Contextualização
A música tem sido uma parte fundamental da humanidade há milhares de anos, e sua importância vai além do prazer que ela traz. Ela tem a capacidade de mexer com nossos sentimentos, evocar memórias, nos ajudar a expressar nossas emoções e, em alguns casos, até mesmo curar.
Podemos encontrá-la em todas as culturas e sociedades, em diversas formas e estilos, seja em uma sinfonia clássica, uma batida de hip-hop, um canto tradicional indígena ou melodias de música pop. Cada gênero musical tem suas peculiaridades, expressões culturais específicas e funções sociais diversificadas. No campo da educação, a música é uma ferramenta poderosa, que auxilia o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, além de promover uma conexão mais profunda com o mundo ao seu redor.
A música é usada como um meio de expressão e comunicação, e pode servir a muitos propósitos. Ela pode ser usada para celebrações, para marcar eventos históricos, para expressar emoções, para auxiliar na meditação e relaxamento, e até mesmo como um meio de protesto e de luta social. Além disso, a música tem um imenso valor cultural, preservando e compartilhando histórias, tradições e identidades.
Além do seu valor intrínseco, a música desempenha um papel crucial na economia, sendo uma das indústrias mais prósperas do mundo. Ela gera empregos, desde a produção até a distribuição, e é uma parte importante do turismo e dos eventos culturais, que por sua vez têm grande impacto econômico.
Para este projeto, é importante que vocês entendam a teoria musical básica, a história da música, diferentes gêneros musicais, a função da música em diferentes contextos sociais, e também a economia da música. Como fontes de pesquisa, sugerimos os seguintes recursos:
- Med, Bohumil. Teoria da Música. Brasília: Musimed, 1996. (Livro)
- Wisnik, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. (Livro)
- Histórico da Música Brasileira (Site)
- Funções da Música (Site)
- Economia da Música (Site)
Atividade Prática
Título da atividade: "Mosaico Musical: A Função da Música no Contexto Sociocultural e Econômico"
Objetivo do Projeto:
O objetivo deste projeto é que os alunos investiguem, analisem e apresentem um gênero musical, explorando seu contexto histórico, cultural, sociopolítico e econômico. Eles devem também apresentar uma performance relacionada ao gênero estudado, demonstrando assim o entendimento da função da música no contexto específico.
Descrição Detalhada do Projeto:
Em grupos de 3 a 5 alunos, vocês irão escolher um gênero musical para investigar, seja ele regional, nacional ou internacional. Vocês devem procurar informações sobre:
- Origem e história do gênero
- Aspectos característicos da música (instrumentos, ritmo, melodias, harmonia)
- Impacto e importância sociais e culturais do gênero
- Papel do gênero na indústria da música
- Artistas e obras representativas
Adicionalmente, o grupo deve preparar uma performance relacionada ao gênero escolhido. Esta pode ser a apresentação de uma canção, uma dança, ou a encenação de um evento onde a música do gênero escolhido seria típica.
Vocês devem produzir um relatório escrito e uma apresentação oral de seus estudos.
Materiais Necessários:
- Acesso à internet para pesquisa
- Livros e recusrsos sugeridos na introdução
- Materiais diversos para a confecção de cartazes ou slides para a apresentação
- Materiais diversos para a performance (dependendo do gênero escolhido, pode incluir instrumentos musicais, figurino, adereços, etc.)
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:
-
Primeiramente, formem os grupos e escolham um gênero musical para focar.
-
Comecem a pesquisa, anotando informações chave sobre o gênero escolhido, suas características, seu impacto social, cultural e econômico, e alguns artistas e obras representativas.
-
Elaborem um plano para a performance. Esta deve envolver todos os membros do grupo.
-
Enquanto realizam as pesquisas e planejam a performance, organizem suas descobertas num relatório escrito dividido em quatro seções: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
-
Preparem uma apresentação oral para explicar seus achados e sua análise. A performance será a parte final desta apresentação.
Entregas do Projeto:
Os alunos devem entregar, ao final do projeto:
- Um relatório escrito de aproximadamente 15 páginas abordando o gênero musical estudado. O relatório deve ser dividido em:
- Introdução: fornecer um breve resumo das razões escolhidas para o gênero musical e introduzir os tópicos que serão abordados no relatório.
- Desenvolvimento: detalhar a pesquisa realizada, explicando os conceitos teóricos relacionados ao gênero musical escolhido, a metodologia de pesquisa utilizada e a performance planejada.
- Conclusões: o grupo deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, destacando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre a função do gênero musical estudado no contexto sociocultural e econômico.
- Bibliografia: referências bibliográficas das fontes utilizadas para o trabalho.
- Uma apresentação oral: o grupo deve apresentar suas descobertas e análises para a turma, concluindo com uma performance relacionada ao gênero musical investigado.