Contextualização
A tipologia narrativa é um conceito fundamental da língua portuguesa que consiste em um conjunto de características que definem um texto ou discurso, servindo como guia para a escrita ou leitura de um texto. Hoje, vamos explorar em profundidade duas formas de tipologia narrativa: o diário e o relato de viagem.
O diário é uma forma íntima de expressão pessoal e reflexão. Consiste em registros diários sobre experiências pessoais, pensamentos, emoções e atividades. É um canal para a pessoa que o escreve explorar suas ideias, registrar momentos de vida e expressar sentimentos. O relato de viagem, por outro lado, é um tipo de texto não ficcional que documenta as experiências do autor enquanto viaja. Geralmente, contém descrições detalhadas de lugares, pessoas e eventos, bem como reflexões pessoais sobre as experiências.
Ambas as formas de escrita têm muito em comum, mas também têm suas características distintivas. Ao escrever um diário, o escritor tem liberdade para explorar seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, enquanto o relato de viagem requer um nível de objetividade, foco nos detalhes da viagem e um esforço para engajar o leitor.
Os diários e relatos de viagem podem ser encontrados em todas as partes do mundo e em todas as épocas. Muitas vezes, são um recurso valioso para os historiadores, pois oferecem insights sobre a vida cotidiana, costumes e eventos históricos. Eles também são uma fonte de entretenimento e inspiração para leitores e escritores. Imaginem por um momento como seria ler um diário de um capitão de navio do século 18, ou um relato de viagem de uma aventura à floresta Amazônica!
Para aprofundar seu conhecimento no tema, sugiro as seguintes fontes:
- Como escrever um diário
- Como escrever um relato de viagem
- Livro: "Os diários de Anne Frank" disponível em qualquer biblioteca física ou virtual.
- Livro: "Viagem ao Centro da Terra", de Júlio Verne, disponível em qualquer biblioteca física ou virtual.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Diário de Bordo: Uma Viagem Inesquecível"
Objetivo do projeto
Por meio desta atividade, os alunos serão capazes de diferenciar e praticar dois tipos distintos de tipologia narrativa: diário e relato de viagem. Este projeto visa desenvolver habilidades técnicas de escrita, além das habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e pensamento criativo.
Descrição detalhada do projeto
Cada grupo de 3 a 5 alunos irá planejar e escrever um Diário de Bordo de uma viagem imaginária de sete dias. A viagem pode ser para qualquer lugar do mundo, o céu é o limite. O importante é que cada dia da viagem seja registrado tanto como um dia de diário quanto como um relato de viagem.
Materiais necessários
- Caderno ou folhas de papel: para fazer o rascunho e anotações.
- Computadores ou tablets: para a criação do material final.
- Livros, internet, documentários: para pesquisa sobre o local escolhido para a viagem.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
-
Pesquisa e Planejamento (duração: 1 hora): Cada grupo escolhe um destino para a viagem de sete dias. Pesquisem sobre o local escolhido, mapeiem os pontos turísticos, a cultura do local, costumes, comidas típicas etc.
-
Rascunho (duração: 1 hora): Escrevam o rascunho para cada dia da viagem imaginária. Cada dia deve conter duas entradas: uma como um diário e a outra como um relato de viagem.
-
Revisão (duração: 1 hora): Revisem os rascunhos, certificando-se de que os textos do diário estejam pessoais e reflexivos, e os relatos de viagem estejam detalhados e objetivos.
-
Escrita Final (duração: 1 hora): Escrevam a versão final do Diário de Bordo em um computador ou tablet, garantindo que estejam coerentes, sem erros de ortografia ou gramática, e que estejam de acordo com o planejamento inicial.
-
Relatório Final (duração: 1 dia): Cada grupo deve redigir um relatório do projeto composto por: Introdução (contexto do projeto, objetivo e relevância), Desenvolvimento (explicação sobre a teoria do diário e do relato de viagem, descrição detalhada da atividade realizada e discussão dos resultados obtidos), Conclusão (retomada dos pontos principais, aprendizados e conclusões sobre o projeto) e Bibliografia utilizada.
Entrega do Projeto
Além do Diário de Bordo, os alunos devem entregar um relatório que detalha a execução do projeto: Introdução (com a relevância e a aplicação prática do projeto, o tema e o objetivo), Desenvolvimento (teoria do diário e do relato de viagem, detalhamento da atividade, metodologia utilizada e discussão de resultados), Conclusão (retomada dos pontos principais e aprendizado obtido) e Bibliografia. Com estas informações, os alunos serão capazes de compreender a distinção entre diário e relato de viagem, e a importância de cada um nas diferentes situações do cotidiano.