Entrar

Projeto: Recriando a Idade Média: Da vida no castelo à invasão árabe

História

Original Teachy

'EF06HI14'

Idade Média: Introdução

Contextualização

A Idade Média, também conhecida como período medieval, começou com a queda do Império Romano do Ocidente em 476 e terminou em 1492, com a descoberta das Américas. Durante esse tempo, a Europa experimentou mudanças dramáticas em áreas como a economia, a sociedade, a política e a cultura.

Este período histórico é frequentemente retratado como uma época de trevas, de ignorância e de superstição. No entanto, foi uma época de grandes transformações, de criação e de inovação. A arte, a música, a literatura, a filosofia e as ciências floresceram na Idade Média, e os conceitos e ideias formados durante esse período continuam a influenciar a nossa sociedade até hoje.

Introdução

O estudo da Idade Média nos permite compreender a formação do mundo moderno. Durante esse período, foram estabelecidas as bases para muitas das instituições e práticas que conhecemos hoje, como o sistema de justiça, a universidade e a hospitalidade.

Durante a Idade Média, o mundo era dividido de maneira muito diferente de hoje. A sociedade era estamental, dividida em três grupos: aqueles que lutavam (a nobreza e os cavaleiros), aqueles que rezavam (o clero) e aqueles que trabalhavam (os camponeses). Cada grupo tinha suas próprias responsabilidades e direitos, e a mobilidade entre eles era muito limitada.

No entanto, foi também um período de grandes mudanças e conflitos. A invasão dos vikings, a expansão do Islã, as Cruzadas, a Peste Negra - todos esses eventos tiveram impacto profundo na sociedade medieval, transformando-a e moldando-a de formas que ainda podemos ver hoje.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Recriando a Idade Média: Da vida no castelo à invasão árabe"

Objetivo do Projeto:

O objetivo deste projeto é proporcionar uma compreensão mais profunda e concreta sobre a vida na Idade Média, focando em três aspectos: o sistema feudal, a vivência dentro de um castelo e a invasão árabe na Península Ibérica. Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 para criar modelos tridimensionais representando esses três aspectos e um relatório escrito detalhado sobre o processo de criação e as pesquisas realizadas.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos serão responsáveis por pesquisar, projetar e construir três modelos físicos que representem o sistema feudal, a vida diária em um castelo medieval e a invasão árabe na Península Ibérica. O projeto deve ser tão realista e historicamente preciso quanto possível, com base em suas pesquisas.

Materiais Necessários:

  • Materiais para modelos (papelão, cola, papel de construção, tecidos, etc.)
  • Ferramentas para construir os modelos (tesouras, régua, lápis, etc.)
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Material para escrita do relatório (computador, papel, canetas, etc.)

Passo a Passo Detalhado:

  1. Pesquisa (5 horas): os alunos devem começar pesquisando sobre a Idade Média, focando nos três temas mencionados. Devem anotar informações importantes que necessitarão para o projeto como características das construções, organização do sistema feudal, eventos marcantes da invasão árabe, etc.
  2. Planejamento (3 horas): Deve ser iniciado um planejamento sobre como representar as informações pesquisadas nos modelos tridimensionais. O planejamento inclui a escolha dos materiais e a divisão de tarefas entre os integrantes do grupo.
  3. Construção dos Modelos (10 horas): Nesta etapa, ocorrerá a construção dos modelos físicos. Devem ser feitos esforços para que os modelos sejam o mais detalhados e precisos possível.
  4. Redação do Relatório (7 horas): Finalmente, os alunos devem escrever um relatório detalhando o processo de criação dos modelos, as dificuldades encontradas, como superaram esses desafios, as fontes de pesquisa utilizadas e uma análise interpretativa dos modelos criados. O relatório deve seguir a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Entregas do Projeto:

No final do projeto, os alunos devem entregar os três modelos tridimensionais acompanhados de um relatório escrito. O relatório deve abordar o processo de pesquisa, planejamento e construção dos modelos, bem como uma descrição interpretativa de cada um dos modelos e as fontes utilizadas durante a pesquisa. Por fim, deve conter uma conclusão que aponte os aprendizados adquiridos durante o projeto, com reflexões sobre a vida na Idade Média, a partir das construções simbólicas.

Este documento escrito conectar-se-á com as atividades práticas ao detalhar o processo de criação dos modelos, descrever os desafios e como foram superados, e discutir as descobertas da pesquisa. Dessa forma, o relatório não apenas complementará a parte prática, mas também servirá como um recurso para que os alunos expressarem seu aprendizado, suas reflexões e sua compreensão do tema.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies