Contextualização
A casa é um ambiente familiar a todos, mas você já parou para pensar sobre o quão universal é essa experiência? No mundo todo, as pessoas vivem em casas de várias formas e tamanhos, mas existem muitas semelhanças entre elas. Salas de estar, cozinhas, banheiros - cada uma dessas áreas tem um propósito e todos nós utilizamos objetos específicos nesses espaços. Neste projeto, vamos explorar esses espaços e objetos comuns em uma casa, mas com um diferencial: vamos aprender sobre eles em inglês.
O aprendizado de uma nova língua envolve muito mais que simplesmente aprender palavras isoladas. Nós aprendemos uma nova língua melhor quando a utilizamos em contextos reais e significativos para nós. Portanto, que tal utilizar um contexto familiar a todos nós - nossas casas - para melhorar nosso aprendizado de inglês?
Introdução
Este projeto tem como objetivo a aquisição e o aprimoramento do vocabulário em inglês, especificamente os objetos e partes da casa, e tem como público-alvo alunos do 8º ano do ensino fundamental. Durante o projeto, os alunos trabalharão em grupos, o que favorecerá o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como: gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.
A atividade não é apenas uma forma de avaliar o conhecimento das palavras em inglês que os alunos adquiriram, mas também um meio de desenvolver habilidades de pesquisa e colaboração. Afinal, para concluir o projeto, os alunos precisarão trabalhar juntos, pesquisar, planejar e tomar decisões como uma equipe. Esta é uma ótima oportunidade para aprender a língua em um ambiente prático e colaborativo.
Além disso, este projeto também envolve um aspecto multidisciplinar, pois não se limita apenas ao aprendizado de inglês, mas também envolve disciplinas como artes (na construção de maquetes da casa) e matemática (na elaboração de plantas baixas da casa).
Atividade Prática
Título: Construindo a "Our English House"
Objetivo do projeto
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento do vocabulário em inglês referente aos objetos e partes de uma casa. Através de pesquisa, planejamento, construção de uma maquete e elaboração de um relatório, os alunos irão imergir no aprendizado do inglês de forma lúdica e aplicada.
Descrição do projeto
Os grupos de alunos, compostos por 3 a 5 integrantes, irão construir uma maquete representando uma casa, na qual cada parte e objeto será identificado em inglês. Adicionalmente, eles irão elaborar uma planta baixa desta casa, explicando e discutindo as funções dos cômodos e dos objetos nela presentes. Para finalizar, os grupos deverão elaborar um relatório detalhado do projeto, onde estarão presentes seções como Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Materiais Necessários
- Materiais de papelaria (papelão, papel colorido, canetas, marcadores, tesoura, cola etc.)
- Régua, compasso e outros instrumentos de desenho para a planta baixa
- Dicionários de inglês
Passo a passo
Parte 1: Pesquisa e Planejamento
- Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre os diferentes cômodos de uma casa e os objetos que são geralmente encontrados neles. Eles devem pesquisar o nome desses objetos e cômodos em inglês, utilizando os recursos recomendados.
- Com base na pesquisa, os alunos devem planejar a casa que irão construir, decidindo quais cômodos ela terá e quais objetos estarão nela. Eles devem elaborar uma lista desses cômodos e objetos em inglês.
Parte 2: Construção da Maquete
- Utilizando os materiais de papelaria, os alunos irão construir uma maquete da casa planejada. Cada cômodo e objeto deve ser claramente identificado em inglês.
Parte 3: Elaboração da Planta Baixa
- Utilizando os instrumentos de desenho, os alunos irão elaborar uma planta baixa da casa, identificando cada cômodo e objeto em inglês.
Parte 4: Elaboração do Relatório
- Os grupos devem escrever um relatório em que apresentam a casa que construíram e explicam as funções dos cômodos e dos objetos. O relatório deve ser estruturado da seguinte forma:
- Introdução: Aqui os alunos apresentam o contexto do trabalho e seu objetivo.
- Desenvolvimento: Os alunos devem apresentar a casa que construíram, explicando que cômodos e objetos ela tem e quais são suas funções. Eles também devem explicar como foi o processo de construção da maquete e elaboração da planta baixa.
- Conclusões: Os alunos devem discutir o que aprenderam ao realizar o trabalho, tanto em termos de vocabulário em inglês como no que diz respeito ao trabalho em equipe.
- Bibliografia: Aqui, os alunos devem listar os recursos que utilizaram para realizar o trabalho, seja para pesquisa de vocabulário ou para construção da maquete e elaboração da planta baixa.
Espera-se que todo este processo demande mais de doze horas de trabalho por aluno, considerando tanto o trabalho presencial em sala de aula como o trabalho que será realizado em casa.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo de alunos deve entregar a maquete da casa, a planta baixa e o relatório escrito. Estes elementos são todas peças fundamentais no processo de aprendizado e avaliação, uma vez que representam a aplicação prática dos conceitos teóricos abordados durante o trabalho, além de demonstrar os esforços de colaboração e trabalho em equipe realizados pelos alunos.