Entrar

Projeto: Misturando Números na Cozinha

Matemática

Original Teachy

Operações: Números Mistos

Contextualização

Introdução Teórica

Números mistos são aqueles que possuem uma parte inteira e uma fração ao mesmo tempo. Por exemplo, quando dizemos que uma pessoa possui 2 anos e meio de idade, estamos nos referindo a um número misto: 2 partes inteiras (os anos completos) e uma fração de outra parte inteira (o meio ano). Esse formato é bastante comum e utilizado em diversas situações do cotidiano, por isso a importância de aprendermos a lidar com ele.

Apesar de parecerem complexos à primeira vista, as operações com números mistos seguem a mesma lógica das operações com números inteiros e frações. Isso se dá porque um número misto nada mais é do que a soma de um número inteiro com uma fração. Portanto, quando somamos, subtraímos, multiplicamos ou dividimos números mistos, estamos, na verdade, realizando essas operações com números inteiros e frações.

Durante a execução deste projeto, será importante que os alunos relembrem ou se familiarizem com os conceitos de número inteiro e fração, e também aprendam a transformar números mistos em frações impróprias, um passo essencial para a realização de operações com números mistos.

Contextualização

Os números mistos estão presentes em diversas situações do dia a dia e em várias áreas do conhecimento. Um exemplo muito prático é na culinária. Imagine que você está seguindo uma receita que pede 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo. Esse "1 e 1/2" é um número misto, que combina uma parte inteira (1 xícara) com uma parte fracionada (1/2 xícara).

Além disso, esse conceito também é muito aplicado em áreas como a Engenharia e a Arquitetura. No desenvolvimento de projetos, por exemplo, é comum que medidas de comprimento, largura e altura sejam expressas em números mistos para facilitar a compreensão.

Atividade Prática: "Misturando Números na Cozinha"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o conceito de números mistos através de uma atividade prática, lúdica e interdisciplinar, envolvendo matemática e ciências.

O trabalho será realizado por grupos de 3 a 5 alunos e deverá durar duas semanas, tempo suficiente para se desenvolverem teoricamente sobre o tema, planejar e realizar as atividades, além de produzir um relatório final.

Descrição Detalhada do Projeto

A atividade prática consistirá na criação de uma receita culinária que envolva medidas em números mistos. Os alunos deverão escolher uma receita, fazer as adaptações necessárias para incluir números mistos (caso a receita original não os contenha), preparar o prato e, por fim, redigir um relatório detalhando todo o processo.

Materiais Necessários

  • Livros e/ou recursos online sobre matemática e ciências (para a fundamentação teórica)
  • Ingredientes para a receita
  • Utensílios de cozinha
  • Câmera ou smartphone para documentar o processo

Passo a Passo Detalhado da Atividade

  1. Teoria: Os alunos deverão estudar sobre números mistos e operações com números mistos, utilizando os recursos indicados ou outros de sua preferência.

  2. Escolha da Receita: Em seguida, o grupo deve escolher uma receita, lembrando-se de que o objetivo é trabalhar com números mistos.

  3. Adaptação da Receita: Caso a receita não inclua medidas em números mistos, os alunos devem adaptá-la para incluir esse tipo de medida.

  4. Preparo do Prato: Depois de feitas as adaptações, os alunos devem preparar o prato. É importante documentar todo o processo, seja através de fotos ou vídeos.

  5. Relatório: Por fim, os alunos devem redigir um relatório onde detalharão todo o processo. O relatório deve abordar:

    • Introdução: Contextualização e objetivo do projeto;

    • Desenvolvimento: Descrição detalhada da estratégia utilizada, incluindo o estudo teórico, a escolha e adaptação da receita, e o preparo do prato. Aqui, eles devem apresentar e discutir as operações com números mistos executadas durante o preparo do prato;

    • Conclusões: Reflexão sobre o aprendizado adquirido e como essa atividade ajudou a entender o tema;

    • Bibliografia: Fontes de estudo e inspiração para a execução do projeto.

  6. Apresentação: Ao final, os grupos deverão apresentar seus trabalhos para a turma, em um evento online ou presencial, conforme as condições permitirem.

Entregas do Projeto

A entrega final do projeto consistirá em:

  • Um relatório escrito, detalhando todo o processo e reflexões sobre a experiência;
  • A apresentação do trabalho para a turma.

Durante a execução do projeto, os alunos terão a oportunidade de aprimorar não apenas suas habilidades técnicas (como operações com números mistos, conversão de unidades de medida, etc.) mas também habilidades socioemocionais (tais como trabalho em equipe, comunicação, gerenciamento de tempo, etc.). Além disso, compreenderão a importância do que estudam na escola para situações práticas da vida cotidiana.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies