Contextualização e Introdução
Introdução
Comparativos e superlativos de adjetivos fazem parte da gramática da língua inglesa e são muito utilizados para expressar comparações e diferenças entre coisas e pessoas. Um adjetivo é uma palavra que descreve ou modifica outra pessoa ou coisa em uma sentença. O adjetivo comparativo é usado para comparar duas coisas ou pessoas, enquanto o adjetivo superlativo é usado para mostrar o que tem a maior ou menor quantidade de uma determinada qualidade entre um grupo de coisas ou pessoas.
No Inglês, formamos comparativos e superlativos de adjetivos de maneiras diferentes, dependendo do adjetivo. Alguns adjetivos têm formas regulares de comparativos e superlativos, enquanto outros têm formas irregulares. Portanto, é importante entender tanto as regras regulares quanto as irregulares para formar comparativos e superlativos corretamente.
No caso dos adjetivos regulares, formamos o comparativo acrescentando “-er” ao adjetivo (para adjetivos curtos) ou colocando “more” antes do adjetivo (para adjetivos longos). Formamos o superlativo acrescentando “-est” ao adjetivo (para adjetivos curtos) ou colocando “the most” antes do adjetivo (para adjetivos longos).
Contextualização
Os comparativos e superlativos são importantes na língua inglesa pois apresentam formas de comparar e contrastar coisas de maneira eficiente. Quando queremos distinguir uma coisa de outra por um atributo específico, usamos comparativos e superlativos. Seja ao comparar diferentes produtos para decidir qual comprar, descrever características de pessoas ou coisas, ou expressar opiniões e preferências, os comparativos e superlativos são ferramentas linguísticas indispensáveis.
No mundo real, ouvimos e usamos comparativos e superlativos todos os dias. Por exemplo, ao dizer que uma pessoa é a mais inteligente da sala, estamos usando o superlativo. Ou quando dizemos que um carro é mais caro que outro, estamos usando o comparativo. Portanto, entender como escrever e usar corretamente os comparativos e superlativos em inglês é uma habilidade valiosa para se comunicar de forma clara e eficiente.
Fontes de Consulta
Aqui estão algumas fontes confiáveis para se aprofundar no tema:
-
Oxford Languages - A Oxford oferece um feramenta gratuita de dicionário que pode ajudar na compreensão dos adjetivos e suas formas comparativas e superlativas.
-
BBC Learning English - A BBC tem uma seção de aprendizagem de inglês com recursos úteis para aprender gramática, inclusive sobre comparativos e superlativos.
-
Cambridge Dictionary - O Cambridge Dictionary oferece explicações detalhadas sobre gramática em inglês.
-
Grammarly - Grammarly é uma ferramenta de correção gramatical que também fornece dicas e truques de gramática. Eles têm um post interessante sobre comparativos e superlativos.
Atividade Prática
Título da Atividade: "The Comparative and Superlative Adjectives Board Game Challenge"
Objetivo do Projeto
Utilizar de formar correta e criativa os adjetivos comparativos e superlativos em inglês no contexto de um jogo de tabuleiro.
Descrição Detalhada do Projeto
Neste projeto, os grupos de 3 a 5 alunos irão criar e jogar um jogo de tabuleiro onde as respostas das perguntas serão em forma de frases que usem adjetivos comparativos e superlativos em inglês. A ideia não é apenas testar o conhecimento teórico dos alunos sobre o tema, mas acima de tudo encorajá-los a aplicar esse conhecimento de maneira prática e lúdica.
Materiais Necessários
- Papelão ou cartolina para construção do tabuleiro
- Papel colorido para produção das cartas de perguntas
- Dados
- Peças para os jogadores (podem ser pequenos objetos, como botões, clips, moedas)
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
-
Criação do Tabuleiro: O grupo vai criar um tabuleiro simples, que pode ser dividido em casas numeradas ou cores diferentes. Cada casa corresponderá a uma pergunta que farão entre si.
-
Criação das Cartas de Perguntas: Cada carta terá uma pergunta que exija uma resposta com o uso de um adjetivo comparativo ou superlativo. Por exemplo, a pergunta pode ser: "Who is the best athlete in the world?". A resposta deve usar um superlativo, por exemplo: "In my opinion, Usain Bolt is the fastest athlete in the world."
-
Jogo: O jogo começa com o jogador mais jovem. O jogador joga o dado e avança as casas. Em cada casa, ele deve tirar uma carta e responder à pergunta. Se a resposta estiver correta, ele continua no jogo. Se a resposta estiver errada, ele volta para a casa onde estava e perde a vez. O jogo termina quando um dos jogadores chega ao final do tabuleiro.
-
Revisão das Respostas: Ao final do jogo, os alunos devem revisar todas as perguntas e respostas e avaliar se todas as respostas estão corretas. Se houver qualquer erro, eles devem corrigi-lo.
Entregas do Projeto
Ao final deste projeto, cada grupo deverá entregar:
-
O jogo de tabuleiro físico criado pelos alunos.
-
Documentação do jogo, que inclui:
- Descrição do jogo, explicando as regras e estrutura.
- Fotos do jogo.
- Relatório final, que contém:
- Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: O aluno deve explicar a teoria por trás dos adjetivos comparativos e superlativos, detalhar as etapas do projeto, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados.
- Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Este projeto visa a estimular a criatividade dos alunos e o trabalho em equipe, além de promover a prática do uso de adjetivos comparativos e superlativos em inglês de maneira lúdica e divertida.