Objetivos
- Compreender as motivações políticas, econômicas e sociais por trás da transferência da corte portuguesa para o Brasil.
- 勞 Analisar as mudanças significativas que ocorreram no Brasil e em Portugal como resultado da chegada da Família Real.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e de análise crítica por meio de atividades práticas e digitais.
- ️ Fomentar a discussão e o debate, especialmente sobre os impactos socioeconômicos e culturais da vinda da corte portuguesa.
Você Sabia?
1. Sabia que quando a corte chegou ao Brasil, o nosso Rio de Janeiro ainda era cheio de charretes e cobra grande era moda?
2. ⚓ Curioso entender como o cais do porto ficou quando desembarcaram aqui aquelas 70 ou 80 embarcações cheias de ouro e prata da coroa portuguesa? Os vendedores ambulantes bombavam, e os cupins até mesmo ganhavam um menu mais recheado!
3. Incrível! Pediram para tirar a poeira do Tapete Voador ou para montar a Sinuca da Saara? Uma das regras para o rei e a rainha entrar em uma sala era que ela precisava estar impecável, um verdadeiro espetáculo! 爵
Contextualizando
História não é só uma aula chata de datas e mortos, tá ligado? Imagine: é 1808, e ao invés daquela história de sempre sobre a realeza vista nos livros, de repente... puf! A Família Real Portuguesa aparece aqui, no nosso Brasil! Os caras chegam tava tudo às avessas na Europa por causa das guerras napoleônicas. 類
Aí, meu amigo, tudo mudou. Tipo, sério mesmo! O Brasil não era mais aquela colônia onde tudo era ditado de Portugal. De repente, tínhamos até universidades pra fomentar a cultura! Ouro e prata davam um glo up monstro, e o Rio de Janeiro começou a se parecer mais com a Europa em festa permanente! 拾
E olha só, a interação entre Portugal e Brasil também passou por um upgrade digno de filme de super-herói. No meio de tudo isso, nosso país passou a se enxergar de um jeito diferente, mais independente, sabe? Foi tipo o pontapé inicial para o Brasil dizer: 'Olha, tô crescendo e mereço respeito!'. 隸♂️
Trabalho 1: Berro Digital: Narrativas da Família Real
Descrição
A atividade 'Berro Digital' é um projeto colaborativo, onde toda a turma vai trabalhar junta para criar uma série de conteúdos interativos e digitais sobre a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil. O objetivo é que vocês colaborem para montar um Podcast Histórico, uma Série de Vídeos Curta-Metragem e ainda um Documentário Interativo sobre esse tema fascinante. Vamos dividir tarefas, trabalhar com criatividade e muita pesquisa!
Materiais Necessários
- Computadores ou Smartphones com acesso à internet
- Ferramentas de edição de áudio e vídeo gratuitas (ex.: Audacity, iMovie, Filmora) ️
- Aplicativos de criação de apresentações (ex.: Canva, Google Slides) ️
- Materiais de apoio histórico (livros, artigos, sites confiáveis)
- Microfones (pode ser o próprio do celular)
- Plataforma de compartilhamento e colaboração (ex.: Google Drive, Microsoft Teams, Padlet)
Passo a Passo
- [️ Semana 1: Pesquisa e Planejamento] - Reúnam-se para definir os grupos de trabalho e pesquisar sobre a chegada da Família Real, suas motivações e os impactos no Brasil. Divulguem um cronograma de atividades e responsabilidades. ️♀️
- [ Semana 2: Roteirização] - Cada grupo deve escrever os roteiros dos episódios do Podcast, dos vídeos e do documentário. Incluam diálogos, narrações e entrevistas fictícias.
- [️ Semana 3: Produção] - Comecem a gravação dos episódios do Podcast, os vídeos curta-metragens, e a coleta de material para o documentário. Equipem-se com microfones e câmeras, mesmo que sejam do celular.
- [ Semana 4: Edição e Compilação] - Editem todo o material coletado. Usem aplicativos gratuitos e de fácil acesso. Insiram efeitos sonoros, músicas e efeitos visuais. Revisem o conteúdo para coesão e correção.
- [ Semana 5: Revisão Final e Lançamento] - Façam uma última revisão de todo o conteúdo produzido. Criem um canal fictício de mídia digital onde possam postar o Podcast e vídeos. Preparem-se para o lançamento e compartilhem com outros alunos e professores para feedback.
O Que Você Deve Entregar?
As entregáveis vão ser:
-
Episódios de Podcast: Entre 3 e 5 episódios de Podcast, de 5 a 10 minutos cada, abordando diferentes aspectos da vinda da Família Real. Vocês devem incluir entrevistas fictícias, contos históricos, e análises críticas. Usem efeitos sonoros e narrações ricas!
-
Série de Vídeos Curta-Metragem: 3 a 5 vídeos de 2 a 3 minutos cada, trazendo recriações de eventos e depoimentos fictícios de personagens importantes da época. Usem figurino e contextos de época!
-
Documentário Interativo: Um documentário digital multimídia, contendo entrevistas, vídeos explicativos, e menções sociais relevantes. Este material deve ter uma duração total de 15 a 20 minutos. Incluam discussões sobre a repercussão desse evento no mundo de hoje!
Trabalho 2: Cronista do Reino: Redescobrindo a Família Real
Descrição
Que tal ser o historiador do século XIX que vai contar a saga da Família Real Portuguesa de um jeito todo moderno e interativo? Essa atividade vai lançar você e toda a turma no papel de cronista, onde vocês vão trabalhar juntos para produzir um Almanaque Interativo: documentando, de forma divertida e criativa, tudo o que rolou na chegada da Família Real ao Brasil. A ideia é criar uma versão digital de um Almanaque, utilizando textos, vídeos, infográficos e pesquisas aprofundadas sobre cada aspecto desse fascinante período da nossa história! Cada seção do Almanaque ficará dedicada a aspectos como políticos, sociais, culturais e econômicos, oferecendo uma narrativa rica e envolvente.
Materiais Necessários
- Computadores ou Smartphones com acesso à internet
- Ferramentas de edição de texto e imagem (ex.: Google Docs, Canva) ✍
- Aplicativos de criação de vídeo (ex.: iMovie, Filmora) ️
- Aplicativos de design gráfico (ex.: Canva) ️
- Materiais de apoio histórico (livros, artigos, sites confiáveis) ️♂️
- Microfones (pode ser o do próprio celular)
- Plataforma de compartilhamento e colaboração (ex.: Google Drive, Padlet)
Passo a Passo
- [ Semana 1: Pesquisa e Planejamento] - Reúnam-se (presencial ou virtual) para definir os papéis e responsabilidades. Divulguem um cronograma de atividades e inicie a pesquisa sobre a vinda da Família Real, motivos, impactos e reações. ️
- [✍️ Semana 2: Detalhando as Seções] - Dividam o trabalho entre as seções do almanaque (ex.: Política, Economia, Cultura, Sociedade). Comecem a redigir os textos narrativos de cada seção. Incluam diálogos, entrevistas fictícias e curiosidades.
- [ Semana 3: Produção Multimídia] - Iniciem a criação dos vídeos explicativos e dos infográficos interativos. Gravem entrevistas, editem depoimentos e criem materiais visuais atrativos.
- [ Semana 4: Integração e Revisão] - Compilam todos os conteúdos criados. Integrem os textos narrativos com os vídeos, infográficos e mapas interativos. Revisem todo o material, ajustando erros e assegurando que o almanaque seja coeso e informativo.
- [ Semana 5: Publicação e Divulgação] - Lancem o Almanaque Digital, compartilhando o link com a turma, professores e outras turmas. Organizem uma 'feira virtual' onde o almanaque será apresentado e discutido. Recebam feedback e façam as últimas melhorias antes da publicação final.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável final será um Almanaque Digital e Interativo. Este almanaque deve conter:
-
Seções Dedicadas: Dividam o almanaque em seções como 'A Vinda da Corte', 'Impactos Sociais', 'Economia', 'Cultura', 'Independência do Brasil' e 'Consequências em Portugal'.
-
Textos Narrativos: Cada seção deve ter textos narrativos elucidativos, detalhando os eventos e suas implicações. Utilizem linguagem clara e envolvente para cativar o leitor.
-
Vídeos Explicativos: Incluam vídeos de até 5 minutos que complementam os textos, trazendo entrevistas fictícias, depoimentos de personagens históricos e análises críticas. Utilizem recursos de edição para deixar o material dinâmico e envolvente.
-
Infográficos Interativos: Criem infográficos digitais com dados e informações breves e visuais sobre os impactos da vinda da Família Real no Brasil e em Portugal. Incluam links para conteúdos que expandam o tema.
-
Mapas Históricos e Linha do Tempo: Insiram mapas interativos que mostrem as rotas e acontecimentos significativos da jornada da Família Real. Criem linhas do tempo dinâmicas para visualização dos principais eventos. ⏰
-
Bibliografia Interativa: Não esqueçam de colocar uma seção com fontes e sugestões de leituras adicionais para quem quiser aprofundar nos temas.
Trabalho 3: Brainstorm da Independência: O Despertar Nacional
Descrição
Bem-vindos ao clube de criação, historiadores digitais! Nesta atividade, vocês vão unir forças e mentes para realizar um verdadeiro Brainstorm da Independência, onde deverão construir um Projeto Interativo sobre a Independência do Brasil, com foco no impacto da vinda da Família Real Portuguesa e nas transformações que levaram à separação do Reino Unido de Portugal. ️易
A ideia é que a turma toda trabalhe em conjunto, dividindo-se em subgrupos para explorar diferentes aspectos desse marco histórico. Vocês criarão um site interativo que conta essa saga, combinando textos, vídeos, infográficos, mapas interativos e até quiz para testar os conhecimentos do público! Prontos para agitar? Vamos lá!
Materiais Necessários
- Computadores ou Smartphones com acesso à internet
- Ferramentas de edição web (ex.: Google Sites, WordPress)
- Ferramentas de design e criação (ex.: Canva, Piskel) ️
- Plataforma de compartilhamento e colaboração (ex.: Google Drive, Trello)
- Materiais de apoio histórico (livros, artigos, sites confiáveis)
Passo a Passo
- [ Semana 1: Pesquisa e Definição de Papéis] - Reúnam-se para estruturar o projeto. Pesquisem sobre a independência do Brasil, revezando entre as principais fontes. Definam os grupos de trabalho (pesquisa, redação, design, programação). ️
- [ Semana 2: Planejamento de Conteúdo] - Definam as seções do site: introdução, contexto histórico, chegada da Família Real, processo de independência, etc. Cada grupo se responsabiliza por uma seção. Iniciem o desenvolvimento dos textos e roteiros.
- [易 Semana 3: Criação de Materiais] - Produzam infográficos, mapas e gráficos utilizando ferramentas digitais. Gravem e editem vídeos curtos que serão incorporados ao site. Testem o quiz para verificar se está claro e funcional.
- [️ Semana 4: Desenvolvimento do Site] - Comecem a construir o site interativo utilizando a plataforma escolhida (ex.: Google Sites, WordPress). Assegurem-se de que o conteúdo está bem organizado e que o site seja esteticamente atraente. ️
- [ Semana 5: Revisão Final e Lançamento] - Revisem todo o conteúdo do site, realizando ajustes necessários. Cada grupo deve rever suas partes e garantir que tudo esteja coeso. Compilam as referências e curiosidades. Preparanta o link para o feedback do visitante. Depois, publiquem o site e compartilhem com a turma e professores.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável final será um Site Interativo da Independência do Brasil. Esse site deve conter:
-
Página Inicial Cativante: Com uma introdução empolgante sobre a independência e a influência da chegada da corte portuguesa. Utilizem textos e imagens impactantes para prender a atenção do visitante.
-
Seções Dedicadas: Crie várias seções abordando diferentes aspectos, como a chegada da Família Real, os desdobramentos políticos, sociais, culturais e econômicos. Usem mapas interativos e linhas do tempo para contextualizar. ️
-
Textos e Infográficos: Redijam textos informativos e envolventes. Adicionem infográficos e gráficos que ilustrem os dados e fatos relevantes.
-
Vídeos e Quiz: Incluam vídeos curtos com entrevistas fictícias ou documentários dramatizados. Criem quizzes interativos para testar os conhecimentos dos visitantes sobre a Independência do Brasil.
-
Bibliografia e Curiosidades: Não esqueçam de inserir uma seção de referências e sugestões de leitura para quem quiser se aprofundar. Incluam também curiosidades e fatos menos conhecidos sobre o tema. ️♂️
-
Link para Retroalimentação: No final do site, incluam um link ou formulário para que visitantes possam deixar feedback. Isso vai ajudar vocês a melhorar o projeto.