Contextualização
O passado contínuo, também conhecido como "past continuous" em inglês, é um tempo verbal que expressa ações que estavam acontecendo em determinado momento no passado. Utiliza-se o passado contínuo para indicar duas ações que estavam ocorrendo ao mesmo tempo, para expressar uma ação que foi interrompida ou para denotar uma ação que estava em andamento em um tempo específico no passado.
O passado contínuo é formado pelo passado simples do verbo "to be" (was/were) e o verbo principal no gerúndio (-ing). Por exemplo, "She was studying when her friend arrived" (Ela estava estudando quando o amigo dela chegou).
A capacidade de criar e compreender frases no passado contínuo é uma parte essencial do domínio do inglês. Ser capaz de expressar ações que ocorreram no passado, especialmente aquelas que estavam em progresso durante um período de tempo, é algo que usamos todos os dias na comunicação.
Importância
A compreensão e o uso efetivo do passado contínuo são importantes para a comunicação fluida e precisa em inglês. É especialmente útil para contar histórias ou descrever eventos passados, e é frequentemente usado em conversas, correspondências e relatórios. Uma compreensão sólida do passado contínuo pode melhorar tanto a escrita quanto a fala em inglês, e pode ajudar os alunos a se comunicarem de maneira mais eficaz e natural.
Além disso, o passado contínuo é importante para a construção lógica de frases e textos. É um aspecto vital do uso preciso do tempo verbal e pode ajudar os alunos a expressarem sequência, duração e interrupções, proporcionando-lhes as ferramentas para formar frases mais complexas e completas.
Atividade Prática
Título: "Caught in the Past Continuous"
Objetivo do Projeto:
O objetivo do projeto é incentivar os alunos a usarem o passado contínuo, através de uma atividade criativa e divertida de escrita de roteiros para um vídeo de curta-metragem.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os grupos de 3 a 5 estudantes devem produzir um roteiro de 3-5 minutos para um curta-metragem que utilize predominantemente o passado contínuo. O roteiro do curta-metragem deve ser feito com uma temática à escolha dos grupos, desde que se relacionem com as ações no passado que estavam ocorrendo durante um evento específico ou ação pontual.
Os grupos deverão criar um cenário, desenhar os personagens e definir os diálogos das cenas de forma que o passado contínuo seja amplamente aplicado. Além disso, eles devem ensaiar, filmar e editar o curta-metragem.
Materiais Necessários:
- Laptop ou computador com acesso à internet
- Câmera de celulares para filmagem
- Aplicativo de edição de vídeo (pode ser um software gratuito)
- Lápis, papel e coloridas para criação de personagens e cenários
- Roupas e acessórios para caracterização dos personagens
Passo a Passo Detalhado:
- Formem grupos de 3 a 5 alunos.
- Escolham um evento ou ação específica que será o foco do vídeo.
- Elaborem um roteiro com diálogos e situações que usem o passado contínuo.
- Desenhem personagens e planejem cenários de acordo com a história do roteiro.
- Ensaie o roteiro e defina quem vai interpretar cada personagem.
- Filmem as cenas de acordo com o roteiro.
- Editem o vídeo e incluam legendas para destacar a utilização do passado contínuo.
- Finalizem o projeto com uma sessão de exibição dos curtas-metragens, onde todos terão a oportunidade de ver o resultado do trabalho dos colegas.
Entrega do Projeto:
O projeto será entregue em duas partes principais: o vídeo de curta-metragem e o documento escrito.
-
O vídeo de curta-metragem deve ser carregado no YouTube ou outra plataforma de compartilhamento de vídeos, e um link para o vídeo deve ser incluído no relatório escrito.
-
O documento escrito deve seguir o formato de um relatório e conter os seguintes itens:
- Introdução: Descreva a importância do passado contínuo e os objetivos do projeto, além de uma breve descrição da trama do vídeo.
- Desenvolvimento: Detalhe a experiência do grupo ao lidar com o passado contínuo de forma criativa, como a teoria foi aplicada na prática e quais foram as dificuldades e soluções encontradas durante a execução do projeto.
- Conclusões: Indique os principais aprendizados retirados do projeto, bem como as reflexões sobre o trabalho em equipe e a aplicação do passado contínuo.
- Bibliografia: Liste as fontes de informação utilizadas no projeto, incluindo livros, sites, vídeos, etc.
O relatório deve ser entregue em formato de PDF.
Os alunos devem ter em mente que a produção do vídeo é um meio de explorar de forma prática o uso do passado contínuo, enquanto a escrita do relatório é um momento para reflexão e expressão escrita usando a gramática e vocabulário aprendidos.