Contextualização
O ar que respiramos é uma mistura de gases, partículas sólidas e líquidas. Apesar de ser invisível aos nossos olhos, ele tem uma composição incrivelmente complexa e vital para nossa existência. Basicamente, cerca de 99% do ar seco é composto por apenas dois elementos: nitrogênio (78%) e oxigênio (21%). A porcentagem restante é uma mistura de vários outros gases, como argônio, dióxido de carbono, neônio, hélio, metano e kriptônio.
Porém, a composição do ar não permanece constante. Ela pode mudar dependendo de vários fatores, como altitude, clima, atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, e eventos naturais, como erupções vulcânicas. Entender essa composição e as alterações que ela pode sofrer é fundamental para compreendermos questões atuais como o efeito estufa, a poluição do ar e as mudanças climáticas.
Agora, imagine se pudéssemos fazer uma investigação mais aprofundada e prática dessa composição do ar? Quão incrível seria explorar a natureza invisível e essencial do ar através de atividades de laboratório, investigando os componentes do ar e suas propriedades? Este projeto é uma chance de fazer exatamente isso.
Atividade Prática: "Investigando a Composição do Ar"
Objetivo do Projeto
Aprimorar a compreensão do conceito de composição do ar e dos fatores naturais e antrópicos que podem alterá-la através de uma atividade prática e colaborativa.
Descrição Detalhada do Projeto
Em grupos de 3 a 5 alunos, vocês irão desempenhar o papel de pesquisadores, realizando uma série de experimentos simples para observar as propriedades e a composição do ar. Além disso, vocês serão incentivados a pensar criticamente sobre como a composição do ar pode ser alterada e quais seriam as implicações disso.
Materiais Necessários
- Vela e fósforos
- Jarra de vidro
- Água
- Fita métrica
- Saco plástico
- Balão
- Hélio (opcional)
- Agulha e linha (para o balão de hélio)
- Bicarbonato de sódio e vinagre
- Recipientes pequenos
- Balança
Passo a passo
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Experimento 1: Demonstração de que o ar ocupa espaço. Encha um saco plástico com ar e meça seu volume utilizando a fita métrica. Feche bem e pressione o saco. Observe e discuta o que acontece.
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Experimento 2: Demonstração de que o ar tem peso. Pegue dois balões do mesmo tamanho. Encha um com ar e deixe o outro vazio. Pese ambos na balança e compare os resultados.
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Experimento 3: Demonstração de que o ar é uma mistura de gases. Coloque uma vela acesa dentro da jarra e encha-a com água. Veja o que acontece com a vela e o nível da água. Esta é uma demonstração de que o ar é composto em grande parte por oxigênio.
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Experimento 4: Demonstração de que a composição do ar pode ser alterada. Em um recipiente pequeno, misture bicarbonato de sódio e vinagre para gerar dióxido de carbono. Despeje suavemente o gás (sem o líquido) na jarra com a vela acesa. Observe e discuta o que acontece com a chama.
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Experimento 5: Demonstração de que diferentes gases têm diferentes densidades. Encha um balão com ar e outro com hélio (se disponível). Solte ambos e observe seu comportamento.
Entrega do Projeto e Documento Escrito
Após a conclusão dos experimentos, cada grupo deverá elaborar um relatório contendo:
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Introdução: Contextualizar a composição do ar, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
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Desenvolvimento: Descrever a teoria sobre a composição do ar, detalhar cada um dos experimentos realizados, a metodologia utilizada e apresentar os resultados obtidos. Discutir os resultados e relacioná-los com a teoria.
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Conclusão: Retomar os pontos principais do projeto, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas dos experimentos.
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Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Espera-se que este trabalho leve entre 5 a 10 horas para cada aluno participante e deve ser entregue em um prazo de um mês.