Entrar

Projeto: Diário de Frases e Orações

Português

Original Teachy

'EF07LP07'

Frase e Oração

Contextualização

A Língua Portuguesa é repleta de detalhes que facilitam a nossa comunicação. A organização da linguagem é rica e complexa, e uma parte fundamental desse sistema é a estruturação em frases e orações. Para entendermos bem a Língua Portuguesa, é importante compreender a diferença e a relação entre esses dois conceitos: frase e oração.

A frase é constituída por uma unidade de sentido completo, podendo ser expressa por uma ou mais palavras. No entanto, a frase não necessariamente precisa conter um verbo, por exemplo: "Silêncio!". Já a oração é uma unidade de sentido que possui um verbo ou uma locução verbal. Por exemplo, na frase "João leu o livro", temos uma oração, pois possui sujeito (João), verbo (leu) e complemento (o livro).

Estas definições podem parecer técnicas e distantes de nossa realidade, mas elas são a base de toda a nossa comunicação escrita e falada. Sem frases e orações, não há como transmitir pensamentos, dar ordens, fazer perguntas, expressar sentimentos e muito mais.

Importância

Compreender a diferença e a relação entre frases e orações é vital na hora de ler e interpretar textos, além de também ser crucial para a produção textual. Quanto mais você entender sobre frases e orações, mais precisão você terá ao se comunicar.

A estrutura das frases e orações também tem grande importância para a norma culta da Língua Portuguesa, sendo exigida em situações formais como redações de vestibulares, concursos públicos e na escrita acadêmica.

Como atividade prática e engajadora, sugerimos a criação de um "Diário de Frases e Orações". Para se aprofundar no tema, recomendamos as seguintes referências:

Atividade Prática: Diário de Frases e Orações

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é auxiliar na compreensão dos conceitos de frase e oração, bem como suas estruturas, através do estudo de seu uso no dia a dia, incentivando a análise crítica e a produção textual dos alunos.

Descrição do Projeto

Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por criar um "Diário de Frases e Orações", onde deverão registrar diferentes tipos de frases e orações encontradas em diversas fontes de mídia (livros, revistas, sites, etc) ou do cotidiano (diálogos, interações, etc)... Ao coletar essas frases, o grupo deve analisar e classificar se a expressão é frase ou oração, identificar suas partes (quando aplicável) e explicar por que se trata de uma frase ou de uma oração.

Materiais Necessários

  • Papel para a construção do diário (pode ser uma folha de papel pardo, caderno, etc.)
  • Canetas coloridas
  • Livros, revistas, acesso à internet, etc (para pesquisa das frases e orações)
  • Cola e tesoura (opcional, caso queiram personalizar o diário)

Passo a Passo do Projeto

  1. Forme o grupo e discuta a importância da atividade e como ela será realizada.
  2. Escolha o papel que será utilizado como diário. Personalize o diário com desenhos, colagens, etc.
  3. Comece a pesquisa das frases e orações. Caso a frase ou oração seja retirada de uma mídia impressa, recorte e cole no diário. Se for de uma mídia digital, escreva no diário.
  4. Para cada frase/oração, o grupo deve fazer uma análise identificando se é uma frase ou oração. Se for uma oração, identifique suas partes (sujeito, predicado, complemento).
  5. Não esqueça de escrever a fonte de onde a frase/oração foi retirada.
  6. O grupo deve realizar esta atividade até completar o diário com um número suficiente de exemplos (sugerimos pelo menos 20 exemplos).
  7. Finalize a atividade com uma discussão em grupo sobre o que aprenderam e como essa atividade ajudou a compreender o tópico.

Ao final do projeto, o diário deve ser entregue ao professor, juntamente com um relatório escrito contendo os seguintes tópicos:

  1. Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Descrição detalhada da atividade, explicação da teoria por trás dos conceitos de frase e oração, o método utilizado para a identificação nas frases e orações coletadas, e os resultados obtidos.
  3. Conclusão: Retome os pontos principais, apresente as aprendizagens adquiridas e as conclusões obtidas com o projeto.
  4. Bibliografia: Indique todas as fontes que o grupo baseou-se para trabalhar no projeto, incluindo os livros, páginas da web, vídeos, etc., usados para retirar as frases e orações.

Lembrem-se: o diário e o relatório devem ser um trabalho coletivo, onde todos contribuem de forma equitativa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies