Contextualização
Os pronomes relativos são palavras que unem duas orações e fazem referência a um substantivo mencionado anteriormente. Eles são uma parte essencial da gramática da língua inglesa, pois eles trazem precisão e fluidez para as sentenças. O uso apropriado de pronomes relativos pode transformar frases básicas e fragmentadas em frases complexas e completas.
Os pronomes relativos em inglês mais comuns são: who, which, that e whose. Cada um deles é usado em diferentes contextos: "who" refere-se a pessoas, "which" a coisas, "that" pode referir-se a pessoas ou coisas e "whose" indica posse.
Importância dos Pronomes Relativos
Imagine que você está escrevendo um relatório ou uma história e você precisa se referir a um objeto ou pessoa várias vezes. Sem os pronomes relativos, você terminaria repetindo o nome da pessoa ou objeto, o que tornaria a escrita enfadonha e sujeita a mal-entendidos. Mas com os pronomes relativos, você pode evitar a repetição e tornar o texto mais coeso e interessante.
Além disso, os pronomes relativos não são apenas úteis para escrever, mas também para a comunicação efetiva. Eles permitem expressar ideias complexas de maneira clara e concisa, o que é crucial em configurações tanto formais quanto informais. Use-os corretamente e você estará a um passo à frente no domínio da língua inglesa.
Atividade Prática: "The relative pronoun challenge"
Objetivo da Atividade
A atividade tem por objetivo reforçar o uso dos pronomes relativos em inglês por meio de uma atividade lúdica e engajante, praticando tanto a escrita quanto a leitura em inglês.
Descrição da Atividade
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e cada grupo terá uma semana para concluí-la. O resultado final será a criação de um "Storybook" ou "Livro de Histórias" com pelo menos 10 páginas, onde cada página deverá conter pelo menos um pronome relativo (who, which, that, whose) usado corretamente. Além disso, os estudantes deverão elaborar um relatório sobre a atividade.
Materiais Necessários
- Papel
- Canetas coloridas
- Software de edição de texto (Word, Google Docs, etc)
- Livros de gramática e recursos on-line para consulta.
Passo a Passo da Atividade
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Cada grupo deverá se reunir e discutir ideias para a história. A história pode ser sobre qualquer tema, desde que seja adequada à faixa etária e respeite as regras da escola.
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Uma vez que a história esteja decidida, os alunos deverão dividir as páginas entre si, certificando-se de que cada um terá pelo menos duas páginas para ilustrar e escrever.
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Usando papel e canetas, os alunos deverão ilustrar e escrever suas páginas, garantindo que cada página tenha pelo menos uma frase contendo um pronome relativo.
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Após concluir todas as páginas, o livro deverá ser montado na ordem correta da história.
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O grupo, então, irá ler e revisar a história juntos, garantindo que todos os pronomes relativos foram usados corretamente.
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Finalmente, os alunos deverão escrever um relatório sobre o projeto onde discutirão o processo de criação do livro, as dificuldades enfrentadas, como superaram essas dificuldades e o que aprenderam com a atividade.
Entrega do Projeto e Escrita do Documento
Os alunos deverão entregar o "Storybook" finalizado e o relatório. O relatório deve estar dividido nos seguintes tópicos:
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Introdução: Contextualize o tema dos pronomes relativos, sua relevância e aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
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Desenvolvimento: Explique a teoria dos pronomes relativos, como a atividade foi realizada em detalhes, a metodologia utilizada e apresente os resultados obtidos.
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Conclusão: Retorne aos pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
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Bibliografia: Indique as fontes de pesquisa utilizadas como livros, vídeos, páginas da web etc.
Lembre-se: o relatório é tão importante quanto o "Storybook". Ele deve mostrar não apenas o que foi feito, mas como foi feito e o que foi aprendido no processo.