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Projeto: Trilha da Revolução Inglesa - Um Jogo de Tabuleiro Educacional

História

Original Teachy

'EF08HI03'

Revolução Inglesa: da Revolução Puritana até a Revolução Gloriosa

Contextualização

A Revolução Inglesa, um marco na história da humanidade, ocorreu entre 1640 e 1688. Este foi um período repleto de conflitos políticos e sociais, onde a Inglaterra vivenciou uma série de acontecimentos fundamentais que mudaram sua estrutura política e social para sempre. É fundamental compreender este período para entender a atual configuração do sistema político de muitos países, incluindo o nosso.

A Revolução Inglesa é marcada por eventos como a Guerra Civil Inglesa, a execução do Rei Charles I, a República de Cromwell e a Restauração. De forma resumida, este período viu um conflito entre os interesses da monarquia (representada pelo rei) e do parlamento.

Introdução

O tema da Revolução Inglesa é extremamente relevante para a disciplina de história e para a nossa compreensão do mundo. As mudanças ocorridas neste período moldaram a forma como governos se organizam e funcionam, estabelecendo o caminho para a ideia de democracia como a conhecemos hoje.

Entender a Revolução Inglesa é entender a raiz das atuais estruturas de poder e seus conflitos inerentes. É se aprofundar no processo de surgimento do Estado Moderno e das bases do sistema parlamentarista.

Além disso, a Revolução Inglesa nos oferece uma excelente oportunidade para discutir temas como poder, conflito, transformação e resistência. Questões que permanecem extremamente relevantes em nossa sociedade atual.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Trilha da Revolução Inglesa - Um Jogo de Tabuleiro Educacional"

Objetivos do Projeto:

  1. Compreender o contexto histórico, político e social que levou à Revolução Inglesa.
  2. Entender os principais eventos e personagens envolvidos na Revolução Inglesa.
  3. Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação de informações.
  4. Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e o espírito colaborativo.
  5. Capacitar os alunos para a criação de materiais didáticos.
  6. Interligar o conhecimento em História e Artes.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos divididos em grupos de 3 a 5 pessoas devem criar um jogo de tabuleiro educativo focado na Revolução Inglesa. O propósito do jogo é guiar os jogadores através dos principais eventos, personagens e desafios do período.

O jogo deve ser atraente, interativo e educativo, apresentando um equilíbrio entre aprendizado e diversão.

Materiais Necessários:

  • Papelão ou papel cartão para a base do tabuleiro
  • Canetas coloridas ou marcadores para ilustrar o tabuleiro
  • Peças pequenas para os jogadores (podem ser feitos de massinha de modelar, por exemplo)
  • Cartões (papel cartão ou cartolina) para questões e desafios
  • Computador com acesso à internet para pesquisa
  • Livros e recursos sobre Revolução Inglesa para pesquisa

Passo a Passo para a Realização da Atividade:

  1. Pesquisa e Planejamento (6 horas de dedicação): Os alunos devem pesquisar sobre a Revolução Inglesa, seus principais eventos, personagens e desafios. Eles devem fazer um planejamento do jogo, definindo como será a progressão do jogo, as regras, como serão os desafios e como o conhecimento adquirido será aplicado no jogo.

  2. Criação do Tabuleiro (4 horas de dedicação): Após o planejamento, os grupos irão criar o tabuleiro do jogo. Ele deve refletir a linha do tempo da Revolução Inglesa e os principais lugares onde os eventos ocorreram.

  3. Criação dos Desafios e Questões (4 horas de dedicação): Em paralelo à criação do tabuleiro, os alunos devem criar as questões e desafios que serão apresentados no jogo. Elas devem estar relacionadas aos eventos e personagens da Revolução Inglesa.

  4. Teste e Aperfeiçoamento do Jogo (4 horas de dedicação): Os grupos devem testar seu jogo, jogar, identificar possíveis melhorias e implementá-las.

  5. Apresentação do Jogo (2 horas de dedicação): Cada grupo deve apresentar seu jogo à classe. Eles devem explicar as regras, falar sobre o processo de criação do jogo, o que aprenderam com o projeto e convidar outras pessoas a jogar.

  6. Redação do Documento Escrito (8 a 10 horas de dedicação): Paralelamente à criação do jogo, os alunos devem redigir um relatório sobre o projeto. Os alunos devem se dividir as tarefas da redação do documento de forma a distribuir o trabalho, mas garantindo que todos contribuam para todas as partes do relatório. Esse documento deve seguir os quatro tópicos já mencionados: introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia. No desenvolvimento, os alunos devem detalhar o passo a passo do projeto, explicando como fizeram sua pesquisa, como planejaram e criaram o jogo, como prepararam as perguntas e desafios do jogo. Na conclusão, eles devem refletir sobre o que aprenderam com o projeto, tanto em termos de habilidades práticas quanto de conhecimentos sobre a Revolução Inglesa.

Entregas do Projeto:

Ao final do projeto, os alunos devem entregar:

  1. O jogo de tabuleiro "Trilha da Revolução Inglesa" pronto e operacional.
  2. O relatório escrito contendo Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Esta atividade não só permite trabalhar o conteúdo curricular de maneira lúdica e interativa, mas também desenvolve competências socioemocionais e habilidades técnicas essenciais ao século XXI, como trabalho em equipe, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade.

Iara Tip

DICA DA IARA

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