Contextualização
O Brasil é um país de grandes dimensões e uma diversidade natural gigantesca. Um dos grandes desafios do estudo da geografia é entender essa complexidade, partindo dos aspectos geológicos, passando pelos aspectos climáticos, chegando até a formação de uma paisagem - unidade que integra todos esses aspectos. Nesse sentido, é indispensável o estudo do domínio morfoclimático brasileiro.
Os domínios morfoclimáticos representam a expressão da interação de elementos do clima (precipitação, temperatura), da vegetação original e do relevo, produzindo unidades paisagísticas distintas. A ideia de domínio morfoclimático foi proposta pelo geógrafo Aziz Ab'Saber, que classificou o Brasil em seis domínios: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mares de Morros, Pradarias e Araucárias.
Introdução
O Brasil Morfoclimático é um tema de alta relevância para o entendimento do nosso país. Compreender os diferentes domínios é a chave para entender a formação do território brasileiro e como isso afeta a vida de seus habitantes, a economia e o meio ambiente. Cada domínio tem características de vegetação, clima e relevo próprias, que determinam a biodiversidade, os recursos naturais disponíveis e os desafios para o seu uso sustentável.
Aprofundar no estudo dos domínios morfoclimáticos brasileiros é também uma forma de valorizar a nossa identidade nacional. O Brasil é um dos países de maior diversidade biológica do mundo, e a maior parte dessa riqueza está diretamente relacionada à diversidade de domínios morfoclimáticos existentes em nosso território. Conhecer essa diversidade é fundamental para a preservação da nossa biodiversidade e para a sustentabilidade do nosso desenvolvimento.
Encorajamos o uso das seguintes fontes para base e aprofundamento no tema:
- Livros didáticos de Geografia para o 7° ano
- IBGE Educa: Biomas do Brasil
- Canal YouTube: Geografia Total com o Prof. Murilo\
Atividade Prática: "Exploradores dos Domínios Morfoclimáticos Brasileiros"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é que os alunos se aprofundem no estudo dos domínios morfoclimáticos brasileiros através da pesquisa e da criação de um mapa interativo. Esta atividade prática visa potencializar o aprendizado sobre os domínios morfoclimáticos e suas peculiaridades, trabalhando em conjunto aspectos como clima, vegetação e relevo.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por um dos domínios morfoclimáticos do Brasil (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mares de Morros, Pradarias ou Araucárias). Eles deverão conduzir pesquisas para coletar informações detalhadas sobre seu domínio designado e apresentar essas informações no formato de um mapa interativo.
Materiais Necessários
- Acesso à Internet para pesquisas
- Materiais de artes como papel cartão, marcadores, cola, tesoura, etc.
- Materiais interativos de escolha do grupo, como papel celofane para representar rios, algodão para nuvens, etc.
Passo a Passo
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Pesquisa: Cada grupo deverá fazer uma pesquisa detalhada sobre o domínio morfoclimático a eles designado. Eles deverão focar em entender e coletar informações sobre o clima, a vegetação, o relevo, a fauna e a flora, os recursos naturais, bem como exemplos de cidades que se encontram nesse domínio.
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Mapa: Com as informações coletadas, os grupos farão um esboço do mapa do seu domínio, identificando as principais características geográficas e naturais de cada um.
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Montagem: Após a aprovação do esboço, os alunos irão confeccionar o mapa em tamanho maior e de forma interativa, utilzando os materiais de artes disponíveis.
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Apresentação: Cada grupo irá apresentar o seu domínio aos colegas, falando sobre as características estudadas e explicando as escolhas que fizeram para representar cada aspecto no mapa.
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Documento Escrito: Paralelo à atividade prática, os alunos devem escrever um relatório contendo principalmente quatro tópicos: Introdução (contextualizando o tema), Desenvolvimento (explicitando a teoria e a atividade realizada), Conclusões e Bibliografia utilizada.
- Introdoção: Devem contextualizar seu domínio morfoclimático, descrevendo sua relevância e aplicação no mundo real, bem como os objetivos deste projeto.
- Desenvolvimento: Aqui eles devem detalhar as características do domínio, explicar a atividade em detalhes, os métodos utilizados para pesquisa e construção do mapa, e finalmente apresentar e discutir os resultados obtidos.
- Conclusão: Deve retomar os pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto e sobre o domínio estudado.
- Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes utilizadas para se basear no projeto, podendo ser livros, sites, vídeos, entre outros.
O projeto deve ter duração de uma semana, com um total de 2 a 4 horas trabalhadas por cada aluno do grupo.\