Entrar

Projeto: A Matemática no Supermercado

Matemática

Original Teachy

'EF07MA12'

Operações: Problemas de Operações com Racionais

Introdução

Os números racionais constituem um amplo universo na Matemática que abrange tanto os números inteiros como as frações. São chamados de racionais porque podem ser expressos como a razão de dois números, sendo que o denominador não pode ser zero. A operação com números racionais é um tópico fundamental na matemática e sua compreensão é essencial para o estudo de conceitos mais avançados.

As operações com números racionais incluem adição, subtração, multiplicação e divisão. Cada uma delas tem suas especificidades e regras, que envolvem compreender conceitos como o valor absoluto, o sinal dos números e a simplificação de frações. É importante destacar que a dificuldade muitas vezes reside não somente na execução das operações, mas também na interpretação dos resultados obtidos.

Além disso, o estudo dos números racionais e de suas operações envolve várias habilidades, como raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento crítico. Essas habilidades são consideradas essenciais para o desenvolvimento dos alunos.

Contextualização

Os números racionais estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano. Seja no cálculo de uma receita que requer meia xícara de farinha, na divisão de uma pizza entre amigos, na leitura de uma temperatura abaixo de zero, ou no cálculo de juros compostos em uma aplicação financeira, os números racionais estão lá.

Conhecer e dominar as operações com números racionais nos permite interpretar e interagir com o mundo de uma forma mais informada e eficaz. Ademais, o estudo dessas operações promove o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, pensamento lógico e crítico, importantes não só no campo da Matemática, mas também em outras disciplinas e em diversas situações da vida.

Atividade Prática

Título da Atividade: A Matemática no Supermercado

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo que os alunos apliquem os conceitos de operações com números racionais em uma situação cotidiana: fazer as compras do mês no supermercado. Ao final do projeto, os alunos deverão entregar um relatório detalhado do trabalho realizado, incluindo os conceitos matemáticos aplicados e as habilidades socioemocionais desenvolvidas.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão separados em grupos de 3 a 5. Cada grupo receberá uma lista de compras para um mês e uma quantia em dinheiro fictícia para "gastar". A lista de compras conterá itens que necessitam de operações com números racionais para serem calculados, como peso de alimentos, litros de bebidas, entre outros.

Além da Matemática, a disciplina de Português será envolvida, pois os alunos deverão redigir um relatório sobre o projeto.

O projeto terá duração de duas semanas, com aproximadamente 12 horas de trabalho por aluno em atividades como estudo dos conceitos, planejamento, execução, redação do relatório e revisão final.

Materiais Necessários

  • Listas de compras
  • Catálogos de supermercados
  • Calculadoras
  • Papel e caneta para anotações
  • Computadores com acesso à internet para a pesquisa de preços e redação do relatório

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Estudar os conceitos de operações com números racionais, utilizando os recursos indicados e outros que julgarem necessários. O professor estará disponível para tirar dúvidas e facilitar discussões.

  2. Receber a lista de compras e o orçamento. Discutir em grupo como realizar as compras de maneira a aproveitar o dinheiro da melhor forma possível.

  3. Realizar pesquisas de preços. Cada aluno será responsável por pesquisar os preços de uma parte dos itens da lista em diferentes supermercados.

  4. Com base nas pesquisas, realizar as operações com números racionais necessárias para decidir quais itens comprar, levando em conta critérios como preço, quantidade e qualidade.

  5. Após as decisões de compra, os alunos deverão registrar em detalhes o processo, as operações realizadas, as dificuldades encontradas e as estratégias adotadas para superá-las.

  6. Redigir o relatório do projeto, contendo Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia, conforme as instruções recebidas.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, os alunos deverão entregar o relatório, que deve conter o seguinte:

  • Introdução: Relevância dos conceitos de operações com números racionais na vida real e objetivo do projeto.
  • Desenvolvimento: Explicação da teoria envolvida nas operações com números racionais, descrição detalhada das atividades realizadas, metodologia utilizada e resultados obtidos.
  • Conclusão: Resumo dos pontos principais do projeto, aprendizados obtidos e reflexão sobre a experiência.
  • Bibliografia: Lista dos recursos utilizados, como livros, sites e vídeos.

Este relatório não só avaliará a compreensão e aplicação de conceitos matemáticos, mas também habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies