Entrar

Projeto: Conto ou Crônica Argumentativa

Português

Original Teachy

'EF67LP04'

Conto e Crônica com Diálogo Argumentativo

Contextualização

O diálogo argumentativo é um recurso amplamente utilizado na literatura e em outros gêneros de texto. Ele permite a expressão de diferentes pontos de vista dentro de uma mesma narrativa, o que contribui para o enriquecimento da história. Além disso, o diálogo argumentativo também pode ser usado como uma ferramenta para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, pois exige que os alunos sejam capazes de identificar e analisar diferentes argumentos.

Contos e crônicas são gêneros textuais que frequentemente empregam o diálogo argumentativo. Enquanto o conto é um relato fictício e breve, a crônica se caracteriza por tratar de temáticas do dia a dia, geralmente com um tom mais leve e bem-humorado. Ambos os gêneros podem ser fontes ricas para o estudo das técnicas de argumentação e persuasão.

A importância desses gêneros textuais e da capacidade de dialogar argumentativamente vai além do contexto acadêmico. No mundo real, estamos constantemente envolvidos em situações que exigem a expressão de nossos pontos de vista e a defesa de nossos argumentos. Seja em uma conversa informal com amigos ou em um debate profissional, as habilidades de diálogo argumentativo são fundamentais para a comunicação eficaz.

Além disso, na era da informação e das fake news, ser capaz de identificar e analisar argumentos se torna ainda mais crucial. Por isso, o estudo de contos e crônicas com diálogo argumentativo é uma maneira divertida e envolvente de desenvolver essas competências.

Nesse projeto, vocês serão desafiados a criar seus próprios contos e crônicas com diálogo argumentativo. Durante esse processo, vocês terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de escrita e argumentação, além de praticar o trabalho em equipe.

Aqui estão alguns recursos que podem ajudar vocês nessa tarefa:

Divirtam-se e aprendam muito!

Atividade Prática

Título da Atividade: Conto ou Crônica Argumentativa

Objetivo do Projeto

Este projeto visa desenvolver habilidades de escrita, argumentação e colaboração, ao desafiar os grupos a escreverem e apresentarem um conto ou crônica com diálogos argumentativos, a partir de um tema específico.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos, compostos por 3 a 5 estudantes, devem escolher entre escrever um conto ou uma crônica, com base em um dos temas sugeridos pelo professor. A obra literária deve conter pelo menos um diálogo argumentativo central, onde personagens defendem pontos de vista diferentes.

Após a escrita, os alunos terão que apresentar a obra à classe, encenando o diálogo argumentativo e explicando suas estratégias argumentativas.

Materiais Necessários

  • Papel e caneta para anotações.
  • Computador com processador de texto para a escrita final da obra.
  • Livros e recursos online para pesquisa e estudo.

Passo a Passo Detalhado

  1. Organização dos grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Escolha entre escrever um conto ou crônica, com base em um dos temas sugeridos.
  3. Pesquisa e estudo sobre contos e crônicas, diálogo argumentativo e técnicas de argumentação.
  4. Discussão no grupo sobre o enredo, os personagens e o diálogo argumentativo da obra.
  5. Criação do rascunho da obra literária.
  6. Revisão e edição do rascunho, focando na estrutura, na gramática e no diálogo argumentativo.
  7. Escrita final da obra literária.
  8. Preparação para a apresentação: ensaio do diálogo argumentativo e planejamento da explicação das estratégias argumentativas.
  9. Apresentação da obra à classe.
  10. Escrita do relatório final.

Entregas do Projeto

Os grupos devem entregar:

  1. A obra literária escrita: conto ou crônica com diálogo argumentativo.

  2. A apresentação da obra para a classe: encenação do diálogo argumentativo e explicação das estratégias argumentativas usadas.

  3. O relatório final: um documento escrito, contendo:

    • Introdução: Contextualização do tema, relevância do diálogo argumentativo, objetivo do projeto.
    • Desenvolvimento: Explicação da teoria por trás do diálogo argumentativo, descrição detalhada da atividade, metodologia utilizada, apresentação e discussão dos resultados.
    • Conclusões: Retomada dos pontos principais, aprendizados obtidos, conclusões sobre o projeto.
    • Bibliografia: Lista de fontes utilizadas para a realização do projeto.

O relatório deverá ser concluído uma semana após a apresentação da obra. Este será o momento de refletir sobre o que foi aprendido, bem como aprimorar a habilidade de escrita formal.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies