Entrar

Projeto: Diário de Bordo: Uma Viagem Inesquecível

Português

Original Teachy

'EF07LP01'

Tipologia Narrativa: Diário e Relato de Viagem

Contextualização

A tipologia narrativa é um conceito fundamental da língua portuguesa que consiste em um conjunto de características que definem um texto ou discurso, servindo como guia para a escrita ou leitura de um texto. Hoje, vamos explorar em profundidade duas formas de tipologia narrativa: o diário e o relato de viagem.

O diário é uma forma íntima de expressão pessoal e reflexão. Consiste em registros diários sobre experiências pessoais, pensamentos, emoções e atividades. É um canal para a pessoa que o escreve explorar suas ideias, registrar momentos de vida e expressar sentimentos. O relato de viagem, por outro lado, é um tipo de texto não ficcional que documenta as experiências do autor enquanto viaja. Geralmente, contém descrições detalhadas de lugares, pessoas e eventos, bem como reflexões pessoais sobre as experiências.

Ambas as formas de escrita têm muito em comum, mas também têm suas características distintivas. Ao escrever um diário, o escritor tem liberdade para explorar seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, enquanto o relato de viagem requer um nível de objetividade, foco nos detalhes da viagem e um esforço para engajar o leitor.

Os diários e relatos de viagem podem ser encontrados em todas as partes do mundo e em todas as épocas. Muitas vezes, são um recurso valioso para os historiadores, pois oferecem insights sobre a vida cotidiana, costumes e eventos históricos. Eles também são uma fonte de entretenimento e inspiração para leitores e escritores. Imaginem por um momento como seria ler um diário de um capitão de navio do século 18, ou um relato de viagem de uma aventura à floresta Amazônica!

Para aprofundar seu conhecimento no tema, sugiro as seguintes fontes:

Atividade Prática

Título da Atividade: "Diário de Bordo: Uma Viagem Inesquecível"

Objetivo do projeto

Por meio desta atividade, os alunos serão capazes de diferenciar e praticar dois tipos distintos de tipologia narrativa: diário e relato de viagem. Este projeto visa desenvolver habilidades técnicas de escrita, além das habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e pensamento criativo.

Descrição detalhada do projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos irá planejar e escrever um Diário de Bordo de uma viagem imaginária de sete dias. A viagem pode ser para qualquer lugar do mundo, o céu é o limite. O importante é que cada dia da viagem seja registrado tanto como um dia de diário quanto como um relato de viagem.

Materiais necessários

  1. Caderno ou folhas de papel: para fazer o rascunho e anotações.
  2. Computadores ou tablets: para a criação do material final.
  3. Livros, internet, documentários: para pesquisa sobre o local escolhido para a viagem.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Pesquisa e Planejamento (duração: 1 hora): Cada grupo escolhe um destino para a viagem de sete dias. Pesquisem sobre o local escolhido, mapeiem os pontos turísticos, a cultura do local, costumes, comidas típicas etc.

  2. Rascunho (duração: 1 hora): Escrevam o rascunho para cada dia da viagem imaginária. Cada dia deve conter duas entradas: uma como um diário e a outra como um relato de viagem.

  3. Revisão (duração: 1 hora): Revisem os rascunhos, certificando-se de que os textos do diário estejam pessoais e reflexivos, e os relatos de viagem estejam detalhados e objetivos.

  4. Escrita Final (duração: 1 hora): Escrevam a versão final do Diário de Bordo em um computador ou tablet, garantindo que estejam coerentes, sem erros de ortografia ou gramática, e que estejam de acordo com o planejamento inicial.

  5. Relatório Final (duração: 1 dia): Cada grupo deve redigir um relatório do projeto composto por: Introdução (contexto do projeto, objetivo e relevância), Desenvolvimento (explicação sobre a teoria do diário e do relato de viagem, descrição detalhada da atividade realizada e discussão dos resultados obtidos), Conclusão (retomada dos pontos principais, aprendizados e conclusões sobre o projeto) e Bibliografia utilizada.

Entrega do Projeto

Além do Diário de Bordo, os alunos devem entregar um relatório que detalha a execução do projeto: Introdução (com a relevância e a aplicação prática do projeto, o tema e o objetivo), Desenvolvimento (teoria do diário e do relato de viagem, detalhamento da atividade, metodologia utilizada e discussão de resultados), Conclusão (retomada dos pontos principais e aprendizado obtido) e Bibliografia. Com estas informações, os alunos serão capazes de compreender a distinção entre diário e relato de viagem, e a importância de cada um nas diferentes situações do cotidiano.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies