Contextualização
O Simple Present, ou Presente Simples, é um dos principais tempos verbais da língua inglesa, sendo fundamental no processo de aprendizado. Ele é usado para expressar verdades universais, fatos, hábitos, ações que ocorrem no tempo presente e descrever uma situação.
No primeiro parágrafo, temos uma definição ampla do Simple Present. Mas o que significa isso na prática? Para entendê-lo, é importante compreender a estrutura que ele apresenta. No inglês, temos sujeito, verbo e complemento. No caso do Simple Present, o verbo aparece na sua forma básica, com exceção da terceira pessoa do singular (he, she, it), que recebe um 's' no final do verbo. Para frases negativas, usamos o auxiliar 'do not' ou 'does not'. Para frases interrogativas, o auxiliar vai para o início da sentença.
Agora, vamos falar sobre a relevância do Simple Present no mundo real. Por ser um dos tempos verbais mais básicos, ele é essencial para qualquer tipo de comunicação em inglês. Seja em conversas casuais, entrevistas de emprego, textos jornalísticos, científicos, enredos de filmes e séries, este tempo verbal está presente. Dominar o Simple Present permite uma exploração mais rica da língua inglesa, bem como fortalece a base para aprendizado de tempos verbais mais complexos.
Para aprofundar os estudos sobre o Simple Present, sugiro os seguintes recursos:
- Livro: Murphy, Raymond. "English Grammar in Use". Cambridge University Press.
- Site: British Council (https://learnenglish.britishcouncil.org/grammar/beginner-to-pre-intermediate/present-simple)
- Vídeo: Teacher Phil English, "Present Simple Tense - English grammar tutorial video lesson" (https://www.youtube.com/watch?v=Fh4wO-nV8d0)
Atividade Prática: Simple Present Comic Strip
Objetivo do Projeto:
O objetivo desta atividade é promover a prática do uso do "Simple Present" em uma situação realista que exige criatividade e trabalho em equipe. Os alunos irão criar uma tirinha de quadrinhos em inglês utilizando o Simple Present.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os grupos, composto por 3 a 5 alunos, criarão uma história com seus próprios personagens que deve ser contada por meio de uma tirinha de quadrinhos. O enredo da história é livre, mas deverá estar de acordo com o conteúdo abordado em sala de aula, e claro, o Simple Present deverá ser utilizado corretamente ao longo de toda a história.
Materiais Necessários:
- Papel A4 e canetas coloridas ou programas de desenho digital (por exemplo, o Canva), dependendo da preferência e habilidades do grupo.
- Dicionário de inglês (físico ou online).
Passo a passo:
- Forme os grupos de acordo com a indicação do professor.
- Com o grupo formado, discuta e decida qual será o enredo da tirinha, quais serão os personagens e como o Simple Present será utilizado.
- Esboce a tirinha de quadrinhos. Não se esqueçam de incluir textos para os diálogos dos personagens, utilizando o Simple Present.
- Após o esboço ser aprovado por todos do grupo, finalize a tirinha de quadrinhos com as canetas coloridas (se for em papel) ou finalize o design no programa de desenho digital.
- Ao finalizar, revise a tirinha conferindo se a gramática e utilização do Simple Present estão corretas.
- Depois de concluída a parte prática, o grupo deverá elaborar um relatório sobre o projeto.
Entrega do Projeto:
Os grupos devem entregar a tirinha de quadrinhos junto com um relatório explicando o desenvolvimento do projeto. Esse relatório deve ter os seguintes tópicos:
1. Introdução: O grupo deve explicar o tema, sua relevância, assim como o objetivo deste projeto.
2. Desenvolvimento: Nesta parte, o grupo deve explicar a teoria do Simple Present, a atividade realizada em detalhes, a metodologia aplicada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.
3. Conclusões: O grupo deve retomar os pontos principais do relatório, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
4. Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
O tempo para execução total do projeto é de uma semana, sendo que cada aluno deve dedicar de duas a quatro horas para sua execução.