Contextualização
Neste projeto, iremos explorar e compreender os conceitos de Sujeito, Objeto e seus pronomes no idioma Inglês. Este tema é fundamental para o conhecimento da língua inglesa, já que nos ajuda a entender a estrutura de uma frase, e como cada pronome se encaixa em diferentes contextos. No inglês, assim como em outras línguas, o sujeito é o “fazedor” da ação, ou seja, é quem executa a ação do verbo. Já o objeto é a “coisa” ou pessoa que recebe a ação do verbo.
Aprender a identificar e diferenciar esses dois elementos em uma frase, bem como entender como os pronomes são usados, é crucial para conseguirmos nos comunicar com precisão e clareza no idioma. Além disso, essa habilidade nos ajuda a evitar mal-entendidos e a transmitir nossas ideias de forma mais eficiente.
A habilidade de entender e usar corretamente o sujeito, objeto e seus pronomes em inglês é extremamente relevante, não apenas academicamente, mas também na vida real. É uma habilidade fundamental para leitura, compreensão de textos, redação, comunicação oral, e até mesmo para o uso de tecnologias que requerem o uso da língua inglesa.
Em nosso mundo cada vez mais globalizado, a fluência em inglês é considerada uma habilidade essencial, tanto para estudos mais avançados, quanto para oportunidades de trabalho. Além disso, a compreensão correta da estrutura de frases em inglês também é extremamente útil para quem quer aproveitar conteúdos em inglês, como filmes, livros, vídeos, músicas, entre outros.
Para este projeto, recomendo as seguintes fontes de referência:
- “Grammar in Use” de Raymond Murphy: Um livro prático e fácil de entender que explica a gramática do inglês de uma forma simples e eficaz.
- Website Engvid e BBC Learning English: Estes sites têm lições em vídeo gratuitas sobre gramática, incluindo o uso de sujeito, objeto e seus pronomes em inglês.
- Cambridge Dictionary: Este dicionário online tem uma seção de gramática que explica de forma clara e prática o uso de sujeito, objeto e seus pronomes.
Atividade Prática
Título da atividade: "Diving into English: Subject, Object and their Pronouns"
Objetivo do projeto
O objetivo deste projeto é aprofundar o entendimento dos alunos sobre sujeito, objeto e seus pronomes em inglês. Os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 pessoas e durante o projeto eles irão:
- Pesquisar e aprender profundamente sobre sujeito, objeto e seus pronomes.
- Criar um guia visual e interativo que explique esses conceitos.
- Produzir um vídeo educativo utilizando o guia criado.
- Redigir um relatório detalhado sobre o projeto.
Descrição detalhada do projeto
Este é um projeto interdisciplinar que envolve não apenas a disciplina de Inglês, mas também Artes e Tecnologia. Os alunos irão pesquisar sobre o tema, criar um guia visual, produzir um vídeo e ao final redigir um relatório detalhado sobre o projeto. Esse projeto deve levar mais de doze horas por aluno para ser concluído.
Para iniciar, cada grupo de alunos deve pesquisar sobre os conceitos de sujeito, objeto e seus pronomes em inglês. Eles precisam entender a função, classificação, e aplicabilidade dos sujeitos, objetos e seus pronomes na língua inglesa, utilizando para isso os recursos bibliográficos sugeridos e outros que julgarem úteis. Cada grupo deve dividir as tarefas entre os membros para que todos contribuam de maneira igualitária no projeto.
Após a pesquisa, os alunos devem criar um guia visual e interativo utilizando papel, canetas de cores, imagens, post-its, e outros recursos visuais disponíveis. Esse guia deve ser claro, informativo e engajante, e deve abordar os conceitos de sujeito, objeto e seus pronomes de maneira simplificada e compreensível.
A seguir, utilizando o guia visual, os alunos devem produzir um vídeo educativo explicando os conceitos de sujeito, objeto e seus pronomes em inglês. Este vídeo pode ser filmado com um celular e deve ser narrado pelos alunos em inglês. A narração deve ser clara e precisa, com cada aluno explicando as partes do guia que foram da sua responsabilidade.
Materiais necessários
- Recursos para pesquisa (livros, internet etc.)
- Materiais de papelaria (papel, canetas, imagens, post-its etc.)
- Equipamento para gravação de vídeo (pode ser um celular)
- Software de edição de vídeo (pode ser qualquer software gratuito disponível)
Entregas do projeto
Os grupos de alunos devem entregar o vídeo educativo produzido e um documento escrito de relatório. O relatório deve conter os seguintes tópicos:
- Introdução: Os alunos devem contextualizar o tema, explicar sua relevância e aplicação no mundo real, e o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Os alunos devem detalhar a teoria por trás dos conceitos de sujeito, objeto e seus pronomes, explicar o processo de criação do guia visual e do vídeo, indicar a metodologia utilizada e apresentar os resultados obtidos.
- Conclusão: Os alunos devem retomar os pontos principais do projeto, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas.
- Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes utilizadas para a pesquisa e desenvolvimento do projeto.
O vídeo educativo e o relatório permitirão avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e também suas habilidades de pesquisa, de trabalho em equipe e de apresentação.