Contextualização
O Renascimento foi um período chave na história do mundo, que marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna no século XIV. Surgido na Itália, este movimento se espalhou pela Europa e causou grandes mudanças culturais, econômicas e políticas, baseadas na herança da Antiguidade Clássica. Desta maneira, o Renascimento reascendeu o apreço pelos valores humanistas e pelo conhecimento científico, transformando profundamente a maneira de ver o mundo e a humanidade no processo.
Neste período, houve um aumento significativo da produção literária e artística, com o surgimento de grandes nomes como Michelangelo, Raphael e Leonardo da Vinci, que se diferenciaram por suas inovações e pelo rompimento com os padrões da arte medieval. Além disso, o Renascimento também foi uma época de grandes avanços na ciência, com a redescoberta de antigos textos científicos e filosóficos, o que se tornou possível graças ao desenvolvimento da imprensa por Johannes Gutenberg, possibilitando a disseminação do conhecimento de maneira até então inédita.
Introdução
O Renascimento é fundamental para a nossa compreensão da história européia e mundial, pois muitas das suas inovações e ideias continuam a influenciar nossa cultura e sociedade hoje.
O termo "modernidade" é comumente associado ao Renascimento, refletindo as profundas mudanças desta época nas esferas cultural, econômica e política. A "modernidade" do Renascimento não apenas rejeitou a tradição medieval, mas também reintroduziu elementos da cultura e pensamento clássicos, unindo o passado e o futuro de maneira única.
Este projeto propõe um estudo aprofundado sobre a era do Renascimento, suas principais características, figuras emblemáticas e contribuições para a formação da sociedade moderna.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Renascimento: Uma Jornada pela Idade Moderna"
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada do Renascimento, suas principais características, figuras emblemáticas e suas contribuições para a formação da sociedade moderna.
Descrição detalhada do Projeto
Os alunos são divididos em grupos de 3 a 5 e cada grupo terá que elaborar uma "Viagem Guiada pelo Renascimento". Essa viagem deve incluir visitas a importantes marcos do período, tais como a cidade de Florença, um centro de arte, e a cidade de Roma, um centro de inovação científica. Nesta jornada, os alunos também devem "encontrar" figuras emblemáticas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, e Galileu Galilei, e explorar suas contribuições para o Renascimento.
Para criar esta viagem guiada, os grupos podem usar ferramentas digitais, como apresentações de slides, vídeos ou infográficos, ou optar por um formato mais tradicional, como um livro ilustrado. Importante: todas as afirmações e descrições dos locais e figuras históricas devem ser respaldadas por fontes confiáveis.
Materiais necessários
- Computador com acesso à internet
- Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides, etc.) ou materiais de arte para a criação de um livro ilustrado.
- Acesso à biblioteca ou recursos online para pesquisa.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Dividam-se em grupos de 3 a 5 alunos.
- Escolha a ferramenta que irão usar para criar a sua "Viagem Guiada pelo Renascimento". Pode ser uma apresentação de slides, um vídeo, um infográfico ou um livro ilustrado.
- Comece a pesquisa sobre o período do Renascimento, os locais importantes e as figuras emblemáticas. Lembre-se de que todos os fatos devem ser apoiados por fontes confiáveis.
- Escreva um roteiro para sua viagem guiada, incluindo os locais a serem visitados e as figuras a serem "encontradas". Para cada parada em sua viagem, inclua informações sobre por que esse lugar ou pessoa é importante para o Renascimento.
- Crie sua viagem guiada usando a ferramenta escolhida. Certifique-se de incluir imagens, e lembre-se de citar as fontes.
- Pratique a apresentação de sua viagem guiada para ter certeza de que todos os membros do grupo podem falar sobre cada parada na viagem.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar:
-
A "Viagem Guiada pelo Renascimento", no formato escolhido pelo grupo.
-
Um documento escrito, que será um relatório do projeto contendo os seguintes tópicos principais:
a. Introdução: Descreva o tema, sua relevância, aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
b. Desenvolvimento: Explicite a teoria que embasa o tema central do projeto, detalhe a atividade, indique a metodologia utilizada e apresente e discuta os resultados obtidos.
c. Conclusão: Retome seus pontos principais, evidencie os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
d. Bibliografia: Indique as fontes que utilizaram para a execução do projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Este relatório serve para demonstrar não apenas a apreensão dos alunos sobre o tema, mas também a habilidade de conduzirem uma pesquisa e de colaborarem produtivamente em um grupo. O relatório deve complementar a viagem guiada, detalhando a pesquisa e o processo de tomada de decisão que permitiu aos grupos criar a jornada.