Entrar

Projeto: Narrando o Mundo: da Notícia à Reportagem

Português

Original Teachy

'EF07LP01'

Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem

Contextualização

A língua Portuguesa é uma rica fonte de estudo e compreensão do mundo. Quando observamos de perto, percebemos que ela é muito mais do que uma simples ferramenta para a comunicação, mas um reflexo da sociedade e de suas transformações. No mundo atual, em que somos bombardeados por informações de diversas fontes, a compreensão e a análise crítica de textos jornalísticos, como a notícia e a reportagem, são habilidades fundamentais.

A notícia e a reportagem são gêneros textuais fundamentais na vida cotidiana e na formação de opinião. Compreender sua estrutura, objetivos e diferenças é essencial para que possamos nos tornar consumidores mais conscientes e críticos da informação. Ambas possuem em comum o compromisso com a verdade e objetividade, porém se diferenciam em termos de estrutura, estilo e profundidade da informação.

A notícia tem como principal objetivo informar um fato de maneira concisa, objetiva e rápida, sem aprofundamentos. Em contrapartida, a reportagem é um gênero mais completo, que se aprofunda em determinado tema, apresentando diferentes pontos de vista e abordagens.

A tipologia narrativa, a notícia e a reportagem, fazem parte do universo do jornalismo, pertencente à esfera social da comunicação. Elas possuem características próprias que as diferenciam do texto literário e do científico, pois são voltadas para a informação e a formação de opinião do leitor.

Essa habilidade de compreender os gêneros textuais e seus elementos constituintes é fundamental, pois auxilia na construção de uma visão crítica sobre a realidade e aumenta a autonomia do indivíduo como leitor e produtor de textos.

Sugestão de recursos

Para o aprofundamento no tema, sugiro os seguintes recursos:

  1. Portal Educação - Jornalismo: Nesse site você encontrará informações detalhadas sobre o que é uma notícia, características e elementos que a compõe.

  2. Brasil Escola - Jornalismo: Aqui você terá acesso a conteúdos diversos sobre o universo do jornalismo, incluindo notícias, reportagens e outros gêneros jornalísticos.

  3. Toda Matéria - Gêneros Textuais: Este recurso traz uma visão geral sobre os gêneros textuais, incluindo notícia e reportagem, além de exemplos, características e diferenças entre eles.

  4. Toda Matéria - Reportagem: Nesse link encontramos um conteúdo focado na reportagem, abordando suas característica, estruturas e exemplos.

Lembrando que todos esses recursos devem ser consultados como apoio ao material didático e orientações do professor. Eles não substituem a leitura e estudo dos textos indicados em sala de aula e no livro didático.

Atividade Prática: "Narrando o Mundo: da Notícia à Reportagem"

Objetivo do Projeto

O projeto tem como objetivo aprimorar o entendimento dos alunos sobre a tipologia narrativa e especificamente sobre os gêneros notícia e reportagem. Através da análise e produção desses gêneros, permitirá que os alunos compreendam as diferenças, semelhanças e funcionalidades texto jornalísticos, além de identificar as estratégias utilizadas para despertar interesse e gerar impacto no leitor.

Descrição do Projeto

Cada grupo será responsável por produzir duas notícias e uma reportagem relacionadas a um mesmo tema de interesse geral. O trabalho deverá ser desenvolvido ao longo de 15 horas, distribuídas em pesquisa, discussão, redação e revisão dos textos. As entregas devem ser feitas de forma digital, em um documento de texto que deverá conter a introdução, desenvolvimento, conclusões e a bibliografia utilizada no projeto.

Materiais Necessários

  • Acesso à internet para pesquisa de notícias e técnicas de redação jornalística.
  • Material para anotações (pode ser caderno, bloco de notas ou mesmo um documento no computador).
  • Computador ou dispositivo para a escrita das notícias e reportagem.

Passo a Passo

  1. Formação de grupos de 3-5 alunos.
  2. Escolha de um tema de interesse geral: pode ser um evento recente, um problema local ou global, etc.
  3. Pesquisa sobre o tema escolhido: os alunos deverão fazer uma pesquisa aprofundada, consultando fontes confiáveis e diversificadas. Essa pesquisa deverá fornecer a base para a escrita das notícias e da reportagem.
  4. Escrita da primeira notícia: seguindo as características do gênero, os alunos deverão produzir uma notícia concisa e objetiva sobre o tema escolhido.
  5. Escrita da segunda notícia: os alunos deverão produzir uma segunda notícia sobre o mesmo tema, porém com um enfoque diferente. O objetivo é que os alunos percebam como um mesmo fato pode ser noticiado de formas distintas.
  6. Escrita da reportagem: por último, os alunos deverão produzir uma reportagem aprofundada sobre o tema. A reportagem deve combinar os fatos noticiados e trazer novas informações, apresentando uma análise mais completa do tema.
  7. Revisão dos textos: os alunos deverão revisar os textos produzidos, corrigindo possíveis erros e aprimorando a escrita.
  8. Redação do documento escrito: os alunos deverão redigir um relatório contendo as seguintes seções: Introdução (contextualização do projeto e dos textos produzidos), Desenvolvimento (explicação da teoria, descrição da metodologia, apresentação e discussão dos resultados), Conclusões (retomada dos pontos principais, aprendizados e conclusões do projeto) e Bibliografia (fontes consultadas no projeto).

Entregas do Projeto

O projeto final deverá ser entregue em um formato digital e deverá conter:

  1. Introdução: descrição do projeto, do tema escolhido e sua relevância, bem como o objetivo da atividade proposta.
  2. Notícias: o texto das duas notícias produzidas, cada uma com seu respectivo título.
  3. Reportagem: o texto da reportagem produzida com seu respectivo título.
  4. Desenvolvimento: descrição detalhada da metodologia utilizada, diretamente relacionada com o Passo a Passo acima e a teoria estudada em sala de aula. Detalhar o processo de criação dos textos.
  5. Conclusões: uma breve discussão sobre os resultados e as aprendizagens obtidas durante o desenvolvimento do projeto.
  6. Bibliografia: uma lista de todas as fontes consultadas durante a pesquisa e elaboração do projeto.

Os alunos serão incentivados a serem criativos e inovadores na apresentação de seus projetos, assim como a refletir e analisar criticamente as informações coletadas e produzidas. O documento final deve refletir o esforço colaborativo do grupo, a aprendizagem adquirida e a compreensão dos conceitos chave do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies