks e façam os ajustes necessários.
- 7. Compilação e Publicação (Semana 3-4): Compilem todos os componentes criados por cada subgrupo em uma única plataforma. Verifiquem se todos os elementos estão consistentes e interligados. Postem o verbograma final em uma plataforma visível e acessível (como Google Classroom ou uma página web).
- 8. Apresentação (Semana 4): Preparem uma apresentação para demonstrar o verbograma para a turma e convidados. Durante a apresentação, expliquem o processo de criação, os desafios enfrentados e como foram superados. Após a apresentação, convidem todos os presentes a explorar e jogar o verbograma digital.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável final será um verbograma digital interativo, criado em colaboração por toda a turma. O verbograma deve conter vários verbos conjugados nos tempos verbais de presente, passado e futuro, com exemplos ilustrativos práticos e variados. Além disso, o verbograma deve ser visualmente atraente e oferecer uma experiência interativa ao jogador. Todo o trabalho deverá ser organizado em uma única plataforma digital escolhida e compartilhada, permitindo que qualquer pessoa (outros alunos da escola, famílias e amigos) possa acessá-lo e apreciar o aprendizado.