Contextualização
Introdução
O movimento é uma parte essencial da vida humana e tem um papel importante na promoção da saúde e bem-estar. Por isso, entender a diferença entre a atividade física e o exercício físico é crucial. A atividade física pode ser definida como qualquer movimento do corpo que queima calorias. Isso inclui atividades cotidianas como andar até a escola, brincar com amigos ou ajudar nas tarefas de casa. Já o exercício físico é um tipo de atividade física que é planejada, estruturada e repetitiva. Ele é feito com o objetivo de melhorar ou manter a capacidade física ou saúde, como ir à academia, fazer uma aula de dança ou jogar futebol de forma organizada.
Apesar de terem uma sobreposição, esses conceitos não são sinônimos. É preciso entender que é a regularidade, intensidade e propósito que diferem. O exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício.
Contextualização
Conhecer e diferenciar exercícios físicos de atividades físicas é importante para melhorar a saúde geral, aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida. Nosso corpo e mente se beneficiam quando participamos regularmente de ambos. O exercício físico tem o poder de prevenir doenças crônicas, melhorar o humor e reduzir o estresse. Por outro lado, a atividade física diária reduz o risco de doenças cardíacas e diabetes, melhora o sono e aumenta a energia.
Porém, globalmente, percebe-se uma tendência crescente de sedentarismo, principalmente entre os jovens. Isso faz com que a necessidade de entender e promover a atividade física e o exercício físico seja maior do que nunca. Além disso, em tempos de restrições e limitações, devido à atual crise de saúde, a busca por atividades físicas e exercícios que podem ser realizados em casa tornou-se ainda mais relevante.
Atividade Prática
Título da atividade: Atividade Física VS Exercício Físico: Reconhecendo as diferenças e promovendo a saúde.
Objetivo do projeto:
Compreender profundamente a diferença entre atividade física e exercício físico, seus benefícios para a saúde e como promovê-los em tempos de distanciamento social. Além disso, os alunos desenvolverão habilidades de colaboração, gerenciamento de tempo, resolução de problemas e pensamento criativo.
Descrição detalhada do projeto:
Os alunos formarão grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por propor um "Programa de Atividade Física & Exercício Físico em casa", que pode ser implementado durante o período de distanciamento social.
Este programa deve incluir:
- Uma descrição detalhada sobre a diferença entre atividade física e exercício físico.
- Uma lista com exemplos de atividades físicas que podem ser realizadas em casa.
- Uma lista com exemplos de exercícios físicos que podem ser realizados em casa, acompanhados de uma descrição sobre a forma correta de os executar e as precauções que devem ser tomadas para evitar lesões. É importante que esses exercícios possam ser realizados com o mínimo de equipamento possível.
- Um plano semanal de atividade física e exercício físico que combine esses exemplos.
- Uma análise dos benefícios para a saúde que podem ser alcançados por meio deste programa.
- Uma discussão sobre a importância de manter uma rotina de atividade física e exercícios físicos, especialmente durante o período de distanciamento social.
Materiais necessários:
- Computer com acesso à Internet
- Livro "Educação Física e Saúde: teoria e prática" de Amauri A. Bássoli de Oliveira.
- Material de escrita (canetas, lápis, papel)
- Software de processamento de texto (Microsoft Word, Google Docs, etc.)
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
Pesquisa e Compreensão (4 horas)
- Os alunos devem começar lendo e discutindo os tópicos relevantes do livro "Educação Física e Saúde: teoria e prática" e pesquisando online para entender a diferença entre atividade física e exercício físico.
Criação do Programa (4 horas)
- Depois de compreenderem as diferenças entre atividade física e exercício físico, os alunos devem pesquisar e listar atividades físicas e exercícios físicos que podem ser feitos em casa.
Plano Semanal (2 horas)
- Os alunos devem colaborar para criar um plano semanal de atividade física e exercício físico usando os exemplos que pesquisaram.
Análise de Benefícios e Importância (3 horas)
- Em seguida, os alunos devem pesquisar, discutir e escrever uma análise dos benefícios para a saúde que podem ser alcançados por meio deste programa e a importância de manter uma rotina de atividade física e exercícios físicos.
Composição do Documento (5 horas)
- Por fim, os alunos devem compilar suas descobertas e o programa em um relatório final. Este relatório deve ser dividido em quatro seções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. Na seção de Introdução, os alunos devem incluir um resumo do tema e o propósito do projeto. Na seção de Desenvolvimento, os alunos devem detalhar a diferença entre atividade física e exercício físico, descrever as atividades e exercícios sugeridos, explicar o plano semanal e a metodologia que usaram para criá-lo. Na seção de Conclusões, os alunos devem analisar os benefícios para a saúde do programa e discutir a importância de manter uma rotina de atividade física e exercício físico. Na seção de Bibliografia, os alunos devem listar todas as fontes utilizadas durante a pesquisa.
Entregas do projeto:
O principal resultado deste projeto é o "Programa de Atividade Física & Exercício Físico em Casa", documentado em um relatório escrito. Esse relatório não só demonstrará a compreensão dos alunos sobre a diferença entre atividade física e exercício físico, mas também apresentará um plano praticável que pode beneficiar a saúde de todos. Este documento deve ser apresentado de uma maneira que seja acessível e compreensível para um público amplo, não apenas para os colegas de classe ou professores. Além disso, o relatório também deve destacar a importância da atividade física e dos exercícios físicos, especialmente em tempos de restrições sociais.