Entrar

Projeto: O Movimento dos Continentes: Deriva Continental em Ação

Ciências

Original Teachy

'EF07CI16'

Deriva Continental

Contextualização

A Terra, nosso planeta, está em constante movimento. Já parou para pensar nisso? Acredita-se que, há milhões de anos, os continentes não estavam localizados onde estão hoje. Esse movimento é parte da Teoria da Deriva Continental que serão explorados durante esse projeto.

Na Teoria da Deriva Continental, proposta pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, em 1912, acredita-se que todos os continentes estavam unidos formando um único supercontinente, chamado de Pangeia. Com o tempo, esse supercontinente começou a se dividir, formando os continentes como conhecemos hoje. Mas, o que faz com que esses continentes se movam? Isso é explicado pela Teoria das Placas Tectônicas, onde cada continente está sobre uma grande placa que flutua sobre o manto da Terra.

Importância da Teoria da Deriva Continental

Compreender a Teoria da Deriva Continental é fundamental para entender como a Terra se transforma e se modela. Ela explica por que temos terremotos, tsunamis e vulcões. Ela também explica por que plantas e animais de diferentes continentes têm ancestrais comuns.

Outro exemplo prático é a explicação do formato das costas brasileiras e africanas. Já notou como elas parecem se encaixar como peças de um quebra-cabeças? A Deriva Continental explica isso!

Atividade Prática

Título da Atividade: "O Movimento dos Continentes: Deriva Continental em Ação"

Objetivo do Projeto

O principal objetivo desta atividade prática é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e aprofundada da Teoria da Deriva Continental e da Teoria das Placas Tectônicas por meio da construção de um modelo tridimensional (3D) da Pangeia e das etapas subsequentes de seu desmembramento.

Descrição detalhada do Projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos terá a tarefa de criar um modelo 3D da Pangeia e das etapas subsequentes de sua divisão até a forma atual dos continentes. Este modelo deve incluir marcadores para indicar os principais eventos geológicos que aconteceram durante a deriva dos continentes (por exemplo, a formação de montanhas, erupções vulcânicas, a formação de fossas oceânicas, entre outros).

Materiais Necessários

  • Massa de modelar de diferentes cores
  • Tábua de madeira
  • Palitos de dente e etiquetas para indicar eventos geológicos
  • Pincel e tinta acrílica
  • Material de pesquisa (livros, acesso à internet, entre outros)
  • Papel e caneta para anotações

Passo a Passo Detalhado

  1. Os alunos iniciam a pesquisa sobre a Pangeia, a Teoria da Deriva Continental e a Teoria das Placas Tectônicas. As fontes sugeridas devem ser utilizadas e outras podem ser acrescentadas.

  2. Com base em suas pesquisas, os alunos devem elaborar uma sequência cronológica dos principais eventos da deriva dos continentes.

  3. Em seguida, os alunos criarão o modelo 3D da Pangeia com a massa de modelar na tábua de madeira.

  4. Os alunos pintarão a tábua ao redor da Pangeia de azul para representar o oceano.

  5. A partir do modelo da Pangeia, os alunos irão modelar as etapas de separação dos continentes para chegar à configuração atual. Cada etapa deve ser registrada com fotos para documentação.

  6. Os eventos geológicos importantes serão marcados com palitos de dente e etiquetas, indicando o que aconteceu e quando aconteceu no decorrer da deriva.

  7. Terminada a criação do modelo, os alunos devem redigir o relatório.

Relatório do Projeto

O relatório do projeto deve seguir a estrutura seguinte:

  1. Introdução

    • Relevantância e objetivos do projeto. Nesta seção, os alunos devem explicar o que é a Teoria da Deriva Continental e por que é importante para entendermos a formação da Terra.
  2. Desenvolvimento

    • Descrição da Teoria da Deriva Continental e da Teoria das Placas Tectônicas.
    • Detalhamento da atividade prática, incluindo o processo de criação do modelo, as dificuldades encontradas e como foram superadas.
    • Metodologia utilizada para a pesquisa e a criação do modelo.
    • Discussão dos resultados, incluindo uma análise das principais etapas da deriva continental e um paralelo com a formação das costas brasileira e africana.
  3. Conclusão

    • Retomada dos pontos principais, aprendizados obtidos e conclusões retiradas sobre o projeto.
    • Reflexão sobre a importância do trabalho em equipe.
    • Discussão sobre o impacto da Deriva Continental na vida cotidiana e no mundo natural.
  4. Bibliografia

    • Indicação das fontes utilizadas no projeto.

Entrega do Projeto

A entrega final do projeto será um relatório escrito, complementado por fotografias do modelo em diferentes etapas de sua construção e uma apresentação oral na frente da turma. A apresentação oral será uma oportunidade para os alunos explicarem seu modelo e como eles incorporaram os conceitos da Deriva Continental na prática. Este projeto irá requerer cerca de cinco a dez horas de trabalho por estudante e será entregue em um mês.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies