Contextualização
Introdução
Desmatamento é o processo de corte e remoção de árvores em florestas e florestas. É feito principalmente para abrir espaço para a agricultura, pecuária, exploração madeireira e urbanização. Devido à sua natureza destrutiva, o desmatamento tem recebido atenção global crescente e é considerado um dos principais problemas ambientais que o mundo enfrenta hoje.
O desmatamento contribui significativamente para as mudanças climáticas ao liberar dióxido de carbono, um gás de efeito estufa, que é armazenado nas árvores. Além disso, pode levar à perda de biodiversidade, à erosão do solo e à perturbação do ciclo da água. No entanto, a necessidade de terras para a agricultura, a exploração madeireira para a produção de papel e madeira e a urbanização para a expansão das cidades são algumas das razões que alimentam a prática do desmatamento.
Contextualização
O Brasil é um dos países mais afetados pelo desmatamento no mundo, com a Floresta Amazônica sendo a mais atingida. Apesar de suas riquezas naturais e importância para a manutenção do clima global, a Amazônia sofre com altos índices de desmatamento, principalmente devido à necessidade de terras para a pecuária e agricultura.
Entender as causas e consequências do desmatamento é vital para todos nós, pois impacta diretamente nosso futuro. Conhecer os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, bem como as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano na agropecuária e no processo de industrialização, são elementos fundamentais para a compreensão deste tema.
Atividade Prática
Título: "Do Verde ao Cinza: Uma Simulação de Desmatamento"
Objetivo do Projeto:
Este projeto tem como objetivo proporcionar uma melhor compreensão dos efeitos do desmatamento e da importância da preservação dos recursos naturais. Através deste projeto prático, os alunos poderão entender como o desmatamento altera a paisagem e a biodiversidade e quais as consequências disso para o clima, o solo e a vida como um todo.
Descrição do Projeto:
Os grupos de alunos irão criar uma maquete tridimensional representando uma floresta antes e depois do desmatamento. A parte "antes" da maquete deve apresentar uma floresta densa com uma diversidade de árvores, animais e um rio. A parte "depois" deve mostrar a mesma área, mas agora com menos árvores, menor biodiversidade, erosão do solo e mudança no curso do rio.
Materiais Necessários:
- Papelão ou local apropriado para a base da maquete
- Tinta verde para o chão da floresta
- Tinta marrom para o solo desmatado
- Argila ou papel machê para fazer o relevo (montanhas, vales, etc.)
- Papel colorido ou palitos para as árvores
- Algodão para as nuvens
- Material de papelaria (cola, tesoura, marcadores, etc.)
- Pequenos brinquedos de animais ou figuras de papel
- Papel celofane azul para o rio
Passo a Passo:
- Planejamento: Os grupos devem começar fazendo uma pesquisa sobre o desmatamento e a vida na floresta. Eles devem escolher um tipo específico de floresta para representar em sua maquete e aprender sobre a fauna, a flora e o ecossistema lá existentes.
- Desenho: Após a pesquisa, os alunos devem desenhar um esboço do que será a maquete, incluindo a representação do antes e do depois do desmatamento.
- Construção: Com o plano em mãos, os alunos começarão a construir a maquete. Eles podem usar argila ou papel machê para criar o relevo da floresta e pintar com tinta verde para representar a vegetação.
- Adicionar Elementos: Após a secagem da tinta, os alunos podem começar a adicionar as árvores, os animais e o rio, utilizando os materiais previamente definidos.
- Representação do Desmatamento: Em seguida, os alunos devem mostrar o efeito do desmatamento no lado "depois" da maquete. Eles devem remover a maior parte das árvores, representar a erosão do solo e a mudança no curso do rio e mostrar a redução da biodiversidade.
- Relatório: Por fim, os alunos devem escrever um relatório documentando todo o processo. Este relatório deve incluir uma introdução à problemática do desmatamento, a descrição da atividade realizada, discussão dos resultados obtidos e a conclusão do projeto.
Entregas do projeto:
- Maquete: Uma maquete representando uma floresta antes e depois do desmatamento.
- Relatório: Um relatório detalhado do processo. Este relatório deve incluir uma introdução à problemática do desmatamento, descrição detalhada do projeto (incluindo fotos da maquete em diferentes fases), discussão dos resultados obtidos e conclusões.
Os resultados obtidos devem discutir as alterações observadas na paisagem, no clima, na biodiversidade e no solo após o desmatamento, enquanto as conclusões devem refletir o aprendizado dos alunos sobre a importância da preservação dos recursos naturais e as consequências devastadoras do desmatamento.
Os estudantes devem redigir o documento em um formato de relatório tradicional (Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia) e este deve complementar e detalhar cada etapa da atividade prática realizada.