Entrar

Projeto: Criação e Jogo da Dízima Periódica

Matemática

Original Teachy

'EF08MA05'

Dízimas Periódicas

Contextualização

A Matemática é uma linguagem universal e as dízimas periódicas são um exemplo de como ela pode se mostrar de forma curiosa e interessante. Uma dízima periódica é um número decimal que tem dígitos que se repetem infinitamente. Como exemplos temos o número 0.3333... que é uma dízima periódica simples e o número 0.123123123... que é uma dízima periódica composta.

Nesse universo de repetições, podemos encontrar uma ligação com as frações! Isso mesmo, toda dízima periódica pode ser convertida em uma fração e vice-versa. Por exemplo, a dízima 0.333... é a mesma coisa que a fração 1/3 e a dízima 0.123123... é a mesma coisa que a fração 41/333. Esse processo de conversão de uma dízima periódica em fração é conhecido como "determinação da fração geratriz de uma dízima periódica".

Dominar este conhecimento é crucial para lidar com problemas do dia a dia, como entender suas notas na escola, compreender estatísticas apresentadas em notícias ou mesmo para realizar cálculos na cozinha. É também essencial para o estudo de disciplinas mais avançadas, como Física e Economia.

Introdução ao Projeto

Neste projeto, vamos explorar de maneira didática e lúdica as dízimas periódicas e como convertê-las em frações. O objetivo é aprofundarmos nosso conhecimento, colocando em prática de maneira colaborativa e divertida os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Além disso, também iremos desenvolver habilidades importantes, como trabalho em equipe, resolução de problemas e gerenciamento de tempo.

Aqui estão alguns recursos que você pode utilizar para se aprofundar no tema e se preparar para o projeto:

Estão prontos? Então, mãos à obra!

Atividade Prática: "Criação e Jogo da Dízima Periódica"

Objetivo do Projeto

Compreender o conceito de dízimas periódicas e sua relação com frações. Identificar uma dízima periódica e encontrar sua fração geratriz correspondente.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos serão compostos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo será responsável por criar um jogo de tabuleiro com o tema "Dízima Periódica". O jogo deve incluir perguntas sobre dízimas periódicas e suas frações geratrizes correspondentes. Além disso, o grupo deverá produzir um guia de regras que explique como jogar e as respostas corretas para cada questão.

Materiais Necessários

  • Cartolina, papelão ou outro material para o tabuleiro.
  • Papel colorido para as perguntas e respostas.
  • Canetas coloridas ou marcadores.
  • Tesoura.
  • Pequenos objetos para servirem de peças do jogo.

Passo a Passo

  1. Pesquisa e Planejamento: Com base nos recursos sugeridos e em outras fontes, pesquise sobre dízimas periódicas e como encontrar a fração geratriz correspondente. Planeje o formato e as regras do jogo de acordo com o que aprenderam.

  2. Construção do Tabuleiro: Confeccione o tabuleiro do jogo, que pode ser do tipo percurso com casas numeradas, por exemplo.

  3. Perguntas e Respostas: Confeccione cartas de perguntas e respostas. As perguntas devem propôr desafios relacionados à transformação de dízimas periódicas em frações geratrizes e vice-versa. Por exemplo: "Qual a fração geratriz para a dízima 0.6666...?" ou "Qual a dízima periódica correspondente à fração 3/7?".

  4. Regras do Jogo: Escreva um pequeno manual com as regras do jogo. Inclua detalhes como quantos jogadores podem participar, como eles devem se movimentar no tabuleiro, como as perguntas devem ser feitas e respondidas, e o que acontece se uma pergunta for respondida corretamente ou erroneamente.

  5. Teste o Jogo: Jogue o jogo em seu grupo para verificar se tudo está funcionando como esperado e se as regras são claras.

  6. Relatório Final: Após concluírem o jogo, cada grupo deve preparar um relatório detalhado contendo:

  • Introdução: Explique o que são dízimas periódicas e por que são importantes. Apresente o objetivo do projeto e como ele se relaciona com o que foi aprendido em sala.
  • Desenvolvimento: Descreva o processo de criação do jogo, o conceito por trás de cada pergunta elaborada e como encontraram as respostas. Descreva as regras do jogo.
  • Conclusões: Discuta o que aprenderam durante a execução do projeto e como essa experiência pode ajudar no entendimento de dízimas periódicas. O que funcionou no jogo? O que poderia ser melhorado?
  • Bibliografia: Cite todas as fontes consultadas durante a execução do projeto.

Este projeto tem duração de uma semana. Em seguida, haverá uma sessão de apresentação onde cada grupo explicará seu jogo e mostrará seu relatório.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies