Contextualização
A Grécia Antiga foi um período da história humana que impactou de maneira significativa a cultura ocidental. De lá surgiram os conceitos de democracia, filosofia, teatro e competições esportivas que influenciaram e afetam diretamente a sociedade contemporânea.
Neste projeto, viajaremos no tempo até a Grécia Antiga, explorando suas ideias, cultura, economia e política. Nosso objetivo é compreender, em profundidade, o que era a Grécia Antiga, como essa civilização influenciou o mundo e como isso se reflete em nosso tempo atual.
Introdução
A Grécia Antiga, considerada o berço da civilização ocidental, apresenta uma história rica e complexa. Composta por diversas cidades-estado, as chamadas pólis, a Grécia Antiga tornou-se conhecida principalmente por Atenas e Esparta. Cada uma dessas cidades tinha suas próprias estruturas políticas, sociais e culturais.
A Atenas Clássica é reconhecida como berço da democracia, da filosofia ocidental, da literatura escrita, das principais artes dramáticas (comédia e tragédia), das ciências políticas, da academia, da história (como disciplina acadêmica), do direito e da matemática.
Por outro lado, Esparta, conhecida por seu forte exército e por sua educação focada na formação de guerreiros, nos oferece um olhar diferente sobre a Grécia Antiga. Esparta era uma cidade-estado oligárquica, governada por poucos. Temos, então, um panorama de como uma única região, embora unificada em termos de linguagem, religião e costumes, possuía uma incrível diversidade cultural e política.
Atividade Prática
Título da Atividade:
"Recriando a Grécia Antiga: Uma Jornada através da História"
Objetivo do Projeto:
Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos uma observação mais próxima e detalhada da Grécia Antiga, entendendo seus aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos, assim como a influência dessa civilização em nossa sociedade contemporânea.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os grupos deverão criar uma maquete representando uma das cidades-estado da Grécia Antiga (Atenas ou Esparta), mostrando a arquitetura, o modo de vida, a cultura, economia e a organização política da cidade escolhida. Além disso, deverão preparar uma encenação ou narrativa de um evento notável ocorrido na cidade representada. Ao final, o grupo deverá apresentar a maquete, a encenação e um relatório escrito sobre a Grécia Antiga.
Materiais Necessários:
Os materiais a serem utilizados na realização deste projeto podem variar dependendo da criatividade dos alunos, mas sugerimos os seguintes:
- Papelão, papel, cola, tesoura, tinta etc. para a construção da maquete.
- Figurinos e adereços para a encenação.
- Computador ou caderno para a elaboração do relatório.
Passo a Passo Detalhado:
- Dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo deve escolher uma cidade-estado (Atenas ou Esparta) para pesquisar e representar.
- Os alunos devem pesquisar sobre a cidade escolhida utilizando a bibliografia sugerida e outras fontes.
- Cada grupo deve elaborar um esboço da maquete e da encenação. O esboço deve detalhar como a maquete representará a arquitetura, a cultura, economia e a política da cidade. A encenação deve contar um evento notável da cidade escolhida.
- Os alunos irão construir a maquete de acordo com o esboço elaborado.
- Enquanto constroem a maquete, os alunos devem começar a preparar o roteiro e ensaiar a encenação.
- Ao final, cada grupo deve apresentar a maquete e a encenação para a turma.
- Cada grupo deve preparar um relatório escrito que contemple os tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
Entregas do Projeto e Redação do Documento Escrito:
Além da maquete e da encenação, cada grupo deverá entregar um relatório escrito. O relatório deve ter os seguintes tópicos:
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Introdução: Deve contextualizar a Grécia Antiga, a cidade escolhida e o porquê da escolha daquela cidade. Também deve indicar a relevância do estudo da Grécia antiga para a compreensão do mundo contemporâneo.
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Desenvolvimento: Deve explicar a teoria por trás do tema escolhido (Arquitetura, Cultura, Economia ou Política). Deve detalhar a metodologia de pesquisa, construção da maquete e a preparação da encenação. Deve discutir os desafios encontrados durante a realização do projeto e como foram superados.
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Conclusões: Deve trazer uma reflexão acerca dos aprendizados obtidos ao longo do desenvolvimento do projeto e quais conclusões sobre a Grécia Antiga e sua influência no mundo contemporâneo foram extraídas.
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Bibliografia: Deve conter todas as fontes de pesquisa utilizadas, organizadas de acordo com a norma da ABNT.
Ao final deste projeto, os alunos terão não apenas explorado em profundidade o conceito de Grécia Antiga e suas cidades-estado, mas também desenvolvido importantes habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, resolução de problemas, comunicação eficaz e pensamento criativo.