Entrar

Projeto: Construção de uma Máquina Simples e de uma Máquina Térmica

Ciências

Original Teachy

'EF07CI04'

Máquinas Simples e Térmicas

Contextualização

Introdução

Ao longo da história, a humanidade desenvolveu diversas tecnologias para tornar seu trabalho mais eficiente. Por isso, estudamos as máquinas simples e térmicas. As máquinas simples são dispositivos que podem alterar a magnitude ou a direção de uma força. São exemplos de máquinas simples a alavanca, a roda e o eixo, o plano inclinado, a cunha e o parafuso. Já as máquinas térmicas são dispositivos utilizados na transformação de energia térmica em trabalho mecânico.

As máquinas simples e térmicas desempenham um papel vital na nossa vida quotidiana, facilitando as nossas tarefas, aumentando a nossa eficiência e economizando a nossa energia. Ao compreender o funcionamento das máquinas simples e térmicas, seremos capazes de apreciar melhor as suas aplicações e a sua importância.

Relevância do tema

As máquinas simples e térmicas estão presentes em vários aspectos da nossa vida quotidiana, desde a abertura de uma porta (alavanca) até o funcionamento de um carro (máquina térmica). Ao entender como essas máquinas funcionam, podemos não só apreciar a ciência por trás de nossas atividades cotidianas, mas também utilizar esses conhecimentos para projetar e melhorar as ferramentas que usamos.

Estudar as máquinas simples e térmicas também é crucial para a compreensão dos princípios fundamentais da física e da engenharia. A compreensão desses conceitos pode levar a inovações e avanços tecnológicos que podem transformar a nossa sociedade.

Atividade Prática

Título da Atividade: Construção de uma Máquina Simples e de uma Máquina Térmica

Objetivo do Projeto

O objetivo deste trabalho é colocar em prática os conceitos aprendidos sobre máquinas simples e térmicas por meio da construção de exemplos dessas máquinas com materiais do dia a dia.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos devem se dividir em grupos de 3 a 5 pessoas e construir uma máquina simples (como uma alavanca ou um plano inclinado) e uma máquina térmica rudimentar (como um motor Stirling de lata). Após a construção das máquinas, os alunos devem registrar em vídeo a demonstração do funcionamento delas e explicar os princípios físicos envolvidos.

Materiais Necessários

Para a máquina simples:

  • Um pedaço de madeira ou outro material rígido para servir como prancha de alavanca ou base para um plano inclinado
  • Objeto de peso conhecido para atuar como carga
  • Fita métrica ou régua

Para a máquina térmica:

  • Latas de refrigerante
  • Balões
  • Tubos de canetas
  • Velas
  • Barbante
  • Fita adesiva

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Selecione os materiais de acordo com a máquina que o grupo decidir construir.

  2. Construa a máquina simples seguindo princípios de alavanca ou plano inclinado. Teste a máquina para se assegurar de que ela funciona corretamente.

  3. Agora, construa a máquina térmica. Siga um tutorial, como este, para construir um motor Stirling caseiro.

  4. Uma vez que as máquinas estejam prontas, planeje e grave um vídeo de até 10 minutos demonstrando as máquinas em ação e explicando os princípios físicos envolvidos. Certifique-se de que todas as pessoas do grupo participem da explicação.

  5. Revise o vídeo para garantir a clareza das explicações e a qualidade das demonstrações.

  6. Por último, mas não menos importante, cada grupo deve produzir um relatório que inclua o passo a passo da construção, as observações feitas durante as demonstrações e a conexão do projeto com os conceitos teóricos estudados.

Produto Final e Entregas

O produto final deste projeto é um vídeo de demonstração das máquinas construídas e um relatório detalhado. O relatório deve ser estruturado da seguinte maneira:

  1. Introdução: Contextualize o tema, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo deste projeto.

  2. Desenvolvimento: Explicite a teoria por trás das máquinas simples e térmicas, explicando a atividade em detalhes. Indique a metodologia utilizada e por fim apresente e discuta os resultados obtidos.

  3. Conclusão: Conclua o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

  4. Bibliografia: Indique as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

O relatório deve ser apresentado no prazo de uma semana após o início do projeto, junto com o vídeo de demonstração.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies