Entrar

Projeto: Calculando Áreas em Nossa Escola

Matemática

Original Teachy

'EF08MA19'

Área de Formas

Contextualização

A área de um objeto é a quantidade de espaço que ele ocupa em um plano bidimensional. Ela é uma medida matemática usada em uma ampla variedade de disciplinas, incluindo matemática, física, engenharia e até mesmo arte. A área pode ser expressa em várias unidades de medida, como metros quadrados, centímetros quadrados, milímetros quadrados, etc.

A fórmula para calcular a área varia dependendo da forma do objeto. Por exemplo, a área de um quadrado é calculada multiplicando o comprimento de um lado pelo outro lado, enquanto a área de um triângulo é calculada multiplicando a base pela altura e dividindo o resultado por dois. Já a área de um círculo é calculada multiplicando o quadrado do raio pelo número pi (que é aproximadamente 3,14159).

Os conceitos de área são enormemente úteis não apenas na matemática, mas também em muitas outras áreas e situações do dia a dia. Por exemplo, na arquitetura e na construção civil, as medidas de área são fundamentais para determinar a quantidade de materiais necessários para uma construção, como tijolos, cimento, pintura, etc. Além disso, a medida da área é essencial para a avaliação imobiliária, para a agricultura, para a elaboração de projetos urbanos, entre muitas outras atividades.

Para se aprofundar no tema, recomendamos os seguintes recursos:

  • Artigo "Como calcular a área" no portal Mundo Educação (link aqui).
  • Vídeo "Como calcular a área das principais figuras geométricas" no canal Matemática Rio (link aqui).
  • Livro "Geometria e medidas", de Eduardo Wagner, disponível na biblioteca da escola.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Calculando Áreas em Nossa Escola"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é aplicar os conceitos de cálculo de área para objetos reais, em um cenário do mundo real, especificamente, a nossa escola. Os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5, e deverão ser capazes de calcular a área de várias partes da escola, bem como elaborar um relatório final documentando o processo e os resultados.

Descrição Detalhada do Projeto

Este projeto é uma investigação orientada por alunos, que envolve medições físicas, cálculos de área, resolução de problemas e escrita de relatórios. Cada grupo será responsável por medir e calcular as áreas de três ambientes: uma sala de aula, o ginásio e a quadra de esportes da escola. Os alunos precisarão dividir cada área em formas menores e mais manejáveis (quadrados, retângulos, círculos e/ou triângulos) e então calcular a área de cada forma. Finalmente, eles somarão todas as subáreas para obter a área total de cada ambiente.

Materiais Necessários

  • Fita métrica
  • Papel e lápis
  • Calculadora

Passo a passo para a realização da atividade

  1. Divida o grupo em equipes de 3 a 5 alunos.

  2. Cada grupo escolherá uma sala de aula, o ginásio e a quadra de esportes para medir.

  3. Os alunos usarão a fita métrica para coletar as medições necessárias para suas áreas designadas.

  4. Eles precisarão dividir cada área em formas geométricas menores e mais gerenciáveis (quadrados, retângulos, triângulos e/ou círculos) para facilitar o cálculo.

  5. Usando as medições coletadas e as fórmulas de área apropriadas, os grupos calcularão a área de cada subforma.

  6. Os grupos então somarão todas as subáreas juntas para encontrar a área total de cada ambiente.

  7. Finalmente, cada grupo irá documentar todo o processo em um relatório final.

Entrega do Projeto

Relatório Final

Cada grupo será responsável por entregar um relatório final no final do projeto. Este relatório, que pode ser escrito à mão ou digitado, deve abordar os seguintes tópicos:

  1. Introdução: Aqui, os alunos devem contextualizar a importância e aplicação do cálculo de área no mundo real e o objetivo deste projeto.

  2. Desenvolvimento: Os alunos devem explicar a teoria por trás do cálculo de área, detalhar a atividade realizada, discutir a metodologia utilizada e, por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.

  3. Conclusão: Os alunos devem revisitar os pontos principais do projeto, discutir o que aprenderam e concluir sobre a experiência como um todo.

  4. Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Este relatório final será usado não apenas para avaliar o resultado do cálculo da área feito pelos alunos, mas também para avaliar a colaboração em grupo, o gerenciamento do tempo e as habilidades de comunicação.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies