Contextualização
A sala de aula é um espaço de aprendizado e interação que tem elementos significativos para a experiência diária do estudante. Cada objeto, da cadeira ao quadro-negro, tem um nome e um propósito. Conhecer esses elementos em inglês possibilita a aquisição de vocabulário útil não apenas para a vida escolar, mas também em contextos globais, pois o inglês é uma língua franca em muitos espaços internacionais.
No nosso cotidiano, utilizamos muitas palavras e expressões em inglês, muitas vezes sem percebermos. Isso ocorre devido à popularização e à globalização da língua inglesa, que é usada em variados contextos, como a tecnologia, negócios, turismo e até mesmo em nosso lazer, ao ouvirmos músicas, assistir filmes e séries.
Introdução
Os "Elementos da sala de aula" abrangem desde o vocabulário básico até a arte e a cultura, passando pela gramática e fonologia do inglês. A proposta desse projeto é estudar esses elementos a fim de aprofundar o conhecimento na língua inglesa, bem como desenvolver habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento criativo.
A língua inglesa é um instrumento fundamental para o mercado de trabalho e para a inserção em um mundo cada vez mais globalizado. No Brasil, o inglês é cada vez mais requisitado no ensino fundamental e médio, além de ser uma exigência em muitas funções no mercado de trabalho. Portanto, dominar essa língua é essencial para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos.
Nesse sentido, o projeto "Elementos da sala de aula" tem o objetivo de desenvolver o domínio da terminologia específica da sala de aula, bem como o conhecimento sobre a cultura e sociedade americanas e britânicas, que possuem diferenças marcantes entre si e em relação à nossa realidade brasileira.
Atividade Prática
Título da atividade: "Recriando a Sala de Aula em Inglês"
Objetivo do Projeto:
Desenvolver o conhecimento da terminologia em inglês relacionada aos elementos da sala de aula e praticar as habilidades de trabalho em equipe, comunicação, gerenciamento de tempo e criatividade.
Descrição do Projeto:
Neste projeto, grupos de 3 a 5 alunos serão incumbidos de recriar a sala de aula em uma maquete, porém todos os elementos e anotações devem ser nomeados em inglês. Além disso, cada grupo deve criar um roteiro de uma aula fictícia, que aconteceria nesta sala, também em inglês.
O projeto será divido em três fases de trabalho:
-
Fase de Pesquisa: Os alunos deverão investigar os nomes em inglês dos vários objetos encontrados em uma sala de aula, além de explorar situações comuns em um ambiente escolar para desenvolver o roteiro.
-
Fase de Construção: Os grupos criarão uma maquete, grafando corretamente os nomes dos elementos da sala de aula em inglês.
-
Fase de Apresentação: Os alunos apresentarão a maquete e encenarão o roteiro da aula fictícia para a classe.
Materiais Necessários:
- Materiais de papelaria (papel, lápis, cola, canetas coloridas, tesoura sem ponta, etc.)
- Cartolina ou papelão para a base da maquete.
- Materiais recicláveis para a construção dos elementos da maquete.
- Livros e/ou recursos online para pesquisa.
- Acesso à internet.
Passo a Passo:
-
Formar grupos de 3 a 5 alunos.
-
Cada grupo deve começar sua pesquisa sobre os elementos da sala de aula em inglês.
-
Com base em suas pesquisas, cada grupo construirá um esboço para a maquete e para o roteiro da aula fictícia.
-
Posteriormente, iniciarão a construção da maquete, garantindo que todos os elementos estejam corretamente nomeados em inglês.
-
Enquanto um subgrupo trabalha na maquete, outro subgrupo pode trabalhar no roteiro da aula fictícia.
-
Ao concluírem a maquete e o roteiro, os alunos se preparam para a apresentação.
-
Cada grupo fará uma apresentação para a classe, explicando sua maquete e realizando a encenação da aula fictícia.
Entregas do Projeto:
-
A Maquete: Representa uma sala de aula e deve ter todos os elementos nomeados em inglês.
-
O Roteiro: Deve detalhar uma aula fictícia que aconteceria na sala de aula representada na maquete. Deve estar em inglês e conter interações comuns em um ambiente de sala de aula.
-
A Apresentação: O grupo deve apresentar a maquete e encenar o roteiro para a classe, demonstrando o conhecimento adquirido na pesquisa e construção do projeto.
-
Relatório do Projeto: Cada grupo deve fornecer um relatório escrito em português que inclua uma introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia utilizada. Este relatório deve discutir as pesquisas realizadas, o processo de construção da maquete, a criação do roteiro, as dificuldades encontradas, as soluções encontradas e as conclusões retiradas do projeto. O relatório deve ser claro, detalhado e deve mostrar como os elementos da sala de aula foram aprendidos e utilizados durante o projeto.