Contextualização
A variação linguística é um fenômeno que consiste na existência de diferentes formas de falar dentro de uma mesma língua. As diferenças podem ser percebidas na pronúncia, no vocabulário, na sintaxe e até mesmo na semântica. Esse fenômeno é natural e presente em todas as línguas, refletindo a diversidade cultural, regional, social e histórica de um povo.
Quando falamos em Português, temos na verdade uma diversidade de "portuguêses", cada um com suas particularidades, fruto da história e da cultura das regiões do Brasil. São as chamadas variedades regionais. Cada região do Brasil tem suas expressões, seus sotaques e usos particulares da língua. O mineiro, o carioca, o gaúcho, o baiano - todos falam a mesma língua, mas de maneiras um pouco diferentes.
Introdução
O nosso projeto vai abordar essas diferenças regionais na língua portuguesa. Nosso objetivo é entender melhor como acontecem essas variações, por que elas ocorrem e como elas contribuem para a riqueza da nossa língua. Queremos também valorizar a diversidade linguística e entender que não existe uma forma "correta" de falar e outras "incorretas". Todas as variações são igualmente legítimas e expressam identidades e culturas.
Vamos aprender sobre as diferenças no vocabulário, na pronúncia e até mesmo na sintaxe entre diferentes regiões do Brasil. Vamos conhecer a língua falada no sertão nordestino, na Amazônia, no interior do Rio Grande do Sul, nas praias de Santa Catarina, nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro e em muitos outros lugares.
Ao final do projeto, esperamos que vocês possam compreender melhor a nossa língua, valorizar todas as suas variações e, quem sabe, até mesmo identificar e catalogar as diferenças de sua própria forma de falar.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Explorando as Variações Linguísticas Regionais do Brasil"
Objetivo do Projeto:
Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos se aprofundem na exploração das variedades linguísticas do português brasileiro, de uma maneira lúdica e interativa. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, análise crítica e apresentação de ideias.
Descrição detalhada do projeto:
Os alunos deverão formar grupos de 3 a 5 integrantes e escolherem uma região brasileira para investigar as suas peculiaridades linguísticas. Cada grupo deverá pesquisar como as pessoas dessa região falam, quais são as expressões mais comuns, a pronúncia de alguns termos e outros aspectos linguísticos que sejam característicos dessa região.
O produto final dessa pesquisa será a criação de um "Guia Linguístico Regional", que deverá apresentar as principais informações coletadas sobre a variação linguística da região escolhida, de forma criativa e informativa, e uma apresentação oral, expondo as descobertas feitas durante a pesquisa.
Materiais Necessários:
- Computador com acesso à internet para pesquisa;
- Caderno para anotações;
- Cartolina, canetas coloridas, cola, tesoura para a confecção do "Guia Linguístico Regional" (opcional - pode ser feito digitalmente);
- Câmera ou smartphone para gravação da apresentação oral (opcional - a apresentação pode ser ao vivo).
Passo a Passo:
- Formação dos grupos e escolha das regiões que serão pesquisadas;
- Pesquisar sobre a variação linguística na região escolhida. Anotar as principais informações, tais como: palavras e expressões típicas, o sotaque da região, as diferenças gramaticais, etc;
- Organizar as informações coletadas e elaborar o "Guia Linguístico Regional". Ser criativo na apresentação das informações é essencial;
- Preparar e ensaiar a apresentação oral. É importante garantir que todos os membros do grupo participem ativamente na apresentação;
- Entrega do "Guia Linguístico Regional" e apresentação oral para a turma.
A atividade, desde a pesquisa até a entrega do "Guia Linguístico Regional", deverá ser realizada em uma semana.
Entregas do Projeto:
Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar o "Guia Linguístico Regional" e realizar uma apresentação oral para a turma.
Os alunos devem redigir um relatório em grupo sobre o projeto, seguindo o formato de um relatório acadêmico com os seguintes tópicos:
- Introdução: Contextualizem o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Explicitar a teoria por trás das variações linguísticas, explicar a atividade realizada em detalhes, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.
- Conclusão: Concluir o trabalho, retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.