Entrar

Projeto: A Matemática dos Recipientes

Matemática

Original Teachy

'EF08MA20'

Relações Volumétricas

Contextualização

A Matemática, enquanto disciplina escolar, muitas vezes nos parece distante do mundo real. No entanto, as relações volumétricas são um exemplo claro de como os conceitos matemáticos estão inseridos no nosso cotidiano. Todos os dias, nos deparamos com situações que envolvem o cálculo de volume e suas respectivas conversões de unidades. Você já se perguntou qual é a relação entre o litro da garrafa d'água que você bebe e as unidades de medida de volume utilizadas na Matemática, como o decímetro cúbico e o metro cúbico?

Para responder a essa e outras perguntas, embarcaremos em uma jornada de descobertas e desafios, onde o conhecimento matemático será nosso principal aliado. Este projeto não só dará a você a oportunidade de aprofundar seu conhecimento em relações volumétricas, como também trabalhará habilidades importantes para sua formação, como a colaboração, a gestão do tempo, a comunicação e a resolução de problemas.

Introdução aos Conceitos Teóricos

Medindo o Volume

O volume é uma medida de quão grande um objeto é em três dimensões - comprimento, largura e altura. Podemos entender o volume como o espaço que um objeto ocupa. Em Matemática, a unidade padrão de volume é o metro cúbico (m³), mas existem outras unidades de volume que são derivadas do metro cúbico, como o decímetro cúbico (dm³) e o centímetro cúbico (cm³).

Unidades de Volume

Na Matemática, assim como em muitas outras disciplinas, a unidade de medida utilizada depende do tamanho do objeto que estamos medindo. Para objetos muito grandes, como um prédio ou um lago, utilizamos o metro cúbico. Para objetos menores, como uma caixa ou um cubo pequeno, utilizamos o decímetro cúbico ou o centímetro cúbico. E para líquidos, comumente usamos o litro.

Relações Volumétricas e a Conversão de Unidades

Compreender as relações volumétricas e saber converter unidades de volume é fundamental em muitos contextos. Por exemplo, é impossível cozinhar uma receita sem saber converter as medidas dos ingredientes. Além disso, em muitos casos, precisamos converter unidades de volume para realizar cálculos, seja na escola, na universidade ou no trabalho.

Na Matemática, temos que 1 litro é igual a 1 decímetro cúbico (1 L = 1 dm³). Para converter de litros para metros cúbicos, precisamos saber que 1 metro cúbico é igual a 1000 litros (1 m³ = 1000 L).

Os alunos poderão explorar mais a fundo os conceitos apresentados através dos seguintes recursos:

  • Livro: "Matemática e Realidade", de Gelson Iezzi. Capítulo sobre Geometria Espacial.
  • Vídeos educativos no YouTube, como o canal "Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio".
  • Site: Khan Academy seção "Geometria Espacial" em português.

Atividade Prática

Título da Atividade: A Matemática dos Recipientes

Objetivo do Projeto:

O objetivo deste projeto é aplicar os conceitos de relações volumétricas e conversão de unidades em um contexto prático e divertido. Os estudantes irão medir a capacidade de diferentes recipientes, convertendo as unidades de volume conforme necessário, e posteriormente, proporão a construção de um recipiente ideal com medidas específicas.

Este projeto é destinado a ser realizado em grupos de 3 a 5 alunos e tem uma duração prevista de mais de doze horas por aluno.

Descrição Detalhada do Projeto:

  1. Medição de Recipientes: Os alunos vão reunir 10 recipientes diferentes (copos, canecas, garrafas, caixas, etc.). Eles vão medir a capacidade destes recipientes usando litros e outras unidades de medida (se possível). Os estudantes deverão calcular, através das relações volumétricas, a capacidade dos recipientes em metros cúbicos e decímetros cúbicos. Assim, exercitarão a habilidade de conversão de unidades.

  2. Construção de um Recipiente Ideal: Com a compreensão sobre as relações volumétricas e a prática de conversão de unidades, os estudantes vão projetar um recipiente ideal que deve comportar exatamente 1/2 metro cúbico de volume. Este recipiente pode ser projetado para qualquer finalidade prática (armazeno de líquidos, caixa de armazenamento, vasos para plantas, etc.) e os estudantes devem considerar as aplicações práticas do seu recipiente ao projetá-lo.

  3. Integração com Artes: Os alunos vão desenhar e colorir uma representação visual do recipiente ideal que projetaram. Isso envolve a integração da Matemática com a disciplina de Artes, estimulando a criatividade dos alunos e adicionando uma dimensão lúdica ao projeto.

Materiais Necessários:

  • Recipientes de diferentes tamanhos.
  • Água para medir o volume.
  • Régua ou fita métrica.
  • Folhas de papel, lápis de cor e outros materiais de arte.
  • Calculadora.

Passo a passo:

  1. Reunir 10 recipientes de diferentes tamanhos.
  2. Utilizando água, medir a capacidade de cada recipiente em litros e anotar os resultados.
  3. Com base nas medidas em litros, calcular o volume dos recipientes em metros cúbicos e decímetros cúbicos e anotar os resultados.
  4. Discutir em grupo e decidir qual seria a finalidade prática de um recipiente que comporte exatamente 1/2 metro cúbico de volume.
  5. Desenhar a representação visual do recipiente ideal e colorir o desenho.

Documento Escrito:

Finalmente, os alunos irão desenvolver um documento escrito que deve incluir:

  1. Introdução: Contextualizar o tema do projeto, explicando a relevância das relações volumétricas e da conversão de unidades no mundo real. Devem também descrever o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Explicar os conceitos teóricos que baseiam o projeto e detalhar o processo de execução da atividade. Incluir as medidas dos recipientes coletados e resultados das conversões feitas. Explicar a escolha do desenho e finalidade do recipiente ideal.
  3. Conclusão: Refletir sobre o que foi aprendido durante o projeto e como esses aprendizados podem ser aplicados no futuro. Avaliar a eficácia da atividade prática em solidificar o entendimento dos conceitos teóricos e em desenvolver habilidades transversais.
  4. Bibliografia: Listar todas as fontes consultadas durante a realização do projeto.

Este documento deverá ser entregue como parte do projeto, além da apresentação do recipiente ideal desenhado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies