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Projeto: Recriando os Movimentos das Placas Tectônicas

Geografia

Original Teachy

'EF06GE05'

Terra: Placas Tectônicas

Contextualização

As placas tectônicas são enormes blocos que compõem a camada sólida mais externa da Terra, flutuando sobre um "mar" de rochas fundidas mais profundas e mais quentes. Estas placas não são estáticas, mas estão em constante movimento, por mais lentos que esses movimentos possam ser. Pense na superfície da Terra como um quebra-cabeça, onde cada peça é uma placa tectônica. O estudo sobre tais placas e os seus movimentos é de suma importância na disciplina de Geografia, já que eles são responsáveis por vários fenômenos geológicos que ocorrem no nosso planeta.

A movimentação das placas tectônicas pode resultar em três tipos de limites: convergentes, divergentes e transformantes. Os limites convergentes ocorrem quando duas placas se movem uma em direção à outra, causando uma colisão. Já os limites divergentes ocorrem quando duas placas se afastam uma da outra, formando uma zona de fissura. Por fim, os limites transformantes ocorrem quando duas placas deslizam uma ao lado da outra.

Agora, você deve estar se perguntando, mas o que esses movimentos têm a ver com o nosso cotidiano? Muito! Se pararmos para pensar, esses movimentos tectônicos moldam o mundo em que vivemos, formando montanhas, vulcões e até mesmo grandes fossas oceânicas. Além disso, os terremotos e os tsunamis são resultados diretos da movimentação dessas placas. Eles também influenciam na distribuição de minerais e combustíveis fósseis e até mesmo na evolução da vida na Terra.

Para aprofundar seus estudos e conhecimentos, recomendamos a utilização do material disponibilizado pelo site Brasil Escola, Portal GEA e também o documentário da BBC sobre Placas Tectônicas, disponível no YouTube. Esses recursos, além de confiáveis, são ricos em informações que vão te ajudar a compreender melhor esse fascinante assunto.

Atividade Prática: "Recriando os Movimentos das Placas Tectônicas"

Objetivo do projeto

Demonstrar de maneira prática e lúdica o movimento das placas tectônicas e suas consequências, como a formação de terremotos, vulcões, montanhas e abismos marinhos.

Descrição detalhada do projeto

Divididos em grupos de 3 a 5 integrantes, os alunos irão construir um modelo tridimensional simplificado que representará a movimentação das placas tectônicas. O modelo não tem a intenção de ser um retrato fiel da realidade, mas de demonstrar de maneira simplificada e fácil de entender os conceitos de placas tectônicas, suas movimentações e suas consequências. Após a montagem do modelo, os alunos deverão apresentar uma encenação simples, utilizando o modelo construído, para representar os diferentes tipos de movimentos das placas tectônicas (convergentes, divergentes e transformantes) e suas consequências. Finalmente, os alunos deverão redigir um relatório detalhando todo o processo, desde a pesquisa inicial, passando pela montagem do modelo e até a encenação final.

Materiais necessários

  • 2 bandejas de isopor (ou material similar) para representar as placas tectônicas
  • Lápis de cor ou tinta para pintura
  • Massa de modelar ou argila
  • Tesoura
  • Cola branca
  • Palitos de churrasco

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Pesquisa inicial: o primeiro passo do trabalho exige pesquisa e estudo aprofundado sobre o movimento das placas tectônicas e suas consequências. Utilize os recursos sugeridos na introdução, bem como livros e outros materiais confiáveis.

  2. Construção do modelo: com as bandejas de isopor, os alunos irão recortar e pintar duas placas tectônicas.

  3. Montagem do cenário: O grupo deverá então modelar com a argila montanhas, vulcões e fossas oceânicas, representando os diferentes tipos de consequências da movimentação das placas, e colá-los nas placas de isopor.

  4. Encenação: Com o cenário pronto, chegou a hora da encenação. O grupo deve mover as placas de isopor de maneira a demonstrar os três diferentes tipos de movimentos (convergentes, divergentes e transformantes) e suas consequências, e explicar o que está acontecendo enquanto fazem os movimentos.

  5. Redação do relatório: Após a construção do modelo e a encenação, o grupo deve redigir um relatório detalhando todo o processo, desde a pesquisa inicial, a construção do modelo, a encenação e tudo que aprenderam durante o projeto. O relatório deve ser dividido em quatro partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. A Introdução deve apresentar uma contextualização do tema, sua relevância e o objetivo do trabalho. No Desenvolvimento, o grupo deve explicar a teoria do movimento das placas tectônicas, descrever detalhadamente a atividade realizada e discutir os resultados obtidos. Na Conclusão, o grupo deve revisitar os pontos principais discutidos no trabalho, destacar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas. Por último, o grupo deve apresentar a Bibliografia, indicando todas as fontes utilizadas para o trabalho.

Entregas do projeto

Ao final da atividade, cada grupo deve entregar o modelo criado e um relatório escrito digital com no mínimo 5 páginas. A avaliação levará em consideração o entendimento teórico sobre o tema, a execução da atividade prática e a qualidade do relatório entregue.

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