Contextualização
Introdução
Ao longo da história, a humanidade desenvolveu diversas tecnologias para tornar seu trabalho mais eficiente. Por isso, estudamos as máquinas simples e térmicas. As máquinas simples são dispositivos que podem alterar a magnitude ou a direção de uma força. São exemplos de máquinas simples a alavanca, a roda e o eixo, o plano inclinado, a cunha e o parafuso. Já as máquinas térmicas são dispositivos utilizados na transformação de energia térmica em trabalho mecânico.
As máquinas simples e térmicas desempenham um papel vital na nossa vida quotidiana, facilitando as nossas tarefas, aumentando a nossa eficiência e economizando a nossa energia. Ao compreender o funcionamento das máquinas simples e térmicas, seremos capazes de apreciar melhor as suas aplicações e a sua importância.
Relevância do tema
As máquinas simples e térmicas estão presentes em vários aspectos da nossa vida quotidiana, desde a abertura de uma porta (alavanca) até o funcionamento de um carro (máquina térmica). Ao entender como essas máquinas funcionam, podemos não só apreciar a ciência por trás de nossas atividades cotidianas, mas também utilizar esses conhecimentos para projetar e melhorar as ferramentas que usamos.
Estudar as máquinas simples e térmicas também é crucial para a compreensão dos princípios fundamentais da física e da engenharia. A compreensão desses conceitos pode levar a inovações e avanços tecnológicos que podem transformar a nossa sociedade.
Atividade Prática
Título da Atividade: Construção de uma Máquina Simples e de uma Máquina Térmica
Objetivo do Projeto
O objetivo deste trabalho é colocar em prática os conceitos aprendidos sobre máquinas simples e térmicas por meio da construção de exemplos dessas máquinas com materiais do dia a dia.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos devem se dividir em grupos de 3 a 5 pessoas e construir uma máquina simples (como uma alavanca ou um plano inclinado) e uma máquina térmica rudimentar (como um motor Stirling de lata). Após a construção das máquinas, os alunos devem registrar em vídeo a demonstração do funcionamento delas e explicar os princípios físicos envolvidos.
Materiais Necessários
Para a máquina simples:
- Um pedaço de madeira ou outro material rígido para servir como prancha de alavanca ou base para um plano inclinado
- Objeto de peso conhecido para atuar como carga
- Fita métrica ou régua
Para a máquina térmica:
- Latas de refrigerante
- Balões
- Tubos de canetas
- Velas
- Barbante
- Fita adesiva
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
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Selecione os materiais de acordo com a máquina que o grupo decidir construir.
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Construa a máquina simples seguindo princípios de alavanca ou plano inclinado. Teste a máquina para se assegurar de que ela funciona corretamente.
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Agora, construa a máquina térmica. Siga um tutorial, como este, para construir um motor Stirling caseiro.
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Uma vez que as máquinas estejam prontas, planeje e grave um vídeo de até 10 minutos demonstrando as máquinas em ação e explicando os princípios físicos envolvidos. Certifique-se de que todas as pessoas do grupo participem da explicação.
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Revise o vídeo para garantir a clareza das explicações e a qualidade das demonstrações.
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Por último, mas não menos importante, cada grupo deve produzir um relatório que inclua o passo a passo da construção, as observações feitas durante as demonstrações e a conexão do projeto com os conceitos teóricos estudados.
Produto Final e Entregas
O produto final deste projeto é um vídeo de demonstração das máquinas construídas e um relatório detalhado. O relatório deve ser estruturado da seguinte maneira:
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Introdução: Contextualize o tema, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo deste projeto.
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Desenvolvimento: Explicite a teoria por trás das máquinas simples e térmicas, explicando a atividade em detalhes. Indique a metodologia utilizada e por fim apresente e discuta os resultados obtidos.
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Conclusão: Conclua o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
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Bibliografia: Indique as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
O relatório deve ser apresentado no prazo de uma semana após o início do projeto, junto com o vídeo de demonstração.