Contextualização
A língua Portuguesa é uma rica fonte de estudo e compreensão do mundo. Quando observamos de perto, percebemos que ela é muito mais do que uma simples ferramenta para a comunicação, mas um reflexo da sociedade e de suas transformações. No mundo atual, em que somos bombardeados por informações de diversas fontes, a compreensão e a análise crítica de textos jornalísticos, como a notícia e a reportagem, são habilidades fundamentais.
A notícia e a reportagem são gêneros textuais fundamentais na vida cotidiana e na formação de opinião. Compreender sua estrutura, objetivos e diferenças é essencial para que possamos nos tornar consumidores mais conscientes e críticos da informação. Ambas possuem em comum o compromisso com a verdade e objetividade, porém se diferenciam em termos de estrutura, estilo e profundidade da informação.
A notícia tem como principal objetivo informar um fato de maneira concisa, objetiva e rápida, sem aprofundamentos. Em contrapartida, a reportagem é um gênero mais completo, que se aprofunda em determinado tema, apresentando diferentes pontos de vista e abordagens.
A tipologia narrativa, a notícia e a reportagem, fazem parte do universo do jornalismo, pertencente à esfera social da comunicação. Elas possuem características próprias que as diferenciam do texto literário e do científico, pois são voltadas para a informação e a formação de opinião do leitor.
Essa habilidade de compreender os gêneros textuais e seus elementos constituintes é fundamental, pois auxilia na construção de uma visão crítica sobre a realidade e aumenta a autonomia do indivíduo como leitor e produtor de textos.
Sugestão de recursos
Para o aprofundamento no tema, sugiro os seguintes recursos:
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Portal Educação - Jornalismo: Nesse site você encontrará informações detalhadas sobre o que é uma notícia, características e elementos que a compõe.
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Brasil Escola - Jornalismo: Aqui você terá acesso a conteúdos diversos sobre o universo do jornalismo, incluindo notícias, reportagens e outros gêneros jornalísticos.
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Toda Matéria - Gêneros Textuais: Este recurso traz uma visão geral sobre os gêneros textuais, incluindo notícia e reportagem, além de exemplos, características e diferenças entre eles.
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Toda Matéria - Reportagem: Nesse link encontramos um conteúdo focado na reportagem, abordando suas característica, estruturas e exemplos.
Lembrando que todos esses recursos devem ser consultados como apoio ao material didático e orientações do professor. Eles não substituem a leitura e estudo dos textos indicados em sala de aula e no livro didático.
Atividade Prática: "Narrando o Mundo: da Notícia à Reportagem"
Objetivo do Projeto
O projeto tem como objetivo aprimorar o entendimento dos alunos sobre a tipologia narrativa e especificamente sobre os gêneros notícia e reportagem. Através da análise e produção desses gêneros, permitirá que os alunos compreendam as diferenças, semelhanças e funcionalidades texto jornalísticos, além de identificar as estratégias utilizadas para despertar interesse e gerar impacto no leitor.
Descrição do Projeto
Cada grupo será responsável por produzir duas notícias e uma reportagem relacionadas a um mesmo tema de interesse geral. O trabalho deverá ser desenvolvido ao longo de 15 horas, distribuídas em pesquisa, discussão, redação e revisão dos textos. As entregas devem ser feitas de forma digital, em um documento de texto que deverá conter a introdução, desenvolvimento, conclusões e a bibliografia utilizada no projeto.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisa de notícias e técnicas de redação jornalística.
- Material para anotações (pode ser caderno, bloco de notas ou mesmo um documento no computador).
- Computador ou dispositivo para a escrita das notícias e reportagem.
Passo a Passo
- Formação de grupos de 3-5 alunos.
- Escolha de um tema de interesse geral: pode ser um evento recente, um problema local ou global, etc.
- Pesquisa sobre o tema escolhido: os alunos deverão fazer uma pesquisa aprofundada, consultando fontes confiáveis e diversificadas. Essa pesquisa deverá fornecer a base para a escrita das notícias e da reportagem.
- Escrita da primeira notícia: seguindo as características do gênero, os alunos deverão produzir uma notícia concisa e objetiva sobre o tema escolhido.
- Escrita da segunda notícia: os alunos deverão produzir uma segunda notícia sobre o mesmo tema, porém com um enfoque diferente. O objetivo é que os alunos percebam como um mesmo fato pode ser noticiado de formas distintas.
- Escrita da reportagem: por último, os alunos deverão produzir uma reportagem aprofundada sobre o tema. A reportagem deve combinar os fatos noticiados e trazer novas informações, apresentando uma análise mais completa do tema.
- Revisão dos textos: os alunos deverão revisar os textos produzidos, corrigindo possíveis erros e aprimorando a escrita.
- Redação do documento escrito: os alunos deverão redigir um relatório contendo as seguintes seções: Introdução (contextualização do projeto e dos textos produzidos), Desenvolvimento (explicação da teoria, descrição da metodologia, apresentação e discussão dos resultados), Conclusões (retomada dos pontos principais, aprendizados e conclusões do projeto) e Bibliografia (fontes consultadas no projeto).
Entregas do Projeto
O projeto final deverá ser entregue em um formato digital e deverá conter:
- Introdução: descrição do projeto, do tema escolhido e sua relevância, bem como o objetivo da atividade proposta.
- Notícias: o texto das duas notícias produzidas, cada uma com seu respectivo título.
- Reportagem: o texto da reportagem produzida com seu respectivo título.
- Desenvolvimento: descrição detalhada da metodologia utilizada, diretamente relacionada com o Passo a Passo acima e a teoria estudada em sala de aula. Detalhar o processo de criação dos textos.
- Conclusões: uma breve discussão sobre os resultados e as aprendizagens obtidas durante o desenvolvimento do projeto.
- Bibliografia: uma lista de todas as fontes consultadas durante a pesquisa e elaboração do projeto.
Os alunos serão incentivados a serem criativos e inovadores na apresentação de seus projetos, assim como a refletir e analisar criticamente as informações coletadas e produzidas. O documento final deve refletir o esforço colaborativo do grupo, a aprendizagem adquirida e a compreensão dos conceitos chave do projeto.