Contextualização
A Idade Média, também conhecida como período medieval, começou com a queda do Império Romano do Ocidente em 476 e terminou em 1492, com a descoberta das Américas. Durante esse tempo, a Europa experimentou mudanças dramáticas em áreas como a economia, a sociedade, a política e a cultura.
Este período histórico é frequentemente retratado como uma época de trevas, de ignorância e de superstição. No entanto, foi uma época de grandes transformações, de criação e de inovação. A arte, a música, a literatura, a filosofia e as ciências floresceram na Idade Média, e os conceitos e ideias formados durante esse período continuam a influenciar a nossa sociedade até hoje.
Introdução
O estudo da Idade Média nos permite compreender a formação do mundo moderno. Durante esse período, foram estabelecidas as bases para muitas das instituições e práticas que conhecemos hoje, como o sistema de justiça, a universidade e a hospitalidade.
Durante a Idade Média, o mundo era dividido de maneira muito diferente de hoje. A sociedade era estamental, dividida em três grupos: aqueles que lutavam (a nobreza e os cavaleiros), aqueles que rezavam (o clero) e aqueles que trabalhavam (os camponeses). Cada grupo tinha suas próprias responsabilidades e direitos, e a mobilidade entre eles era muito limitada.
No entanto, foi também um período de grandes mudanças e conflitos. A invasão dos vikings, a expansão do Islã, as Cruzadas, a Peste Negra - todos esses eventos tiveram impacto profundo na sociedade medieval, transformando-a e moldando-a de formas que ainda podemos ver hoje.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Recriando a Idade Média: Da vida no castelo à invasão árabe"
Objetivo do Projeto:
O objetivo deste projeto é proporcionar uma compreensão mais profunda e concreta sobre a vida na Idade Média, focando em três aspectos: o sistema feudal, a vivência dentro de um castelo e a invasão árabe na Península Ibérica. Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 para criar modelos tridimensionais representando esses três aspectos e um relatório escrito detalhado sobre o processo de criação e as pesquisas realizadas.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos serão responsáveis por pesquisar, projetar e construir três modelos físicos que representem o sistema feudal, a vida diária em um castelo medieval e a invasão árabe na Península Ibérica. O projeto deve ser tão realista e historicamente preciso quanto possível, com base em suas pesquisas.
Materiais Necessários:
- Materiais para modelos (papelão, cola, papel de construção, tecidos, etc.)
- Ferramentas para construir os modelos (tesouras, régua, lápis, etc.)
- Acesso à internet para pesquisa
- Material para escrita do relatório (computador, papel, canetas, etc.)
Passo a Passo Detalhado:
- Pesquisa (5 horas): os alunos devem começar pesquisando sobre a Idade Média, focando nos três temas mencionados. Devem anotar informações importantes que necessitarão para o projeto como características das construções, organização do sistema feudal, eventos marcantes da invasão árabe, etc.
- Planejamento (3 horas): Deve ser iniciado um planejamento sobre como representar as informações pesquisadas nos modelos tridimensionais. O planejamento inclui a escolha dos materiais e a divisão de tarefas entre os integrantes do grupo.
- Construção dos Modelos (10 horas): Nesta etapa, ocorrerá a construção dos modelos físicos. Devem ser feitos esforços para que os modelos sejam o mais detalhados e precisos possível.
- Redação do Relatório (7 horas): Finalmente, os alunos devem escrever um relatório detalhando o processo de criação dos modelos, as dificuldades encontradas, como superaram esses desafios, as fontes de pesquisa utilizadas e uma análise interpretativa dos modelos criados. O relatório deve seguir a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Entregas do Projeto:
No final do projeto, os alunos devem entregar os três modelos tridimensionais acompanhados de um relatório escrito. O relatório deve abordar o processo de pesquisa, planejamento e construção dos modelos, bem como uma descrição interpretativa de cada um dos modelos e as fontes utilizadas durante a pesquisa. Por fim, deve conter uma conclusão que aponte os aprendizados adquiridos durante o projeto, com reflexões sobre a vida na Idade Média, a partir das construções simbólicas.
Este documento escrito conectar-se-á com as atividades práticas ao detalhar o processo de criação dos modelos, descrever os desafios e como foram superados, e discutir as descobertas da pesquisa. Dessa forma, o relatório não apenas complementará a parte prática, mas também servirá como um recurso para que os alunos expressarem seu aprendizado, suas reflexões e sua compreensão do tema.