Contextualização
Neste projeto, estudaremos sobre a escrita e a fala, buscando entender os conceitos de fonema e letra. No português, bem como em todos os outros idiomas, é fundamental entender como usamos a fala e a escrita para nos comunicarmos. Em nosso cotidiano, transitamos constantemente entre essas duas formas de linguagem, e muitas vezes, nem percebemos as nuances e singularidades presentes nessa transição.
As palavras são compostas por letras, que são os símbolos gráficos que usamos ao escrever. Já os fonemas representam os sons da fala, ou seja, a representação sonora das palavras. O interessante é que a quantidade de letras e fonemas em uma palavra pode não ser a mesma, e essa é uma das riquezas da nossa língua.
Introdução
O português é uma língua muito rica e cheia de particularidades, especialmente quando falamos da relação entre escrita e fala. A maneira como falamos varia bastante dependendo da nossa região e cultura, e isso se reflete na forma como escrevemos.
No primeiro tópico deste projeto, investigaremos as diferenças entre o português escrito e o falado. Falar e escrever são habilidades distintas e cada uma requer uma forma diferente de compreensão da língua. Enquanto a fala é mais espontânea e presente no nosso dia a dia, a escrita demanda mais organização e reflexão.
No segundo tópico, exploraremos os conceitos de letra e fonema. A compreensão desses conceitos é fundamental para a alfabetização e o ensino de línguas. Através do estudo de fonemas e letras, podemos entender melhor a estrutura da nossa língua, o que nos ajuda a melhorar nossas habilidades de leitura e escrita.
Para aprofundar seus conhecimentos, recomendamos a leitura do livro "A Arte de Escrever Bem: um guia para jornalistas e profissionais do texto" de Dad Squarisi e Arlete Salvador, o uso do portal educacional "Nova Escola" (https://novaescola.org.br/) e a visualização de vídeos educativos no canal "Português em Foco" no YouTube (https://www.youtube.com/c/Portugu%C3%AAsemFoco).
Atividade Prática: "Vozes e Letras - Uma aventura na língua portuguesa"
Objetivo do projeto:
- Compreender as diferenças entre o português escrito e o falado.
- Diferenciar letras de fonemas.
- Reconhecer os principais fonemas do português.
Descrição detalhada do projeto:
Neste projeto, os alunos irão conduzir uma série de atividades em grupo para explorar o mundo dos fonemas e das letras na língua portuguesa. Dividindo-se em grupos de três a cinco alunos, os participantes deverão desenvolver uma apresentação teatral, um painel explicativo e um relatório escrito sobre o tema.
Materiais necessários:
- Papel, lápis e borracha.
- Canetas coloridas.
- Papel cartão ou cartolina.
- Computador com acesso à internet.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
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Pesquisa e entendimento dos conceitos: Ao iniciar o projeto, os alunos devem conduzir uma pesquisa detalhada sobre os conceitos-chave: escrita e fala, letra e fonema. Usando os recursos sugeridos acima, cada grupo deve se aprofundar nos tópicos e compartilhar os conhecimentos adquiridos entre si.
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Apresentação teatral: Como parte prática, os alunos vão criar uma apresentação teatral para ilustrar a diferença entre letras e fonemas e entre a escrita e a fala.
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Cada grupo deve elaborar um roteiro, onde se deve evidenciar a diferença entre a escrita e a fala em uma situação cotidiana.
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A apresentação teatral deve incluir uma cena especificamente planejada para mostrar a diferença entre letras e fonemas. Dica: a apresentação de palavras com mesma quantidade de letras, mas diferentes números de fonemas pode ser uma ideia interessante.
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Elaboração de um painel explicativo: A próxima etapa do projeto é a criação de um painel que apresenta visualmente os conceitos de letra e fonema, e as diferenças entre a escrita e a fala.
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O painel deve ser colorido e informativo, com exemplos claros e concisos.
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Cada grupo deve apresentar seu painel à turma, explicando os conceitos e exemplos.
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Redação do relatório: Finalmente, cada grupo deve escrever um relatório documentando os processos e resultados do projeto. O relatório deve conter:
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Introdução: Contextualização dos conceitos envolvidos e dos objetivos do projeto.
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Desenvolvimento: Descrição detalhada do processo de realização do projeto, incluindo a pesquisa, o roteiro da peça teatral, a criação do painel e a apresentação à turma.
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Conclusão: Deve-se refletir sobre o aprendizado do grupo, as dificuldades encontradas e como foram superadas, além de comentar sobre as descobertas feitas no projeto.
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Bibliografia: O grupo deve citar as fontes utilizadas para a pesquisa e criação do projeto.
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O projeto deve ser concluído em até um mês, desde a pesquisa inicial até a apresentação do painel e entrega do relatório.
A atividade prática "Vozes e Letras - Uma aventura na língua portuguesa" tem como finalidade proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado significativa, lúdica e colaborativa, na qual eles possam aprender a diferenciar letras de fonemas e entender as diferenças entre a escrita e a fala na língua portuguesa, enquanto desenvolvem habilidades socioemocionais importantes, como gestão de tempo, trabalho em equipe e comunicação.