Entrar

Projeto: **Trajetórias de Independência: América Latina e EUA**

História

Original Teachy

'EF08HI07'

EUA e América Latina: Relações Internacionais

Contextualização

Ao longo da história, as relações entre os Estados Unidos e a América Latina foram marcadas por diferentes contextos, movimentos e personagens. Essas dinâmicas proporcionaram eventos políticos, econômicos e sociais fundamentais que ajudaram a moldar o mundo como conhecemos hoje. Portanto, é essencial compreender os aspectos históricos e contemporâneos dessas relações para entender muitos dos dilemas atuais, a formação das identidades nacionais e os laços entre as nações do continente americano.

No século XIX, com a Doutrina Monroe, os Estados Unidos começaram a moldar uma política externa que visava a influência sobre a América Latina, culminando na ideia do "Destino Manifesto". Essa política, que durou até o final da Guerra Fria, ajudou a moldar as dinâmicas políticas, econômicas e sociais da região.

Introdução

A história das relações entre os Estados Unidos e a América Latina é rica e complexa. À medida que entrarmos em detalhes, vamos explorar o ideário dos líderes de movimentos de independência, com destaque para as revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas. Além disso, vamos entender melhor o papel dos diferentes grupos sociais e étnicos nessas lutas de independência.

O Pan-americanismo será um outro ponto de estudo, pois é um dos principais reflexos dessa relação entre a América do Norte e a América Latina. Sua análise abrirá portas para estudarmos os principais pensadores que contribuíram para essa ideia. Ainda neste projeto, iremos considerar o importante papel dos Estados Unidos na América Latina ao longo do século XIX.

Na última etapa do projeto, nossos estudos irão confrontar o legado da escravidão nas Américas, para então finalmente compreendermos as estruturas que moldaram as relações entre os Estados Unidos e os países da América Latina.

Atividade Prática

Título da atividade: Trajetórias de Independência: América Latina e EUA

Objetivo do projeto:

Realizar a produção de um documentário curto, apresentando a história da independência e das relações políticas e econômicas dos Estados Unidos da América e da América Latina.

Descrição detalhada do projeto:

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, devem fazer uma pesquisa aprofundada, abordando os pontos chave da independência e dos movimentos sociais que levaram a esta independência na América Latina e nos Estados Unidos. O resultado final deverá ser um documentário de 15 a 20 minutos, que discuta os seguintes pontos: os líderes dos movimentos de independência, Pan-americanismo, o papel de diferentes grupos étnicos e sociais nesta luta e o legado da escravidão nas Américas.

Materiais necessários:

  • Acesso à internet para pesquisa;
  • Câmera de vídeo ou celular com capacidade para filmagem;
  • Programa de edição de vídeo (pode ser qualquer um gratuito disponível online);
  • Caderno e lápis para anotação.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Estudo e Pesquisa: Os alunos devem pesquisar sobre a história da independência e as relações entre os Estados Unidos e a América Latina, focando nos aspectos mencionados. É importante que eles façam anotações organizadas sobre o que encontrarão.

  2. Roteiro: Com base na pesquisa, o grupo deve elaborar um roteiro para o documentário. Este roteiro deve incluir a introdução do tema, a apresentação e discussão dos tópicos da pesquisa, e a conclusão.

  3. Filmagem: Após finalizar o roteiro, o próximo passo é a filmagem do documentário. Os alunos podem usar imagens da internet, desde que sejam livres de direitos autorais, e podem narrar o documentário com suas próprias palavras, baseados no roteiro que criaram.

  4. Edição: Usando um programa gratuito de edição de vídeos, os alunos deverão finalizar o documentário. É importante incluir créditos.

  5. Revisão e correção: Antes de submeter o documentário, é importante que os alunos revisem o conteúdo, verifiquem se todas as informações estão corretas e se o documentário atende aos objetivos do projeto.

Entregas do projeto

O grupo deve produzir um documentário como descrito acima e um relatório escrito.

O relatório deve seguir a seguinte estrutura:

Introdução: Deve conter a relevância e aplicação do conceito de independência dos Estados Unidos e da América Latina.

Desenvolvimento: Nessa seção, deve-se explicitar a teoria por trás da independência, explicar a atividade do documentário em detalhes, indicar a metodologia utilizada e apresentar os resultados da pesquisa realizada.

Conclusão: Aqui, os alunos devem retomar os pontos principais do documentário, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o conceito de independência.

Bibliografia: Por fim, deve haver uma lista das fontes em que se basearam para trabalhar no documentário e no projeto como um todo.

O documentário e o relatório devem ser entregues ao professor na data determinada para avaliação.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies